“O Samba é meu dom”  

13/02/2026

Compartilhe:

Wilson das neves em dois registros em show no Sesc Vila Mariana em 2016 (📷: Alexandre Nunis)


– Isso é uma aula, hein! – Wilson das Neves 


O samba é tão rico em história, diversidade de estilos e sutilezas técnicas, que cada chance de ouvir e aprender com algum de seus velhos mestres deve ser valorizada e aproveitada. 

Uma dessas oportunidades de aprender é o episódio dedicado a Wilson das Neves no programa Passagem de Som, originalmente exibido em 2014. Baterista, percussionista, cantor e compositor de alguns clássicos da música brasileira, ele também tem no currículo parcerias com grandes nomes como Chico Buarque de Holanda, Elza Soares, Luiz Melodia, Tim Maia e Ney Matogrosso. 

Wilson das Neves, que faleceu em 2017, aos 81 anos, dizia que aprendeu a fazer música, ou a fazer samba, com artistas exímios não apenas na técnica, como também na arte da vida. E, ao longo de sua trajetória, passou ele mesmo a ensinar e inspirar as novas gerações  razão que levou Emicida a chamá-lo de griô, aquele que detém, mantém e compartilha um enorme conhecimento sobre viver. 

Em outro momento, o programa mostra uma visita e o diálogo travado entre Wilson e Oswaldinho da Cuíca, sambista, compositor, pesquisador musical e, como o nome já informa, cuiqueiro.

Abaixo é possível assistir ao segmento dedicado a esse encontro de dois mestres do samba, grandes nomes das cenas de suas cidades, São Paulo e Rio de Janeiro. Do estilo e assinatura do passista riscando o chão, à riqueza e singularidades dos diferentes sambas e das baterias das escolas de ambas as cidades, passando por uma discussão sobre a importância dos Grêmios Recreativos Escolas de Samba como o lugar onde se formava o sambista, em poucos minutos os dois mestres dão um panorama geral da formação dos ritmos e cadências, assim como das diferenças de cada região.
Passagem de Som é um programa documental que narra os bastidores da criação musical, contando com relatos de compositores e músicos que participaram do Instrumental Sesc Brasil. O episódio pode ser assistido na íntegra aqui. Outros episódios da série podem ser assistidos também no sesc.digital. 
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.