Abril: confira algumas das atividades com recursos de acessibilidade

05/04/2023

Compartilhe:

Pra cego ver: Foto colorida horizontal. Um homem está centralizado na foto, da cintura para cima. Ele tem cabelos pretos bem curtos e usa uma blusa preta de mandas compridas. O home tem a cabeça virada para frente e olha para baixo. Ele contorce a face como se estivesse soprando algo. Ambas as mãos estão ao lado esquerdo da imagem, na altura do seu rosto, com os dedos abertos. Fim da descrição. Foto: Divulgação.

Abril está aí e com ele destacamos algumas das programações do Sesc com recursos de acessibilidade. Confira mais detalhes clicando nos links presentes nos títulos das atividades.

Ações para Cidadania

Metáforas visuais

Metáforas visuais são produzidas a partir de esquemas imagéticos e fazem parte da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A oficina é aberta a surdos e ouvintes que queiram se aprofundar sobre as possibilidades de produção de significado pelo visual e pela Libras. Fábio de Sá é poeta surdo, artista visual vernacular, ator, narrador, mestre de cerimônia e professor de Libras. Já apresentou seu trabalho no Japão, França, Chile e Colômbia. 

Presencial no Sesc Piracicaba
15/4, sábado, 15h  
Com interpretação em Libras. Parceria com Assupira (Associação Surdos – Libras Piracicaba)

Artes Visuais

Exposições com Acessibilidade

Pra cego ver: Imagem colorida horizontal. Fundo azul. A imagem mostra a identidade visual da exposição, na qual está escrito: Rios Descobertos, dos Jerivás aos Pinheiros, em branco e verde. Ao lado direito da palavra Rio e acima da palavra Descobertos, há um grafismo composto por linhas brancas que começam em linha reta e terminam em ondas. Fim da descrição.

Diversas unidades do Sesc estão com exposições com recursos de acessibilidade. Algumas delas são Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros, agora no Sesc Interlagos, com abertura no dia 15/4, Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos, no Sesc 24 de Maio, e Gilberto Mendes – 100 anos, no Sesc Santos. Confira aqui a matéria reunindo estas e as demais em cartaz no momento!

Cinema

49º Festival Sesc Melhores Filmes

Pra cego ver: Imagem horizontal colorida. Fundo laranja. Sobre o fundo há diversos pares de olhos estilizados nas cores rosa, verde, branço, preto e amarelo. No lado direito da imagem, há o nome do 49º Festival Sesc Melhores Filmes. Fim da descrição.

De 5 a 26 abril o Cinesesc realiza mais uma edição do Festival. São 22 exibições de filmes com recursos de acessibilidade em libras, legendas descritivas e audiodescrição.

O Festival oferece ao público oportunidade de ver ou rever os vencedores do ano na tela do CineSesc, em uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaque em 2022, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. A edição deste ano também exibe gratuitamente ao público de todo o país, uma seleção de filmes na plataforma Sesc Digital. Sua programação é escolhida democraticamente por votação pelo público e pela crítica.

Confira neste link a programação completa do evento.

Crianças

A Megerinha

Num lugar distante vive o rico senhor Batista, viúvo e pai de duas filhas. A caçula Bianca é meiga e sonha em se casar. Catarina, a primogênita, é considerada uma fera e não quer nem pensar no assunto casamento, afastando todos os pretendentes. Um dia, porém, surge o ambicioso Petrúquio, que se apaixona por Catarina e uma série de desafios vem por aí.  

Presencial no Sesc Thermas de Presidente Prudente
9/4, domingo, 15
Com interpretação em Libras

Os Filhos de Iauaretê, a Onça Rei

O espetáculo conta a história de dois irmãos muito diferentes, Juruá e Iauaretê-Mirim, filhos da onça-rei Iauaretê e da jovem indígena Kamakuã. Por meio dos caminhos opostos dos irmãos e a partir de uma lenda de tradição Guarani, o espetáculo convida a refletir sobre a relação entre ser humano e natureza. 

Presencial no Sesc Thermas de Presidente Prudente
16/4, domingo, 15
Com interpretação em Libras

Meio Ambiente

Trilha do Sentir – Reserva Natural do Sesc Bertioga

Entre os passeios disponíveis na Reserva Natural do Sesc Bertioga, é possível visitar a Trilha do Sentir, composta por um deque suspenso de madeira com 960 metros lineares, sem degraus e, com corrimãos em três alturas. Bancos e áreas para descanso permitem momentos de contemplação e interação com a floresta. Um conjunto de recursos de acessibilidade com placas interpretativas táteis com textos, ilustrações e Braille auxiliam na mediação com o público.

Além disso, o projeto expográfico do receptivo da Reserva também é composto por mapas táteis, vídeos com recursos de audiodescrição, legendas, interpretação em LIBRAS e peças de comunicação com leitura em Braille.

Saiba mais sobre a Reserva Natural do Sesc Bertioga clicando neste link.

Acessibilidade nas Bibliotecas do Sesc

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Uma lupa eletrônica em cima de uma mesa de madeira amplia o texto de um folheto. Na tela da lupa estão os dizeres “destaques da programação de maio de 2018”. Ao lado da lupa há livros e um scanner de linha braile. Fim da descrição. Foto: Ricardo Ferreira

O Sesc São Paulo oferece gratuitamente recursos de acessibilidade nas bibliotecas, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. São eles: 

Lupa eletrônica, que amplia textos e alto contraste  

Scanner com linha braile, que lê textos e converte em áudio e em braile simultaneamente. 

Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc. 

Procure o atendimento nas Bibliotecas e Espaços de Leitura nas seguintes Unidades do Sesc:

  • 24 de Maio
    Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
  • Avenida Paulista
    Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
  • Belenzinho
    Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo
  • Birigui
    Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier,
  • Bom Retiro
    Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo
  • Carmo
    Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo
  • Centro de Pesquisa e Formação
    Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, São Paulo
  • Guarulhos
    Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos
  • Jundiaí
    Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico, Jundiaí
  • Santo Amaro
    Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo
  • Santo André
    Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André
  • Santos
    Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos
  • Sorocaba
    Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba


Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.