17 atividades com recursos de acessibilidade para curtir em junho

31/05/2022

Compartilhe:

#pracegover #pratodosverem foto horizontal colorida. A foto apresenta 9 atores do espetáculo Henrique IV. Eles estão caracterizados com roupas em tons de vermelho, cinza e branco, com tecidos de veludo, babados, estampados com textura e detalhes prateados. Alguns eles usam chapéus com pelinhos. Eles estão com a boca aberta, como cantando em coro. A maquiagem de todos os atores é de palhaço, com o rosto branco, nariz vermelho e lábios pintados de vermelho. Crédito: João Caldas Filho. Fim da descrição.

Tem cinema, teatro e até passeio turistico te esperando nas unidades da capital e interior.
Navegue pela programação e divirta-se!

Ações para Cidadania

#Ideias

Iniciada em maio de 2020 no momento mais crítico da pandemia, a série #Ideias surgiu com a proposta de contribuir para uma maior inteligibilidade no enfrentamento dos problemas que dizem respeito à sociedade, incentivando a reflexão do momento desafiador que nos encontramos.

Promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo, a série promove o diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos, e articuladores, que debatem sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual.

Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Saiba mais e assista a todos os encontros aqui

Por uma Vida mais Louca – Democracia e Luta Antimanicomial

Até setembro o Sesc 24 de Maio realiza diversas atividades que buscam proporcionar acesso, para o público mais amplo, aos conhecimentos políticos, sociais, éticos e estéticos produzidos pelo movimento antimanicomial nas últimas quatro décadas. Este mês de junho o projeto traz as seguintes programações com recursos de acessibilidade:

Aula-exibição: Holocausto brasileiro

Em 2013 foi lançado “Holocausto brasileiro”, livro da jornalista Daniela Arbex que se tornou não somente ementa básica para cursos como de Psicologia e Psicanálise no Brasil, mas um marco de denúncia dos horrores no que aconteceu por quase um século no Hospital Colônia de Barbacena, manicômio no interior de Minas Gerais.  

O documentário homônimo e com direção de Armando Mendz e de Daniela Arbex (2016), assim como o livro, é hábil por tratar das violências produzidas na instituição e do seu processo contínuo de invisibilização. Ambas as narrativas, do livro e do filme, vão sendo construídas a partir de depoimentos de antigas pacientes, pessoas funcionárias e moradoras locais. 

Neste bate-papo, a conversa sobre o desenvolvimento e conteúdo do livro será intercalada com a exibição de alguns trechos do filme.

Presencial no Sesc 24 de Maio – Local: Teatro. Livre
21/6, terça, às 19h
Grátis. Com Libras.

O Falatório de Stella do Patrocínio

Stella do Patrocínio (1941-1992) nos contribui com o legado cultural e intelectual de seu Falatório, registrado na década de 80 dentro dos muros da Colônia Juliano Moreira, instituição manicomial que a aprisionou por mais de 30 anos. O Falatório de Stella requer uma escuta atenta à palavra falada, e reverbera atemporalmente por uma imensidão de temas caros às vidas negras, suas memórias e relações com as instituições de poder. O bate-papo propõe-se a refletir as justaposições entre arte, cultura e intelectualidade que emanam do Falatório, e é marcado por um contexto de celebração e resgate das suas falas registradas em áudio, publicadas pela primeira vez para acesso público este ano.

Presencial no Sesc 24 de Maio – Local: Sala Multiuso. Livre
25/6, sábado, às 17h
Grátis. Com Libras.

Clube de leitura: Canto dos malditos, Austregésilo Carrano Bueno

Canto dos malditos é um texto autobiográfico em que o paranaense Austregésilo Carrano Bueno narra sua saga pelos hospícios de Curitiba e do Rio de Janeiro. Internado à força aos 17 anos num hospital psiquiátrico por seu pai, Austregésilo passou por sessões de eletrochoques e ingestão de diversos comprimidos sem nunca ter sido examinado por uma pessoa médica. Publicado pela primeira vez em 2001, o livro faz parte do currículo de diversas universidades, além de ter dado origem ao filme Bicho de sete cabeças, dirigido por Laís Bodanzsky, mundialmente premiado e importante colaborador para a luta antimanicomial.

No Clube de Leitura deste mês, Allan da Rosa mediará a conversa sobre o livro.

Presencial no Sesc 24 de Maio – Local: Biblioteca. 16 anos
29/6, quarta, às 18h30
Grátis. Com Libras.

Artes Visuais

Conferência com Kabage Karange do Cave_Bureau (Quênia) – O Museu Antropocênico: arquitetura na era do trauma, resistência e cura

Os programas de pesquisa e exposição do Cave_bureau se dão sob o que eles chamam de Museu do Antropoceno. Esse título conjunto reforça a proposição da nova era geológica em que vivemos, embora de um ponto de vista decolonial. O Antropoceno é um tempo geológico que se acredita ter tido início a partir da metade do século XX, durante o qual os processos do nosso planeta têm sido profundamente alterados pela atividades humanas que ocorrem desde a Revolução Industrial. Buscam desafiar coletivamente a concepção e operação ocidental dominante do Antropoceno, que é, na verdade, enraizada no imperialismo e no colonialismo de assentamentos atuais.

A partir de uma perspectiva da narrativa oral africana, encenam eventos de resistência natural em cavernas com diversas comunidades localizadas em torno dessas estruturas pré-históricas, para lembrar as antigas e recentes histórias de trauma, ao passo que começam a imaginar novos modos arquitetônicos de cura. 

Cave_Bureau é um escritório de arquitetos e pesquisadores com sede em Nairóbi que mapeia explorações em arquitetura e urbanismo na natureza. Seu trabalho aborda o contexto antropológico e geológico da cidade africana pós-colonial como forma de enfrentar os desafios de suas vidas rurais e urbanas contemporâneas. 

A atividade faz parte da Travessias – 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. A exposição também contém recursos de acessibilidade.

Presencial no Sesc Avenida Paulista – Local: Arte II. Livre
Haverá transmissão no Youtube do Sesc Avenida Paulista e do IABsp
29/6, quarta, às 18h30
Grátis. Com Libras.

Exposições com acessibilidade

#pracegover #pratodosverem: foto horizontal colorida. Visitantes interagem com os recursos da exposição Darwin, o original. Em primeiro plano, uma visitante usando máscara e blusa verde manipula um painel. Crédito: Renata Teixeira. Fim da descrição.

Diversas unidades do Sesc estão com exposições com recursos de acessibilidade. No Sesc Santos você confere a GOLD Mina de Ouro Serra Pelada, de Sebastião Salgado, ou a Pasteur, o cientista, no Sesc Santo André. Ou, que tal, a Raio-que-o-parta: Ficções do moderno no Brasil? Confira aqui a matéria reunindo estas e as demais em cartaz no momento!

Cinema e Vídeo

#pracegover #pratodosverem Foto horizontal colorida. Imagem de divulgação do filme Invasão Zumbi 2. Em primeiro plano veem-se três zumbis, com a as bocas abertas, roupas rasgadas e rostos sujos de sangue. Atrás deles, dois carros, um de cada lado da imagem, um com um homem atirando para fora da janela e o outro com um homem apontando uma arma para fora da janela e uma mulher ao volante. Ao fundo da imagem, a cidade com diversos prédios. Crédito: Divulgação. Fim da descrição.

Animerp

O Sesc Rio Preto recebe a mostra Animerp, com uma série de programação que reúnem elementos pop e tradicionais das culturas orientais e ícones do universo geek. Você vai poder conferir filmes como Invasão Zumbi 2, com tradução em libras e bate-papos como Os Terrores da Internet, Vozes do Terror, Terror nas Telas, Terrores Reais e Como sobreviver a um ataque zumbi, todos estes com audiodescrição.

2º Festival Internacional de Cinema de Ubatuba

Idealizado por Victor Fisch e Rodrigo Guim Filmes, o festival apresenta curtas documentais integrantes do acervo; nesta ação, o Sesc Taubaté recebe a itinerância do Festival, com exibições de dois curtas, seguidas de um bate-papo.

Super Stoked Surf Mamas
Documentário sobre amizade, gravidez e surfe.

Fé Salgada
Esse documentário poético mostra que o mar ensina um bocado, mesmo ficando longe dele a gente aprende também. Se a gente parou de escutar o mar e a inquietude invadiu os pensamentos, a saudade apertou forte o peito e a gente teve teve de aprender a silenciar para escutar o mar dentro da gente.

O debate será mediado pela jornalista Janaina Pedroso do blog Origem Surf, da Folha de S. Paulo, e terá a participação da diretora Victoria Zolli e da diretora criativa Giulia Perrone (ambas do filme Fé Salgada) e da cineasta e roteirista Camila Tarifa, representando o FICSU.

Presencial no Sesc Taubaté – Local: Nave Cultural. 16 anos
10/6, sexta, das 19h às 20h30
Grátis. Com Libras.

Esporte e Atividade Física

Esporte Diverso – Esporte e Envelhecimento

Segundo encontro do segundo ano do Projeto Esporte Diverso, em que será discutido o tema “Esporte e Envelhecimento”.

Nesta edição, serão abordadas as questões relacionadas ao envelhecimento e à prática de atividades físicas e esportes, inclusive no alto rendimento.

Presencial no Sesc Pinheiros – Local: Auditório. Livre
1/6, quarta, das 19h30 às 21h
Grátis. Com Libras.

Meio Ambiente

Encontro Municipal de Educação Ambiental de São Carlos – EA2022

O EA 2022 retoma uma série de encontros de educação ambiental realizados em São Carlos nos anos 2000. Este ano, além da troca de experiências e da valorização dos projetos, ações e atividades em Educação Ambiental (EA) realizadas localmente, visa incentivar a apropriação do ProMEA-SC, o Programa Municipal de Educação Ambiental de São Carlos. O EA 2022 propõe revisitar o histórico da criação do ProMEA-SC, pontuando como a educação ambiental em São Carlos pode dialogar com suas áreas temáticas e linhas de ação e assim identificar suas fortalezas e lacunas e apontar caminhos para sua consolidação.

Presencial no Sesc São Carlos – Local: Teatro. Livre
10/6, sexta, às 19h30
Grátis. Com Libras.

Saúde

Da Boca para Fora – Sorrindo com o corpo inteiro

As práticas integrativas tem sido cada vez mais usadas nas áreas da saúde combinando técnicas convencionais com a abordagem da medicina holística e oriental visando o equilíbrio fisiológico, psíquico e físico do paciente. O encontro propõe debater a utilização de práticas complementares como a homeopatia e a yoga (respiração).

No Youtube do Sesc Florêncio de Abreu – Livre
30/6, quinta, das 16h às 17h30
Grátis. Com Libras.

Teatro

#pracegover #pratodosverem Foto horizontal colorida. A imagem mostra três mulheres de corpo inteiro, de perfil. Duas delas seguram a terceira, que sorri e se encontra com um dos joelhos apoiados no chão e a outra perna no ar. Ela usam roupas coloridas. Crédito: Dalton Chun. Fim da descrição.

Mig Meg Mug

A gata Mig e a menina Meg são amigas inseparáveis desde pequenas. O tempo passa, Meg se torna uma jovem adulta cheia de planos e sonhos e Mig envelhece. Um acontecimento inesperado muda radicalmente o cotidiano das duas: Mig fica cega. É nesse momento que a ratinha Mug junta-se a elas. Além de dividir medos, alegrias e biscoitos deliciosos, Mug passa a mostrar com palavras tudo aquilo que os olhos de Mig não viam mais; afinal, as amigas de verdade compartilham o melhor que têm. 

Com direção de Alice Possani, o trabalho é livremente inspirado na História de Mix, Max e Mex, de Luis Sepúlveda, que aborda de modo sensível e lúdico o tema da amizade e das diferenças.

Presencial no Sesc Birigui – Local: Teatro. Livre
5/6, domingo, às 16h. Com Libras.
R$ 7,50 (Credencial Plena); R$ 12,50 (meia entrada); R$ 25,00 (inteira). Grátis para crianças até 12 anos.

Momo e o Senhor do Tempo

Momo é uma menina órfã que aparece misteriosamente em uma cidade e vai morar nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Ela brinca, ouve as pessoas, faz com que elas aprendam a escutar, e a valorizar as relações entre os amigos. Tudo parece fazer sentido até que Homens Cinzas aparecem e começam a comprar o tempo das pessoas. O tempo das pessoas é roubado e trocado por uma moeda que não deixará os cidadãos felizes.

Ela e seus amigos vão enfrentar os Homens Cinzas para recuperar seu “tempo perdido” com a ajuda do Senhor Do Tempo e de Cassiopeia, uma tartaruga que não tem pressa nenhuma. Com percepção e coragem, Momo salva a cidade e devolve o tempo das pessoas.

Presencial no Sesc Jundiaí – Local: Teatro. Livre
5/6, domingo, às 16h. Com Libras.
R$ 7,00 (Credencial Plena); R$ 12,00 (meia entrada); R$ 24,00 (inteira). Grátis para crianças até 12 anos.

Henrique IV

Um jovem fantasiado de Henrique IV sofre um acidente e perde a razão a caminho de uma festa de Carnaval, passando a acreditar que é de fato o imperador. Mestre na crítica ao mundo, às suas aparências e convenções, Luigi Pirandello monta em Henrique IV um cômico e revelador jogo de espelhos.

Nesta versão dirigida por Gabriel Villela, a história é contada por uma companhia de circo mambembe italiana (fictícia), que apresenta o drama de circo-teatro “Enrico IV” ao público. Fazem parte da montagem várias menções contemporâneas, como o figurino e a maquiagem fellinianos, numa lembrança ao cinema, e as canções cantadas ao vivo pelos atores, que incluem “The Logical Song”, do Supertramp, “Canzone Arrabbiata”, do Nino Rota, “I Started a Joke”, dos Bee Gees, entre outras.

Presencial no Sesc Vila Mariana – Local: Teatro. 14 anos
1 a 5/6, quarta, às 15h, quinta, sexta e sábado, às 21h, domingo, às 18h.
R$ 12,00 (Credencial Plena); R$ 20,00 (meia entrada); R$ 40,00 (inteira)
Com Libras.

Tebas

Em Tebas, a Cia. Elevador cria um entrelaçamento das três peças que compõem a Trilogia Tebana: Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colono, que discutem alicerces fundamentais de nossa sociedade: tirania e democracia; patriarcado, território e exílio; destino e livre arbítrio.

Nessa nova dramaturgia, Édipo está nos três tempos vivenciando os dilemas, os mistérios, as dores, as perdas, as guerras, as angústias que atormentam Tebas e seus habitantes, uma figura humana que vê e revê incessantemente as causas e consequências de suas escolhas, e o Coro, interpretado por um único ator, assim como Édipo, perpassa os tempos, pois sabemos que ao fim e ao cabo somos todos nós, cidadãos comuns, que atravessamos as épocas e seus imaginários geração seguida de geração sempre sujeitos aos governantes e aos seus sistemas de governo.

Presencial no Sesc Bom Retiro – Local: Teatro. 12 anos
3 e 4/6, sexta e sábado, às 20h. Com Libras.
10 e 11/6, sexta e sábado, às 20h. Com Audiodescrição.
R$ 12,00 (Credencial Plena); R$ 20,00 (meia entrada); R$ 40,00 (inteira)

Caro Kafka

Caminhado solitário por um parque, o escritor Franz Kafka nota uma menina que chora, sentada em um banco. Ele se aproxima e pergunta o motivo de sua tristeza. A menina, Pina, lhe responde que sua boneca, Felícia, havia sumido. Comovido, ele inventa que a boneca não desapareceu, mas fez uma viagem -, e se apresenta como “o carteiro das bonecas”.

A partir desse dia, ele passa a trazer, semanalmente, cartas da boneca viajante para a criança, contando suas aventuras pelo mundo – até que um dia, o próprio Kafka recebe uma curiosa carta. Nesse trabalho, trechos de alguns de seus livros mais importantes, como A metamorfose, O processo e O castelo, que marcaram a visão de mundo do século anterior (e deste), entrarão transversalmente na trama do texto, a ser criada a partir de um episódio singular da vida do escritor.

Presencial no Sesc Bom Retiro – Local: Teatro. Livre
5/6, domingo, às 16h. Com Libras.
12/6, domingo, às 16h. Com Audiodescrição.
R$ 7,50 (Credencial Plena); R$ 12,50 (meia entrada); R$ 25,00 (inteira)

Turismo

#pracegover #pratodosverem. Foto horizontal colorida. A imagem mostra a Avenida paulista à noite. No centro da imagem há a ciclofaixa e nas duas laterais as duas faixas da avenida, com carros passando e deixando rastros de luz brancos e vermelhos, dos faróis. Nas margens da avenida está árvores e prédios. Foto: Alisson Sbrana

Diversidades e a Paulista de Histórias Não Contadas

Quais são as vozes representadas através da História? A partir do recorte da criação da Avenida Paulista, o passeio abordará perspectivas de histórias relacionadas a diferentes atores como: a comunidade surda, lgbtqia+, negras e indígenas. Deste modo, o público será convidado a refletir sobre os acontecimentos passados e futuros relacionados a algumas narrativas do passado e do presente, para que juntes propormos um futuro que contemple uma cidade diversa e democrática. A atividade inclui uma visita ao Mirante da unidade. Com Sylvia Sato e Ana Paula Portes. 

Ponto de encontro: a partir das 10h45 na varanda do 2° andar (Central de Relacionamento).
Indicamos a utilização de roupa confortável, boné e protetor solar.
Em caso de chuva a atividade será cancelada.
Clique aqui para ver todos os protocolos de segurança aplicados neste passeio.

Inscrições online a partir de 9/6 às 14h.

Presencial no Sesc Avenida Paulista – Local: Avenida Paulista e Mirante. 10 anos
26/6, domingo, às 11h.
Grátis. Com Libras.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.