
Unidades do interior e da grande São Paulo recebem lançamento da terceira edição do livro “Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo”, das Edições Sesc SP
No último domingo (18/1), o Sesc Pinheiros recebeu o lançamento da terceira edição do livro Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo, das Edições Sesc SP. O evento começou com uma apresentação de cantos e danças do povo Kalapalo. Na sequência, aconteceu um bate-papo com os organizadores da obra, os indigenistas Marina Herrero e Ulysses Fernandes, acompanhados do cacique Farema Kalapalo, com mediação da psicóloga, escritora e ativista indígena Geni Núñez.
Durante o encontro, os participantes compartilharam com o público como surgiu a ideia de produzir um livro que registrasse jogos, brincadeiras e outros aspectos da cultura Kalapalo, como as pinturas corporais, os métodos de caça e os hábitos alimentares. Também foi ressaltada a importância das atividades lúdicas como forma de preservação da memória dos povos indígenas.

Marina Herrero, que atuou por anos no Sesc São Paulo, falou sobre os desafios enfrentados ao adaptar brincadeiras do povo Kalapalo para apresentá-las a crianças não indígenas nas atividades da instituição. Em outro momento, Ulysses Fernandes enfatizou que a pandemia de COVID-19 foi um período dramático para os povos indígenas. Além das vidas perdidas, parte significativa do repertório cultural se perdeu com a morte de indígenas idosos, já que a oralidade é uma das principais formas de transmissão de saberes.
Próximos encontros
Dando continuidade à série de eventos de lançamento do livro, o bate-papo passa por mais quatro unidades do Sesc SP, no interior e na Grande São Paulo. No dia 21 de janeiro, quarta-feira, às 19h, o encontro acontece no Sesc Piracicaba, com tradução em Libras. Em seguida, é a vez do Sesc Santo André, que recebe três atividades relacionadas ao povo Kalapalo: uma mostra de artesanato nos dias 23 e 24 de janeiro, sexta e sábado, das 14h às 17h; uma vivência de jogos e brincadeiras da etnia no dia 23 de janeiro, às 14h30; e o lançamento do livro no sábado (24), às 14h30. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na área de convivência do Sesc Santo André.

No domingo (25), às 10h30, no Jardim do Galpão do Sesc Campinas, acontece a vivência de jogos e brincadeiras com o povo Kalapalo e, mais tarde, às 16h, no mesmo espaço, ocorre o bate-papo sobre o livro. Encerrando a série de eventos em torno da publicação, a última parada é no Sesc São Carlos, com a vivência de jogos e brincadeiras no dia 27 de janeiro, às 14h30, e o bate-papo no dia seguinte, quarta-feira (28), às 18h30. É gratuito, só chegar e participar!
Sobre o livro
Publicado inicialmente em 2010, o livro — agora em sua terceira edição — reúne 25 jogos e brincadeiras praticados pela etnia Kalapalo, localizada na porção sul da Terra Indígena do Xingu. A obra traz também artigos de especialistas e apresenta adornos, objetos, máscaras e pinturas corporais, além de registros dos indígenas em atividades cotidianas e rituais, fotografados pelo naturalista Haroldo Palo Jr. Um vídeo documentário sobre a cultura e as brincadeiras Kalapalo pode ser acessado por meio de um código QR incluído na publicação.
A publicação está à venda nas Lojas Sesc e nas principais livrarias do país.
Produtos relacionados
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.