
Recorte da capa da Revista do Comerciário nº 43, de novembro e dezembro de 1960, cuja capa foi uma entrevista com Inezita Barroso
O ano de 2025 marca o centenário de nascimento de Inezita Barroso, figura fundamental na valorização da música e da cultura popular brasileira. Em celebração à vida e obra da artista, o Sesc Memórias abriu uma mostra que reúne registros de sua trajetória no contexto das ações culturais do Sesc São Paulo, com reproduções de documentos do acervo histórico institucional.

A exposição apresenta fotografias, entrevistas, materiais gráficos e publicações que integram o acervo do Sesc São Paulo, evidenciando diversas passagens da artista pelas programações e produções editoriais ao longo dos anos. Os registros demonstram não apenas a relevância de sua obra, mas também o diálogo constante com os princípios de difusão cultural e democratização do acesso que orientam a atuação da instituição. Por meio deles é possível também traçar um histórico da carreira da artista.


Ao revisitar a presença de Inezita Barroso nas ações do Sesc, reforça-se o papel da memória institucional como ferramenta de reconhecimento e continuidade. Preservar esses documentos é também manter viva a reflexão sobre o valor da cultura popular e suas múltiplas vozes, fundamentais para a construção de uma memória coletiva plural e acessível.

Mostra expandida
Veja abaixo versões integrais de alguns registros parcialmente incluídos na mostra em cartaz:

Sobre Inezita Barroso
Nascida em São Paulo em 4 de março de 1925, Inezita foi cantora, pesquisadora, apresentadora e atriz. Com uma carreira marcada pelo compromisso com as tradições do interior do Brasil, dedicou-se a difundir a música de raiz, especialmente a moda de viola e o repertório caipira, em um trabalho contínuo de registro e divulgação desse segmento muitas vezes marginalizado pelos circuitos comerciais. Seu programa Viola, Minha Viola, exibido por mais de três décadas na TV Cultura, tornou-se um dos principais espaços de visibilidade para essas manifestações.
Presenças no Acervo Sesc Memórias
O projeto pretende dar visibilidade aos materiais produzidos sobre grupos ou personalidades de relevância em seus ramos de atuação e que tenham contribuído de forma consistente para o trabalho desenvolvido no Sesc São Paulo.
A partir do material selecionado do acervo institucional, o Sesc Memórias apresenta a trajetória desses personagens sob o recorte de suas participações em atividades da instituição.
Sobre o Sesc Memórias
Desde 2006, o programa atua na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pelo Sesc São Paulo, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram o acervo registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946, em diversos gêneros e suportes e formatos de documentos. O trabalho contribui para a reflexão acerca do que foi e é desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimento, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.
Serviço:
Presenças no acervo – 1ª edição: Inezita Barroso
Até 19 de dezembro de 2025
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sesc Memórias – Rua Plínio Barreto, 285, 3º andar
Para visitar, agende pelo e-mail sescmemorias@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.