
Atualizado em 1/7/2025
Tem gente que vem quase todos os dias almoçar. Outros chegam no meio da tarde, para um cafezinho, um pedaço de bolo e uma boa conversa. À noite, tem quem prefira a sopinha para esquentar e relaxar. E você? Tem um prato favorito em alguma Comedoria do Sesc? Que tal aprender algumas receitas e fazer em casa?
Aqui, mostramos algumas receitas que já passaram pelas Comedorias. Não tem na unidade do Sesc que você frequenta? Não tem problema, agora é só fazer em casa e chamar os amigos para compartilhar!
2 1/2 colher de sopa (20g) de trigo para quibe
1 1/2 de colher de sopa (20g) de água gelada
2 xícaras de chá (230g) de farinha de trigo
3/4 xícara de chá (125g) de farinha integral
2 colheres de sopa (20g) de açúcar orgânico
2 colheres de chá (5g) de cacau em pó
1 colher de sopa (10g) de fermento biológico seco
3/4 xícara de chá (200g) de água gelada
1 colher de sopa rasa (7g) de sal refinado
2 1/2 colher de sopa (30g) de azeite extra virgem
Óleo para untar
Em um copo, hidrate o trigo para quibe com água gelada e reserve. Em um recipiente misture a farinha de trigo, farinha integral, açúcar, cacau e o fermento. Faça uma cavidade como um vulcão, adicione água gelada (3/4 xíc.) e misture os ingredientes com as mãos, sovando levemente. Quando começar a se transformar em uma massa, adicione o sal e sove mais.
Quando o sal estiver completamente incorporado, adicione o azeite. Transfira a massa para uma superfície lisa e sove até que a massa fique uniforme. Com cuidado, incorpore o trigo para quibe já hidratado, até que fique homogêneo. Forme uma bola com a massa e deixe descansar por 10 a 20 min, em temperatura ambiente, coberto com um plástico para não ressecar.
Unte com óleo uma forma para pão de forma. Modele o pão enrolando como um rocambole, tomando cuidado para que o pão não ultrapasse as dimensões da forma. Coloque a massa na forma, cubra com um plástico para não ressecar, deixar fermentar até que dobre de volume.
Pré aqueça o forno a 200ºC por 10 min. Assar por 30~35 min, até dourar. Assim que sair do forno, retire o pão da forma com cuidado para resfriar.

Foto: Ricardo Ferreira

Foto: Mariana Souza
1½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de café solúvel
1½ xícara (chá) de castanha-do-brasil picada grosseiramente
1 colher (café) de sal
Separe os ingredientes nas quantidades necessárias para a receita. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular média com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.
Coloque a castanha-do-brasil em um saco plástico, feche o saco, apoie sobre uma tábua de corte e, com o auxílio de um socador, quebre-a em pedaços. Reserve. Dilua o café solúvel em 240 ml de água morna, não adoce. Reserve. No liquidificador, bata: óleo, ovos, açúcar mascavo, café solúvel diluído e sal, até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura batida no liquidificador em um recipiente. Acrescente a farinha de trigo e a farinha de trigo integral. Mexa delicadamente. Junte metade da castanha picada e o fermento químico em pó. Misture vagarosamente.
Despeje a massa na forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse a 180ºC por aproximadamente 25 minutos. Verifique, com o auxílio de um garfo, se a massa está assada, antes de retirar a forma do bolo do forno. Deixe esfriar antes de desenformar. Sirva.
1 colher (sopa) de sal refinado
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 colher (sopa) de manjericão desidratado
1 colher (sopa) de alecrim desidratado
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura fina e homogênea.
Armazene em um pote de vidro bem fechado, em local seco e protegido da luz.
Utilize o sal de ervas para temperar saladas, carnes, arroz, feijão, legumes e outros pratos do seu dia a dia. A proporção pode variar conforme o gosto pessoal. Uma sugestão comum é utilizar 1 parte de sal para 3 partes de ervas, o que ajuda a reduzir significativamente o teor de sódio em comparação ao sal comum.
Pelo nome, não é difícil adivinhar que se trata de um lugar aonde se vai para comer, certo? Pois as Comedorias do Sesc são muito mais! Ao servirem refeições, sanduíches, doces, saladas, frutas e bebidas, buscam promover o acesso à alimentação saudável, a valorização da cultura regional e a inovação nos sabores. Mas, para além da alimentação, as comedorias são locais de encontro. Afinal, comer é uma ótima oportunidade de se relacionar com o outro e de compartilhar momentos.
Saiba tudo sobre as comedorias do Sesc clicando aqui.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.