Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pedalando... E cuidando do corpo e da mente

A bicicleta é mais que um meio de transporte alternativo, mas representa um estilo de vida.
A bicicleta é mais que um meio de transporte alternativo, mas representa um estilo de vida.

O corpo, ferramenta principal para a execução da modalidade, torna-se extensão da bicicleta quando está ligado à mente e ao objetivo do ciclista, seja ele percorrer um longo caminho ou a simples locomoção de casa ao trabalho

A cada dia a bicicleta ganha mais espaço em nossas cidades, seja como elemento de recreação ou como meio de transporte sustentável. Mas a prática do pedal, como outras atividades físicas, exige certa atenção e consciência sobre seu corpo. Afinal, o corpo é a ferramenta principal para a execução da modalidade, se tornando uma extensão da bicicleta.


Vera: “a bicicleta é capaz de fortalecer
o corpo e a alma”
 

O instrutor de esportes do Sesc Birigui, Adriano Camargo, recomenda o polichinelo para aquecer o corpo antes da pedalada, pois este tipo de exercício é importante para os membros inferiores e superiores, além de auxiliar no aumento da frequência cardíaca. O instrutor também sugere que sejam feitos exercícios com movimentos circulares com os braços e pernas, e alerta: "não é preciso alongar antes da atividade porque o ciclista perde a potência do músculo". O alongamento pode ser realizado no final da prática para relaxar a musculatura, principalmente as pernas, mas sem esquecer os braços e pescoço, pois eles também devem ser relaxados.

A hidratação é outro ponto indispensável para a prática, seja para curtas ou para longas distâncias. Adriano explica que o praticante deve beber 250 ml de água a cada 25 minutos e, a cada 40, ingerir uma bebida isotônica - recomendável para repor, principalmente, as taxas de carboidrato e sódio no organismo perdidas durante a transpiração. Ele recomenda também que a alimentação anterior à prática deve ser rica em carboidrato (arroz, batata, pão e massa) para fornecer energia suficiente à atividade. 

A psicóloga e ciclista Vera Lúcia Marques segue as dicas do instrutor para diminuir a tensão muscular e para que seus movimentos sejam mais soltos e leves durante o exercício. Vera conta que pratica a modalidade por prazer e porque, além de se sentir relaxada com o vento no rosto, "a bicicleta é capaz de fortalecer o corpo e a alma". Ela considera os encontros importantes para conhecer pessoas novas e estreitar seus laços de amizade.

Adriano e Vera participam das atividades do Clube do Pedal, e ambos concordam que a modalidade é prazerosa e responsável por uma série de benefícios, que vão desde o aumento da qualidade de vida ao aperfeiçoamento da carga respiratória. Em relação à mente, Vera afirma que pedalar é sinônimo de contato com o ambiente, seja urbano ou rural, e exige, no caso das trilhas, forte interação com os participantes. "A bicicleta é mais que um meio de transporte alternativo: representa um estilo de vida", finaliza Adriano.