Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

APCA premia "Tira Meu Fôlego"

"Tira Meu Fôlego", de Elisa Ohtake, é o vencedor da 59ª edição do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria Espetáculo de Dança; o programa foi gravado no Sesc Pompeia e estreia no SescTV nesta semana


A Associação Paulista de Críticos de Artes divulgou os vencedores da 59ª edição do Prêmio APCA nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Entre os vencedores está o espetáculo de dança "Tira Meu Fôlego", gravado no Sesc Pompeia e que estreia na programação do SescTV nesta semana

No episódio inédito da nova temporada da série Dança Contemporânea a diretora Elisa Ohtake desafia cinco bailarinos contemporâneos a mostrarem o quanto estão apaixonados; eles, de modo divertido, tratam dos processos artísticos de criação. 

"O que acontece com um bailarino contemporâneo, para quem a dança se tornou muito mais uma questão de produção de conhecimento, do que de expressão subjetiva, para quem o potente e bem vindo entendimento de dança como pensamento do corpo é fundamental, o que acontece quando esse bailarino contemporâneo se vê obrigado a simplesmente ‘dançar apaixonadamente’?"

 

Em entrevista exibida durante o programa, Elisa comenta que a ideia do espetáculo nasceu de uma inquietação que a levou a discutir a vitalidade de uma maneira radical, nas fronteiras entre os sentimentos complementares e contraditórios, como a dor, a libido, o risco e a alegria.

O episódio, editado para a televisão, traz entrevista com o coreógrafo e bailarino Cristian Duarte, que também participa da criação e da performance. Duarte comenta em entrevista sobre as dificuldades da realização do espetáculo. “A coreografia de Tira meu fôlego é um desafio para o performer. É um espetáculo muito explosivo, requer prontidão física e mental”, define Duarte.

Elisa Ohtake relembra que “em seus estudos sobre a vitalidade o processo foi caótico, resultando em uma dramaturgia corporal intensa”, sintetiza a coreógrafa. Outra bailarina participante do espetáculo, Sheila Ribeiro, também argumenta que Tira meu fôlego dialoga com o público, pois tem um forte impacto sobre a plateia. “Nunca vi um espetáculo de dança contemporânea trazer tanto público”, enfatiza Ribeiro. 

Gravado no Sesc Pompeia, em São Paulo, em fevereiro de 2014, o espetáculo mostra variadas situações em que a temática da paixão aparece intermediada por um repertório musical que ajuda a compor a intensidade das paixões; o episódio vai ao ar no dia 5 de dezembro, às 21h, com direção para TV de Antonio Carlos Rebesco.

 

Dança Contemporânea: Tira meu fôlego
Dia 05/12, às 21h
Classificação Indicativa: 10 anos
Reapresentações: 06/12, às 2h; 07/12, às 5h; 08/12, 8h; 10/12 às 9h e 11/12 às 4h.

Assista online e ao vivo em www.sesctv.org.br/aovivo