Documentário Interactions – When Cinema Looks to Nature traça conexão entre homens, animais e o planeta

20/03/2023

Compartilhe:

Frente aos debates sobre a interação entre homem e natureza, é preciso refletir acerca do futuro para as próximas gerações:
como sobreviverão sem equilíbrio ecológico?

Interactions – When Cinema Looks To Nature é uma antologia de 12 curtas-metragens originais que retratam os vínculos e interações entre Humanos, Vida Animal, Ecossistemas, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Produções do gênero docuficção, animação, comédia, drama e ficção científica levam o espectador a conhecer histórias belamente capturadas, que mostram a inter-relação do ser humano com a natureza em cenários de diversos no mundo.

O longa é uma produção da Art For The World, ONG associada ao UNDPI (Departamento de Informação Pública das Nações Unidas) com sedes em Genebra e Itália.

Segundo o Prof. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, explorar a relação entre homem e animal significa ainda trazer a possibilidade de adotar diferentes pontos de vista e formas de interação. “Somente com o contraponto entre os homens e os animais é que nós podemos imaginar e desenvolver um verdadeiro senso de consciência coletiva. A natureza e seus ecossistemas são alguns dos temas mais antigos representados, assim como a arte, as fábulas, a cosmologia, a magia e o mito”, afirma.

A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, é um dos mais simbólicos exemplos de desmatamento e alteração de ecossistemas. De acordo com o estudo “Human impacts outpace natural processes in the Amazon” publicado pela revista Science, e coordenado pelos cientistas David Montenegro Lapola (Unicamp) e Patrícia Pinho (Ipam), 38% da área florestal sofre perda gradativa da vegetação devido à ação humana: nesse caso, o verde que não é derrubado, enfrenta fogo, secas extremas e consequências secundárias do desflorestamento, isto é, a capacidade de renovação da floresta está se perdendo.

Com o objetivo de contribuir para a conscientização sobre a necessidade de estabelecer relações mais sustentáveis com o ecossistema ao redor, o Interactions visa sensibilizar um público amplo de todas as idades em todo mundo.

Para Adelina von Fürstenberg, fundadora da ART for the World, curadora de arte internacional e desenvolvedora de Interactions, a relação entre humanos e animais oferece um infinito campo de investigação com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que tratam de questões como o ecossistema, a biodiversidade, a poluição e as alterações climáticas. “Este tem sido um bom campo de reflexão – atravessado por pessoas criativas e inspiradas, que por um lado levanta questões ligadas às tradições, ética e estética, para nosso receio ao estrangeiro e o desconhecido”, explica Adelina.

Os artistas e cineastas criadores dos 12 curtas-metragens foram selecionados não só com base na sua filmografia e prêmios, mas também por sua particular sensibilidade para temas relacionados com o planeta, como a natureza e a vida animal. São eles: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).

Os principais temas abordados em Interactions são: conservação da natureza, ecossistema e biodiversidade, direitos dos animais, abuso e tráfico de animais, água e desmatamento.

O evento de lançamento do longa-metragem na América Latina acontecerá dia 27 de março, às 19h, no CineSesc. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema, a partir das 18h. No mesmo dia, o documentário estará disponível sob demanda em sesctv.org.br/interactions. Já a estreia no SescTV será dia 15 de abril, sábado, às 22h.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.