Qual é a sua Discografia Básica?

11/08/2022

Compartilhe:

Se você tivesse que sintetizar o seu estilo musical favorito em cinco álbuns emblemáticos – ao melhor estilo Alta Fidelidade (High Fidelity), do britânico Nick Hornby – quais seriam eles?

Cena do filme “Alta Fidelidade” – Reprodução: GIFER

Este é o espírito do desafio que o Sesc Carmo lançou para o músico, apresentador e educador Daniel Daibem, na primeira edição do projeto “Discografia Básica”.

A proposta é realizar encontros on-line para ouvir e debater alguns gêneros musicais, a partir de um conjunto de álbuns, por meio dos quais será possível conhecer, entender e apreciar o estilo.

Nesta primeira edição do projeto, o músico conduzirá as conversas, falando sobre a importância de:

5 discos icônicos da história do jazz

  • 5 de agosto – Count Basie & Joe Williams – Every Day I Have The Blues (1959);
  • 22 de agosto – Miles Davis – Kind Of Blue (1959);
  • 5 de setembro – Dave Brubeck Quartet – Time Out (1959);
  • 12 de setembro – Ray Charles – Genius + Soul = Jazz (1960);
  • 19 de setembro – Sarah Vaughan – At Mister Kelly’s (1958).

Com a escuta destes discos, Daniel conduzirá os participantes por uma discografia básica e “obrigatória” para entender os fundamentos da Linguagem do Jazz, sempre de forma acessível e didática, apresentando as razões musicais e artísticas que tornaram esses álbuns em elementos relevantes e fundamentais para a compreensão da história da música popular do Séc. XX em diante.

Mas não para por aí. No mês de setembro, depois de concluir a série de encontros on-line, Daniel Daibem realizará uma apresentação presencial no Sesc Carmo: o “Auditivos – Os Fundamentos da Linguagem do Jazz”, espetáculo derivado de projeto do Selo Sesc com o mesmo nome, em que Daibem apresenta os percursos e os fundamentos da linguagem do jazz, com episódios que vão do andamento do swing jazz à influência do jazz na música brasileira. 

Teaser do projeto Auditivos, lançado pelo Selo Sesc e disponível em DVD


Então, acesse sescsp.org.br/inscricoes inscreva-se e participe dos bate-papos “Os fundamentos do jazz em cinco álbuns icônicos”, e continue acompanhando a página do Sesc Carmo no Portal do Sesc São Paulo, assim como os perfis da Unidade nas redes sociais para saber mais sobre o espetáculo e sobre a venda de ingressos.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.