
Entre os dias 15 e 24 de outubro de 2026, o Sesc São Paulo realiza a 10ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto anual que potencializa as celebrações em torno de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. A ação propõe uma abordagem da cultura alimentar a partir de uma perspectiva transdisciplinar, que convida o público a refletir sobre a alimentação para além do prato, reconhecendo suas múltiplas relações com a saúde, a cultura, os territórios, os modos de vida, o meio ambiente e os sistemas alimentares dialogando com o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Na programação acontecem oficinas, palestras, vivências, intervenções artísticas e feiras agroecológicas, que se organiza em sete eixos temáticos: Comer é Cultura, A Saúde Está na Mesa, Diversidade no Prato – Sabores da Natureza, Aqui se Planta, Aqui se Come, Se Está na Época, Tem na Feira, Cozinhar é Preciso e Conexão Comida. Juntos, eles expressam os princípios que orientam o projeto ao valorizar saberes e práticas relacionadas à alimentação saudável e culturalmente referenciada, fortalecer as conexões entre produção, territórios e modos de vida e promover o direito humano à alimentação adequada. Entre especialistas convidados estão Aline Martins de Carvalho (Sustentarea – USP), Bela Gil, Carmem Virgínia, Eudes Assis, Gi Coutinho (Pura Caffeína), Ieda de Matos, Irina Cordeiro, Janaína Torres, José Carlos (Nutrifavelado), Neide Rigo, Raul Vieira e Tia Nice.

No dia 15 de outubro, quinta-feira, às 19h, o Sesc Pompeia recebe o evento de abertura desta edição. Na atividade Cozinhar como prática de cuidado, autonomia e transformação, a cozinheira, apresentadora e ativista da alimentação saudável Bela Gil e a cozinheira e empreendedora social Tia Nice compartilham experiências, saberes e práticas que marcam suas trajetórias e territórios. Com mediação de Camila Spolon, a roda de conversa e vivência culinária propõe uma reflexão sobre o cozinhar como ferramenta de cuidado, promoção da saúde, fortalecimento da autonomia e transformação social.
No Dia Mundial da Alimentação, dia 16, o Sesc Vila Mariana, realiza às 19h30, a oficina Entre saberes e sabores: conversas que alimentam o futuro, que convida o público a conhecer receitas, ingredientes e histórias que conectam alimentação, biodiversidade e clima. O encontro será um espaço para trocas e reflexões sobre escolhas alimentares mais sustentáveis e seus impactos no futuro do planeta.
Veja outros destaques da programação:
24 de Maio
palestra
Gordofobia no prato: desafios para uma nutrição sem estereótipos
Com Andrea Esquivel e Agnes Arruda
A atividade convida o público a refletir sobre os impactos da gordofobia e dos estereótipos corporais na alimentação e na saúde. A partir da campanha Nutrição Sem Estereótipos, do CRN-3, serão discutidos diversidade corporal, inclusão e o papel da Nutrição na promoção de uma relação mais saudável com o corpo e a comida.
20/10. Terça, às 14h.
Livre. Grátis.
Belenzinho
oficina
Sabores da Ancestralidade
Com Eudes Assis
A atividade apresenta ingredientes nativos da Mata Atlântica e do litoral paulista, como cambuci, uvaia, taioba, pinhão e peixes da costa, em uma experiência que reúne histórias, saberes ancestrais e degustação. Um convite para conhecer a riqueza da cultura alimentar caiçara e a biodiversidade brasileira por meio dos sabores do território.
21/10. Quarta, às 18h.
Livre. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes.
Campo Limpo
oficina
Da correria ao prato: redescobrindo o ato de cozinhar
Com José Carlos (Nutrifavelado) e Adolfo Mendonça
Entre conversa e prática culinária, a atividade convida o público a redescobrir o cozinhar como uma experiência simples, coletiva e transformadora. Propõe o desenvolvimento de habilidades culinárias para fortalecer a autonomia alimentar e reconhecer a cozinha como espaço de cuidado, convivência e promoção da saúde.
17/10. Sábado, às 14h. Livre. Grátis. Retirada de ingressos 30 min antes.
Pinheiros
oficina
Biodiversidade, cultura alimentar e pães com ingredientes brasileiros
Com Neide Rigo
A atividade apresenta a riqueza dos ingredientes amazônicos e da biodiversidade brasileira por meio de uma conversa sobre cultura alimentar, tradições e saberes populares, seguida da degustação de pães preparados com frutas e insumos típicos da Amazônia.
17/10. Sábado, às 15h.
Livre. Grátis. Retirada de ingressos 30 min antes.
Guarulhos
apresentação
De olho na comida
Com Cia Núcleo
Intervenção artística itinerante que convida o público a refletir sobre os alimentos consumidos no dia a dia por meio da leitura crítica de rótulos. De forma leve e participativa, a ação aborda a presença de ingredientes ultraprocessados e apresenta alternativas baseadas em alimentos in natura e minimamente processados.
17/10. Sábado, às 10h30, 12h30 e 14h30.
Livre. Grátis.
Osasco
vivência
Ao redor da mesa: comida, memória e os encontros que nos alimentam
Com Irina Cordeiro
Muito além da nutrição, a comida é linguagem, memória e conexão. Uma conversa sobre os sabores que marcam trajetórias, os encontros que fortalecem laços e a importância de cultivar espaços de troca, presença e pertencimento por meio dos gestos cotidianos de cozinhar e compartilhar.
22/10. Quinta-feira, às 18h.
Ação externa (Centro de Eventos Pedro Bortolosso). Livre. Grátis.
Campinas
palestra
Trocando suplementos por alimentos: a valorização da nutrição de verdade
Palestra para desmistificar o império dos suplementos e resgatar o protagonismo do alimento real. Sob a ótica da nutrição baseada em evidências, entenderemos como a sinergia dos alimentos realmente funciona e dentro deste universo dos suplementos, como reconstruir uma relação leve com a comida e descobrir que a verdadeira performance, física e mental está no prato, não nos encapsulados. Com Leandra Giorgetti dos Santos.
22/10. Quinta, às 19h.
Livre. Grátis.
Franca
oficina
Agricultura familiar, mulheres e direito ao alimento
Com Angélica Facirolli, Almerinda Maria dos Reis, Flavia Manoel da Silva e Laura Rosella.
Mulheres agricultoras compartilham suas experiências na agricultura familiar e refletem sobre seu papel na produção de alimentos e na promoção da segurança alimentar. O encontro inclui uma degustação de preparações elaboradas com ingredientes da agricultura familiar.
21/10. Quarta, às 19h.
Livre. Grátis. Retirada de ingressos 30 min antes.
Ribeirão Preto
palestra
Caminhos para uma alimentação sustentável
Com Jennifer Tanaka
O público é convidado a conhecer os sistemas alimentares e explorar caminhos para transformar a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com os alimentos.
23/10. Sexta, às 19h.
Livre. Grátis.
Santos
palestra
A responsabilização feminina pela alimentação saudável no contexto social
Com José Carlos, o Nutrifavelado
Esta atividade convida o público a refletir sobre o papel das mulheres na promoção da alimentação saudável e os desafios envolvidos no cuidado alimentar. A partir de temas como planeamento, escolhas alimentares, educação das crianças e valorização da comida caseira, aborda questões contemporâneas como a dupla jornada, a sobrecarga invisível e o acesso desigual a alimentos saudáveis, defendendo a divisão de responsabilidades e o direito à alimentação adequada para todos.
23/10. Sexta, às 16h.
Livre. Grátis.
Confira a programação completa em sescsp.org.br/experimenta
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.