Outros Carnavais

13/02/2026

Compartilhe:

Ilê Aiyê no Carnaval e Resistência, Sesc Pompeia, 2018 (foto: Alexandre Nunis)

O carnaval, aquele período do ano marcado pela alegria, festa e música, não poderia estar ausente das programações do Sesc São Paulo. Algumas das formas de cair na folia estão desfilam nos documentos abaixo: 

Turismo Social nos sambódromos! 

As escolas desfilando na passarela, ao som pulsante da bateria, na melodia dos samba-enredo. Essa é uma imagem fortemente associada ao carnaval no Brasil.

O programa de Turismo Social do Sesc São Paulo levou isso em consideração na criação de roteiros que levaram o público para acompanhar os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo em diferentes anos. 

Abaixo, veja materiais de apoio distribuídos nas ações dos anos de 2000, 2002, 2003, 2004 e 2005. Eles contemplam a programação dos desfiles, as letras dos sambas-enredo e curiosidades e informações sobre o carnaval. 

Essas atividades foram promovidas pelo Sesc Paraíso, unidade operacional especializada em Turismo Social, que funcionou de 1993 a 2005.


Axés e afoxés

Combinando cortejo carnavalesco, música e percussão, o afoxé é uma manifestação cultural afro-brasileira originária da Bahia, fortemente ligado às religiões de matriz africana, especialmente o candomblé, do qual herdou suas bases rítmicas percussivas. Possui caráter mais ritualístico do que os blocos de carnaval tradicionais. Outro elemento forte são os trajes, geralmente na cor branca, que remetem aos orixás. 

Afoxé Filhos de Gandhy na inauguração do Sesc Gaurulhos em 2019 (foto: Matheus José Maria).

Um de seus principais representantes, o bloco baiano Filhos de Gandhy, fundado em Salvador no final dos anos 1940, foi responsável por difundir o ijexá, ritmo musical de origem iorubá. 

Afoxé Filhos de Gandhy no Sesc Campo Limpo em 2017 (foto: Tiago Lima)

O ritmo já reverberou diversas vezes pelas unidades do Sesc São Paulo, com o próprio Filhos de Gandhy e com o Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, símbolo de resistência, orgulho e celebração da cultura africana e da beleza negra.  

Na galeria abaixo, vemos registros de algumas dessas ocasiões: (1) Afoxé Filhos de Gandhy no Sesc Pompeia em 2017 (foto: Matheus José Maria); (2) Carnaval e Resistência – Ilê Aiyê no Sesc Pompeia em 2018 (foto: Alexandre Nunis); (3) Afoxé Filhos de Gandhy na inauguração do Sesc Guarulhos, em 2019 (foto: Pedro Abude) e (4) Abertura do Festival Culturas Negras com o Bloco Ilê Aiyê no Sesc Pinheiros em 2024 (foto: Bruna Damasceno).


No meio da multidão

O baile carnavalesco em salões e clubes é mais uma das formas de foliões caírem no samba. E as fotos e flyers aqui expostos mostram um desses carnavais: os bailes de 1986 no Sesc Interlagos.

Abaixo, vemos três documentos de divulgação da folia:

O tema geral das atividades, Carnaval na Cauda do Cometa, pode parecer inusitado hoje, mas evocava o assunto da moda naquela época: o Cometa Halley, um corpo celeste, que de 76 em 76 anos cruza os céus da Terra. E aquele era o ano previsto para que ele aparecesse novamente, o que aguçava a curiosidade da população.

Foram 2 sambões e 7 bailes, além de atividades paralelas como exposições e mostras de cinema. Abaixo, alguns registros da programação:

Relembrar os carnavais passados é uma delícia, mas viver a energia de um novo carnaval é ainda melhor. Para consultar a programação das unidades, acesse sescsp.org.br/carnaval 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.