
De 25 de novembro a 06 de dezembro, o Sesc São Paulo promove o projeto Contato – Ações para promoção da saúde sexual e prevenção das IST e Aids. Atividades gratuitas em diversas unidades destacam a importância do acesso a informações atualizadas e confiáveis sobre saúde, direito à expressão, à segurança, ao acolhimento e ao respeito em todas as relações, além da promoção de saúde sexual considerando a diversidade e os diferentes ciclos de vida de cada pessoa.
O projeto, que agora chega à oitava edição, teve origem em 1995, quando o Sesc convidou 28 artistas plásticos renomados a criarem obras que seriam reproduzidas em outdoors nas cidades de São Paulo e interior, a fim de chamar a atenção para a situação da epidemia da Aids e promover reflexões sobre a questão humanitária, a quebra de preconceitos e o respeito ao diverso.
>>> Acesse o livreto do projeto, que traz textos de Leandro Noronha da Fonseca, Pisci Bruja, Priscila Obaci, Ronaldo Serruya e Roseli Tardelli e Vinícius Borges:
No dia 25/11, às 19h, o Sesc 14 Bis abre as atividades do projeto, abordando questões como desigualdades, gênero, quebra de estigma e acesso à informação, por meio da conexão de apresentações artísticas e conversas sobre saúde sexual. O evento traz bate-papo com Leandro Noronha da Fonseca, Pisci Bruja, Priscila Obaci, Ronaldo Serruya e Roseli Tardelli, além de Video mapping criado pelo Coletivo Coletores que revisita o acervo de 1995, a partir de obras de diferentes artistas. Saiba mais aqui.
Criado em 1988, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) é uma data para conscientizar a população global, unir forças na prevenção da doença e combater o estigma e a discriminação contra as pessoas que vivem com o HIV.
Para marcar a data, o Sesc Carmo, em parceria com a Agência de Notícias Aids, realiza atividades gratuitas na Praça da Sé, das 11h às 16h. Na programação estão Intervenções artísticas, Testagem de IST e atendimentos abertos à população com o instituto cultural Barong, que conta com equipe formada por psicólogas, sexólogas, arte-educadores e agentes de saúde, e Bate-papo com Maria Felipe Medeiros (Mafê), Gugãa Thaylor e mediação de Roselli Tardelli.

Como a arte pode servir à discussão pública?
Sesc Carmo
Dia 28/11. Sexta, às 18h30
A conversa com Laerte Késsimos e Angel Natan aborda o pioneirismo de trabalhos que não se esquivam de questões sociais urgentes e apontam para uma produção artística e poética que pode ser ferramenta de resistência e recurso para discussões públicas.
Razões para V(H)IVER
Sesc Pompeia
Dia 02/12. Terça, às 19h
Local: Teatro. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
O encontro terá a exibição do documentário “V(H)IVER”, de Ana Paula Brun, e a intervenção de Rafael Bolacha, autor do projeto Uma Vida Positiva, seguido de bate-papo com os dois.
Amor e Sexo 50+
Sesc Pinheiros
Dia 03/12. Quarta, 15h às 17h30
Local: Sala de Múltiplo Uso 3º Andar. Grátis.
Exibição do filme “Envelhecer: Sexualidade (47min)”, dirigido por Claudia Erthal e Paulo Markun com a presença de Ana Pinheiro, Cássia Maria Braga, Marina Vergueiro e Silvia Almeida, mulheres vivendo com HIV e vivem sua sexualidade de maneira plena já passados os 50 anos de idade.
Além da Tela: Conversa sobre o Filme “Os Primeiros Soldados”
Sesc Santo André
Dia 03/12. Quarta, às 20h
Local: Teatro. Grátis. Senhas com 30 minutos de antecedência no local.
Exibição do filme “Os Primeiros Soldados”, seguida de bate-papo com o diretor Rodrigo de Oliveira e a atriz Renata Carvalho, com mediação de Priscila Obaci. A atividade amplia a compreensão do público sobre a obra e promove um espaço de escuta, troca e reflexão a partir da arte e das experiências de seus criadores.

Estratégias de prevenção ao HIV e outras ISTs
Sesc Casa Verde
Dia 04/12. Quinta, às 10h30. Local: Arena. Grátis. 12 anos.
Conversa descontraída, voltada para jovens, que apresenta uma visão ampla do panorama atual de infecções pelo HIV e as novas tecnologias de prevenção. Com a presença de um técnico do programa de IST/Aids, uma jovem vivendo com HIV pela transmissão vertical, um infectologista e mediação de Roseli Tardelli, diretora do documentário “HIV e Aids, Suas Histórias: 20 Anos do Global Village”.
Saúde Mental e Integral da População LGBTQIA+
Sesc Piracicaba
Dia 27/11, Quinta, 19h às 22h
Local: Espaço De Tecnologias E Artes. Grátis.
Roda de conversa sobre saúde mental e integral da população LGBTQIA+, com foco nas especificidades da identidade de gênero, sexualidade, práticas clínicas afirmativas e os cuidados psicossociais e biológicos voltados especialmente a pessoas trans.
Intervenção urbana: Leonilson no Acervo Sesc
Sesc Carmo
De 26/11 a 02/12. Quarta a Terça, às 09h
Local: Área De Convivência – 1° Andar. Grátis.
A intervenção parte de obras de Leonilson e Laerte Késsimos expostas conectam os trabalhos artísticos de diferentes épocas que se debruçam sobre temas semelhantes, como saúde e sexualidade.
Espetáculo Ser, José Leonilson
Sesc Carmo
Dias 26/11 e 27/11. Quarta e Quinta, 18h30
Local Sala 1 – Espaço Múltiplo Uso – 1° Andar. Ingressos de R$ 15 a R$ 50.
Espetáculo idealizado por Laerte Késsimos e dirigido por Aura Cunha, Ser José Leonilson entrelaça a vida e obra do artista plástico José Leonilson à biografia de Laerte. A partir de depoimentos e registros sonoros, o espetáculo aborda inquietações sobre arte, infância, sexualidade e finitude num tecido poético e íntimo.

Oficina Todos pintam
Sesc Pompeia
De 03/12 a 07/12. Quarta e Quinta, 14. Sábado e a Domingo, às 11h (Exceto dia 5/12).
Local: Espaço De Leitura. Grátis.
Ação coletiva para a pintura de um mural a partir de conversas com o público participante sobre as IST e o HIV. Reflexões em torno de ações voltadas ao cuidado consigo mesmo e com o outro serão trabalhadas artisticamente. Drag monstra, Treva, do artista visual Flopes, conduzirá as conversas a fim de sensibilizar de forma criativa os participantes.
Oficina de Ballroom: Dança, Resistência e Saúde LGBTQIA+
Sesc Piracicaba
Dia 28/11. Sexta, 19h30 às 22h
Local: Espaço De Tecnologias E Artes. Grátis.
A atividade abordará os cinco elementos fundamentais da dança (catwalk, hands performance, duckwalk, floor performance e dip), preparando os participantes para a competição ballroom que acontecerá no dia das apresentações artísticas, celebrando a criatividade, a expressão corporal e a resistência das identidades LGBTQIA+. Com a artista Tanesha e o Coletivo Piracikunty.
Além da ação na Praça da Sé, no dia 1/12, haverá testagens gratuitas para IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis nas seguintes unidades: Sesc Pinheiros (02/12, terça, às 11h), Sesc Santo Amaro (03/12, quarta, 12h às 16h) e Sesc Guarulhos (06/12, sábado, 12h às 17h30). O serviço de testagem rápida e gratuita com orientações de profissionais facilita o acesso da população a serviços de saúde essenciais, fortalecendo práticas de autocuidado e diagnóstico precoce.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.