Conheça as curadoras da Bienal Naïfs do Brasil 2020

19/12/2019

Compartilhe:

Detalhe de “Festa para Iemanjá” (2017), obra de Sinesio Brandão na edição anterior da Bienal

[Atualização: em função da pandemia, a exposição física teve seu início adiado, porém uma série de ações online acontecem desde agosto de 2020. Acompanhe pelas redes sociais do Sesc Piraciacaba. Assista aqui ao debate Tensionando Hierarquias: Arte Naïf e Arte Contemporânea, que envolveu as curadoras no dia 22 de agosto de 2020, na série Ideias #EmCasaComSesc.] 

Em agosto de 2020, abre ao público a 15ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, no Sesc Piracicaba. Originada das mostras anuais de arte realizadas pela unidade do interior paulista de 1986 a 1991, a Bienal teve sua primeira edição em 1992. Desde então, consolidou-se como uma referência para aqueles que possuem vínculos com sua proposta.

Durante o período em que esteve aberto o edital (encerrado no dia 17 de novembro de 2019) para a Bienal 2020, foram submetidas ao Sesc inscrições de obras realizadas a partir de diferentes técnicas, de 530 artistas de todas as regiões do país. Foi a primeira vez em que o recebimento das inscrições para a Bienal Naïfs do Brasil se deu por meio de uma plataforma totalmente on-line.

Responsáveis pela 15ª edição da mostra no Sesc Piracicaba, as curadoras Ana Avelar e Renata Felinto estão realizando também a seleção das obras que irão compor a exposição de 2020.

Ana Avelar
Ana Avelar, curadora da 15ª edição da Bienal Naïfs do Brasil | Foto: Danny Abensur

Ana Avelar é curadora da Casa Niemeyer e professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília – UnB. Entre os projetos curatoriais realizados na universidade, cabe destacar as mostras Brasília Extemporânea (coletiva na Casa Niemeyer, 2018); acaso a coisa a casa (2018), individual de Claudio Cretti; quando as formas de tornam relatos (coletiva na Casa da Cultura da América Latina – CAL/UnB, 2017), Serão performático (2017), do Grupo Empreza (na CAL/UnB). Também é curadora responsável pelo programa de residência artística OCA, na mesma universidade. Realizou curadorias em outros espaços tanto institucionais como independentes, entre eles: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), Saracura (RJ) e Sesc Pompéia (SP). Participa regularmente como júri de prêmios nacionais, como Marcantonio Vilaça – do qual foi finalista em 2017 –, Pipa e Rumos Itaú Cultural. Em 2019, foi ganhadora do programa Intercâmbio de Curadores, promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT em parceria com o Getty Research Institute. Recentemente, a mostra “Triangular: arte deste século”, sob sua curadoria junto de Gisele Lima, realizada na Casa Niemeyer, espaço da Universidade de Brasília, foi reconhecida como a melhor exposição coletiva do ano de 2019, em votação aberta ao público, promovida pela Revista Select. 



Renata Felinto, curadora da 15ª edição da Bienal Naïfs do Brasil | Foto: Danny Abensur

Renata Felinto é doutora e mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e especialista em Curadoria e Educação em Museus pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. Artista visual e professora adjunta de Teoria da Arte da URCA/CE na qual compôs o Comitê de Pesquisa Científica, foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do subprojeto PIBID do mesmo curso. Realizou trabalhos na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Itaú Cultural, Centro Cultural São Paulo, SESC, SESI/FIESP, dentre outros espaços. Compôs o conselho editorial da revista O Menelick 2º ato e é membro da Comissão Científica do Congresso CSO da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Nos últimos anos, participou das exposições FIAC/ França 2017, Negros Indícios, na Caixa Cultural/SP, Diálogos Ausentes, no Itaú Cultural e no Galpão Bela Maré no RJ e, por fim, de Histórias Afro-Atlânticas no Instituto Tomie Ohtake. A arte produzida por mulheres e homens negrodescendentes tem sido seu principal tema de pesquisa.

Enquanto aguarda a 15ª Bienal Naïfs do Brasil, clique aqui para saber como foi a edição 2018 e conhecer um pouco mais da história da mostra por meio das edições anteriores.

15ª Bienal Naïfs do Brasil
agosto a dezembro de 2020
Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Piracicaba (SP)

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.