Centro em Concerto: Travessias Latino-Americanas

10/06/2025

Compartilhe:

A música de concerto da América Latina no centro de São Paulo

Como soa a América Latina? Que músicas contam suas histórias, suas fronteiras e encontros? A nova edição do Centro em Concerto se debruça sobre essas perguntas. Com curadoria da clarinetista Camila Barrientos, a série Travessias Latino-Americanas traz ao público repertórios e artistas que mostram a diversidade da música de concerto feita nos países latino-americanos.

O projeto não tenta definir o que é “a música latino-americana”. Em vez disso, convida a conhecer diferentes sons, culturas e modos de fazer música que refletem a complexidade da região. São concertos que reúnem influências indígenas, africanas, europeias e populares, mostrando a mistura de identidades que marcam a América Latina.

As apresentações não seguem a divisão por países. O foco está em temas — como ritmos, instrumentos, estilos — que revelam o que há de comum e também o que é único em cada proposta musical. Os grupos convidados têm trajetórias diversas e representam diferentes gerações e vivências. Há também um cuidado em valorizar artistas mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQ+ e migrantes, ampliando a representatividade nos palcos da música de concerto.

Camila Barrientos, curadora do Centro em Concerto 2025. Foto: Tarita de Souza  

“A intenção não é definir a música latino-americana, mas mostrar como ela se move entre fronteiras, misturas e histórias — cada artista traduz isso à sua maneira, com seus sons e identidades.”
Camila Barrientos, curadora da série Travessias Latino-Americanas

Além dos concertos, o projeto terá visitas guiadas e outras atividades formativas, promovendo um encontro entre a música, o centro histórico de São Paulo e as histórias que atravessam a América Latina. Confira a programação do projeto a cada mês em sescsp.org.br/carmo.


Latinitudes

A série teve início com o concerto Latinitudes, apresentado no dia 8 de julho, terça-feira, às 13h, na Igreja Nossa Senhora da Paz. A percussionista e cantora Rosa Rhafa se apresentou ao lado de Nelton Essi e Nathalia Sudario, em um programa que percorreu repertórios do Peru, Chile, México, Argentina e Brasil. As composições destacaram a força da percussão e da voz como elementos centrais da cultura sonora latino-americana.
Fotos: Wagner Linares


Aires Índios (Bolívia)

A programação teve início com o concerto Aires Índios (Bolívia), realizado na tarde do dia 12 de agosto, no Pateo do Collegio. A data é marcada pela comemoração da independência da Bolívia. O pianista boliviano Sergio Escalera conduziu sua apresentação ao lado do charanguista Álvaro Quisbert.
Mais tarde tivemos uma roda de conversa abordando o tema da independência dos países latino-americanos, ministrada pelo historiador Rodrigo Basílio. seguido da apresentação de dança típica boliviana com o grupo Caporales Mi Viejo.
Fotos: Wagner Linares


Duo Siqueira Lima (Brasil/Uruguai)

O concerto do Duo Siqueira Lima, realizado em 9 de setembro na Cripta da Catedral da Sé, destacou a presença do violão na tradição musical latino-americana, com obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Barrios Mangoré, além de composições menos conhecidas, como Retratos de Wallmapu, do chileno Andrés Tápia Rojas. Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando Lima, o duo contou com a participação da clarinetista boliviana Camila Barrientos, cuja sonoridade andina somou novas camadas ao diálogo entre repertórios e tradições musicais da região.
Fotos: Wagner Linares


Silencio en Juarez

O concerto Silencio en Juárez, realizado em 14 de outubro no Palácio da Justiça de São Paulo, destacou a presença da música mexicana na temporada Travessias Latino-Americanas, com a obra-título de Juan Pablo Contreras, que explora as realidades violentas da região. A apresentação contou também com obras de Paquito D’Rivera (Cuba) e Paul Desenne (Venezuela), conectando diversas identidades musicais da região. O quarteto reuniu a violinista Amanda Martins e o cellista Kim Bak Dinitzen (ambos da OSESP), o pianista Antônio Vaz Lemes, e a clarinetista boliviana Camila Barrientos, cuja participação somou-se a um repertório que propôs um percurso sonoro pelas culturas e memórias da América Latina.
Fotos: Wagner Linares


Próximo concerto

Quarteto Iberoamericano
Com Amanda Martins, Kim Bak Dinitzen, Antônio Vaz Lemes e Camila Barrientos
🗓 Terça-feira, 11 de novembro de 2025, A partir de 13h
Igreja de São Gonçalo
Praça João Mendes, 108


Confira os registros das edições anteriores do projeto Centro em Concerto

2024 – Centro em Concerto: Memórias Negras
2023 – Centro em Concerto: Música Hoje

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.