Conheça a programação do Territórios do Comum 2023

16/03/2023

Compartilhe:

De 25 de Março a 2 de Abril de 2023 o Sesc São Paulo realiza mais uma edição do Territórios do Comum. O projeto, que acontece bienalmente, teve sua primeira edição em 2021 e neste ano dá continuidade à proposta de incentivar, valorizar e dar visibilidade a estratégias de diálogo e de articulação que acontecem em territorialidades onde as Unidades do Sesc estão inseridas.

São mais de 70 atividades em 23 unidades, tanto abertas ao público geral, quanto destinadas a grupos de instituições parceiras, entendidas como meios para a realização de processos educativos continuados, que contribuem para o trabalho das iniciativas e redes de apoio já formadas ou, ainda, para potencializar ações de interesse comum nas localidades, tendo em vista o direito ao acesso a uma vida digna – social, ambiental e economicamente mais justas.   

Abordando temáticas e formatos diversos, como mutirões, feiras, debates, vivências, bate-papos, encontros e cursos, Territórios do Comum tem como tema principal neste ano Ação Educativa e Engajamento, por meio da promoção de ações que visam modos de viver mais sustentáveis, economicamente justos e acessíveis. De maneira transversal, o projeto reúne as áreas de Educação para Acessibilidade, Educação para Sustentabilidade, Educação para Cidadania e Valorização Social/geração de trabalho e renda, desenvolvendo ações voltadas à cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de ação colaborativa.

Programação

Confira a programação completa aberta ao público em www.sescsp.org.br/territoriosdocomum .

Abaixo você encontra alguns destaques pra conferir a diversidade de temáticas e formatos, que incluem mutirões, feiras, bate-papos, encontros, vivências. Participe!

Bate-papo
Caminhos para construção de uma moda sustentável, acessível e cidadã

Este encontro busca dialogar sobre a cadeia produtiva do vestuário de moda, apresentar alternativas já em curso e refletir se a moda é elemento capaz de potencializar o desenvolvimento territorial e ampliar a cidadania, para além de padrões hegemônicos de estéticas, produção e consumo.

Com a presença de pessoas empreendedoras, criadoras e consumidoras que atuam em diferentes etapas do ciclo da indústria da moda, da criação ao consumo, passando pela escolha de matérias-primas, confecção e estratégias de comunicação e comercialização.

Com Camil Machado, Heloisa Rocha, Mar Ribeiro e Francisca Mendes Dantas.

Presencial no Sesc 24 de Maio
Dia 25/3, sábado, 14h às 15h30
Com tradução em Libras

Feira
Territórios da Moda e da Costura

Com o intuito de promover e divulgar trabalhos autorais, autônomos e independentes que estejam relacionados à área da moda e costura em suas diversas vertentes e estimulando a troca de saberes entre as(os) criadoras(es), a Feira contará com a participação de 11 ateliês selecionados por meio de chamamento público e contando com atividades abertas ao público ao longo dos quatro dias.

Presencial no Sesc Consolação
25 e 26/3, sábado e domingo, 11h às 17h

Curso
Racismo Ambiental, Justiça Climática e a Comunicação nos Territórios à Margem

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Foto tirara de cima. Um grupo de jovens, entre homens e mulheres, em sua maioria negros, está sentado em roda em uma escada de concreto com degraus muito largos, conversando. Alguns estão com câmera fotográficas, celulares ou cadernos nas mãos. Vestem roupas casuais e leves. Fim da descrição. Foto: Acervo Periferia em Movimento

Encontros formativos com o objetivo de aprofundar pautas socioambientais por meio das práticas e estratégias do jornalismo e da comunicação não hegemônica presentes nos territórios à margem dos direitos. Os diálogos serão conduzidos por iniciativas que atuam em seis diferentes estados com um público atuante na área e pessoas interessadas em jornalismo e comunicação feitas a partir dos territórios.

Iniciativas de jornalismo e comunicação parceiras: Periferia em Movimento (SP), Desenrola e Não Me Enrola (SP), Frente de Mobilização da Maré (RJ), Rede Tumulto (PE), Mojubá Mídias e Conexões (BA), Jornal Fala Roça (RJ), TV Comunidades (MA), TV Quilombo (MA) e Coletivo Jovem Tapajônico (PA).

Presencial no Sesc Interlagos
1 e 2/4, sábado e domingo, 9h30 às 16h
Inscreva-se

Debate
Praça de Ideias – Redes comunitárias, produção agrícola, segurança e soberania alimentar

Encontro entre instituições, associações e organizações da sociedade civil para discutir segurança e soberania alimentar, formação de redes e produção agroecológica no contexto urbano.

Dia 25/03, sábado:
10h – Café
10h30 às 13h – As políticas públicas de produção, comercialização e consumo de comida de verdade. Com Rede Pontinhos de Economia Solidária; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SP); Instituto Fome Zero e MST – Terra e Liberdade (região metropolitana de SP)
14h30 às 17h30 – Fortalecimento da intersetorialidade entre o Poder Público, Conselhos e a Sociedade civil organizada. Com Ponto Economia Solidária; Legislativo Municipal (SP); Instituto Kairós; Comusan e Legislativo Federal.
17h30 – Apresentação Cordão Bibitantã

Dia 26/03, domingo:
10h – Café
10h30 às 13h – Redes solidárias na luta pela soberania alimentar no campo e na cidade. Com Armazém do Campo – MST; MST – Iberó; Instituto Terra Viva (Sorocaba); Coop Livres (Santos) e Galpão Agroecológico.
14h30 às 17h30 – Plenária: Síntese e deliberação de propostas. Com Universidade Aberta de Economia Solidária e Rede Pontinho de Economia Solidária.
17h30 – Apresentação Coral Cênico Cidadãos Cantantes

Presencial no Sesc Pinheiros
25 a 26/3. sábado e domingo, 10h às 19h.

Vivência
Visita à horta urbana da Urban Farm

A Urban Farm é uma fazenda urbana, situada no bairro do Ipiranga, produtora de alimentos orgânicos. O público terá contato com técnicas de cultivo que evitam o uso de agroquímicos e adotam outras estratégias para lidar com o controle de insetos em plantações. Nesta visita os participantes poderão aprender como funciona a produção e comercialização de alimentos orgânicos em zona urbana.

Recomenda-se aos participantes que, no dia usem roupas leves, sapatos fechados e confortáveis, boné ou chapéu, protetor solar e garrafa de água. As pessoas caminharão 1km do Sesc até a Urban Farm.

Presencial no Sesc Ipiranga (ponto de encontro)
Dia 26/3, domingo, às 11h

Encontro
Coletividades possíveis na produção de alimentos em São Carlos

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. A foto mostra uma mulher negra de meia idade, de cabelos grisalhos presos, usando óculos retangulares vermelhos e camiseta branca com gola verde e um logotipo escrito “Orgânico Brasil”. Ela sorri e segura em cada uma das mãos uma batata doce. Na mão esquerda também há folhas dessa batata. Ao fundo, uma extensa hora, árvores e outras vegetações. Fim da descrição. Foto: Divulgação.

Uma roda de conversa que apresenta iniciativas locais de luta em prol da soberania alimentar, isto é, do direito de escolha a outros modos de produção e distribuição de alimentos não hegemônicos. A partir do relato de pequenos agricultores de São Carlos, a proposta é refletir sobre os avanços, as redes de colaboração tecidas, as soluções encontradas e os desafios ainda presentes no caminho à democratização do acesso à terra, ao trabalho e ao alimento, à implantação de modelos produtivos sustentáveis e à uma economia solidária.

Com Dina Diniz de Brito – Abirú Orgânicos, Carlos de Almeida – Horta Muda 8, Fernando Neubauer – Ecovila Tibá, Marli Mariano Martins – Acampamento Capão das Antas e Zita – Assentamento Santa Helena / Mediação: Andreia Botelho – Casa Matricaria.

Presencial no Sesc São Carlos
Dia 1/4, sábado, 15h



Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.