Sesc realiza ciclo de debates que celebra centenário do Pq. Dom Pedro II

06/10/2022

Compartilhe:

Entre 31/10 e 28/11, evento “Sesc Parque Dom Pedro II: transições culturais da cenografia à arquitetura” oferece conversas, lançamento de livro e intervenção turística no centro de SP

Leia a edição de outubro/22 da Revista E na íntegra

Para marcar o centenário da entrega do Parque Dom Pedro II, no centro da capital paulista, à população, o Sesc realiza, de 31/10 a 28/11, o ciclo de debates Sesc Parque Dom Pedro II: transições culturais da cenografia à arquitetura. Na abertura do evento, também haverá o lançamento da publicação de título homônimo, que destaca a pesquisa, produção e avaliação de projetos culturais relacionados à Várzea do Carmo e ao Parque Dom Pedro II, com foco na unidade provisória do Sesc, que funcionou entre 2015 e 2021, e apontando para o início das obras arquitetônicas da unidade definitiva. A inscrição para o evento é gratuita e abre a partir de 24/10.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

** Conferência de abertura
O ser se define pelo entorno: entre o sonho e a cultura
Conversa sobre a ação cultural e educativa do Sesc São Paulo e sua importância no território. Neste dia, também haverá o lançamento da publicação “Sesc Parque Dom Pedro II: transições culturais da cenografia à arquitetura”.
31/10, segunda-feira, das 18h às 19h30. No Sesc Carmo. Grátis. Inscrições a partir de 24/10.
Com Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, e José de Souza Martins, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Univerdade de São Paulo (FFLCH/USP) e da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A mediação do bate-papo fica por conta de Patrícia Vianna Piquera, gerente do Sesc Carmo.

** Mesa de conversa
Imagens da ocupação da Várzea do Carmo
Com base em representações visuais da região da Várzea do Carmo, como cartões postais, óleos sobre tela, fotografias, documentos textuais e entrevistas que têm como elemento estruturador a visualidade, o bate-papo aborda a construção de diferentes imagens, entre as décadas de 1890 e 1950, sobre essa área que foi transformada no Parque Dom Pedro II, bem como as memórias heterogêneas dos diversos agentes sociais envolvidos nesse espaço.
7/11, segunda-feira, das 18h às 19h30. No Sesc Carmo. Grátis. Inscrições a partir de 24/10.
Com Vanessa Costa Ribeiro, mestra em História Social, pesquisadora sobre fotografia e imaginário urbano na Várzea do Carmo e autora do livro “Várzea do Carmo a parque Dom Pedro II – de atributo natural a artefato” (Edições Sesc São Paulo, 2022); Amailton Magno Azevedo, professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, pós-doutor em História e autor dos livros “Sambas, Quintais e Arranha-Céus: as micro-áfricas em São Paulo” (Olho d’Água, 2016) e “Ritmos Negros: música, arte e cultura na Diáspora” (Alameda Editorial, 2020); e Oswaldo Faustino, jornalista, escritor, pesquisador das relações étnico-raciais e autor da biografia de Nei Lopes (Selo Negro/Summus, 2009) e do romance histórico “A Legião Negra” (Selo Negro/Summus, 2011). A mediação da conversa é de Laudo Bonifácio Júnior, gerente adjunto do Sesc Campo Limpo.

** Intervenção turística
Percursos Urbanos com a Trupe Sinhá Zózima
No chão imenso, meninos narram o ir e vir da vida, do nascimento à morte, da peleja à conquista. Entre vindas e partidas, no ônibus em movimento onde é encenado o espetáculo “Dentro é lugar longe”, são contadas histórias tantas. Num ato de valentia, são desveladas, com sagacidade poética, memórias de dor e contentamento. A peça acontece em um ônibus em movimento e percorre o centro velho de São Paulo, passando pelo Sesc Carmo e Parque Dom Pedro II. Nesse trajeto, busca espaços da cidade que revelam as áreas internas do ser humano. A cada apresentação, o grupo fará um bate-papo sobre seu trabalho de pesquisa teatral-poética. Após o espetáculo, o grupo apresenta seu trabalho de pesquisa teatral-poética, que promove o encontro de passageiros de ônibus com as mais variadas manifestações artísticas: teatro, cinema, música, literatura e artes visuais, tratando esse meio de transporte urbano como espaço cênico de descentralização e democratização do acesso às artes.
14/11, segunda-feira, com saídas do Sesc Carmo às 11 e 15h. Grátis. Inscrições a partir de 24/10.
Com a Trupe Sinhá Zózima, grupo de teatro fundado em 2007 que desbrava as possibilidades do ônibus como dispositivo e espaço cênico, provendo, assim, acesso às artes cênicas aos cidadãos que utilizam o transporte coletivo: os passageiros-trabalhadores. Além dos espetáculos, a trupe também desenvolve outros projetos e ações dentro do Terminal Parque Dom Pedro II, dando continuidade à pesquisa do ônibus como lugar de afeto, não só de trânsito, mas também de pousos.

** Mesa de conversa
Projetos urbanísticos para o Parque Dom Pedro II
Obras viárias retiraram do Parque Dom Pedro II atributos urbanos, paisagísticos e de espaço público qualificado. Esse bate-papo discute o Plano Urbanístico do Parque Dom Pedro II, que procurou reordenar seus aspectos estruturais, programáticos e sociais, a fim de garantir suas funções de conexões metropolitanas e seu caráter urbano e simbólico, tendo um olhar atento à população que mora, usa e trabalha na região.
21/11, segunda-feira, das 18h às 19h30. No Sesc Carmo. Grátis. Inscrições a partir de 24/10.
Com Regina M. Prosperi Meyer, doutora em Arquitetura e Urbanismo, professora titular da FAU/USP e autora dos livros “São Paulo Metrópole” (Imprensa Oficial, 2004) e “A leste do Centro” (Imprensa Oficial e EDUSP, 2006); Marcelo Ferraz, arquiteto, professor da Escola da Cidade, colaborador de Lina Bo Bardi, entre 1977 e 1992, ex-diretor do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi (1992 a 2001) e do programa Monumenta – Ministério da Cultura, para recuperação das cidades históricas (2003 e 2004); e Tiaraju Pablo D’Andrea, professor da Unifesp, coordenador do CEP (Centro de Estudos Periféricos), pós-doutor em Filosofia, doutor em Sociologia da Cultura, mestre em Sociologia Urbana e graduado em Ciências Sociais. Mediação da conversa: Simone Engbruch Avancini Silva, gerente do Sesc Santos.

** Mesa de conversa
Projetos do Sesc Parque Dom Pedro II
Apresentação do projeto arquitetônico da unidade definitiva, no centro histórico da cidade de São Paulo, relato sobre a arquitetura da unidade provisória, cuja programação cultural e educativa se desenvolveu de 2015 a 2021, e reflexões sobre as dinâmicas sociais no território.
28/11, segunda-feira, das 18h às 19h30. No Sesc Carmo. Grátis. Inscrições a partir de 24/10.
Com Fernanda Barbara e Fábio Valentim, mestres em Arquitetura e Urbanismo, sócios do escritório UNA Barbara e Valentim e coordenadores do projeto da unidade definitiva do Sesc Parque Dom Pedro II; Lula Gouveia, Guilherme Ortemblad e Helena Camargo, arquitetos do Coletivo Leve – Superlimão Studio, Zoom Urbanismo Arquitetura e Design e H2C Arquitetura e autores do projeto cenográfico inicial da unidade provisória; e Luciano Ranieri, engenheiro civil, consultor técnico na Assessoria Técnica de Planejamento do Sesc São Paulo e responsável pelo projeto do Sesc Parque Dom Pedro II. Mediação de Dóris Sathler de Souza Larizzatti, gerente adjunta do Sesc Carmo.

A EDIÇÃO DE OUTUBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, celebramos as ações solidárias organizadas pela sociedade civil para o combate à fome no país. Na reportagem “Alimentar a mudança”, divulgamos dados alarmantes sobre o cenário de insegurança alimentar no Brasil e indicamos iniciativas e projetos transformadores para enfrentar essa situação, como o Organicamente Rango, a Gastronomia Periférica e o Experimenta!

Além disso, a Revista E de outubro traz outros destaques: uma reportagem que destaca a força do jazz enquanto música afrodiaspórica, diversa e combativa; uma entrevista sobre música, literatura e sociedade com Adriana Calcanhotto; um depoimento de Cassio Scapin sobre a força da comédia e o despertar dos musicais brasileiros; um passeio visual pelas obras da exposição Desvairar 22, em cartaz no Sesc Pinheiros; um perfil de Dias Gomes (1922-1999), nome primordial da dramaturgia brasileira; um encontro com o coordenador da Agência Lupa Chico Marés, que fala sobre checagem de informações; um roteiro por 6 espaços que propõem atividades artísticas para aguçar a sensibilidade das crianças, em outubro; poemas inéditos do escritor Paulo Scott; e dois artigos que destacam a importância da educação midiática para o combate à desinformação.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de OUTUBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Leia a Revista E de outubro/22 na íntegra. Você também pode baixar a publicação do Sesc São Paulo em formato de PDF.
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.