Atividades com recursos de acessibilidade para curtir em dezembro

08/12/2022

Compartilhe:

Pra cego ver: Foto colorida horizontal. Um grupo de homens e mulheres, vestindo roupas pretas, seguram cartazes com palavras que formam a frase “O que nos mantêm vivos?”. Eles estão deitados sobre um chão vermelho. Fim da descrição. Foto: Bob Souza

O final do ano está logo aí, mas as atividades no Sesc continuam! Confira a programação com enfoque em acessibilidade. Para mais informações sobre cada uma das atividades, é só clicar no título.

Semana Modos de Acessar

Até 10 de dezembro de 2022, o Sesc São Paulo realiza mais uma Semana Modos de Acessar, desta vez em sua 5ª edição.

Com o tema Cidades Acessíveis – de casa para a rua, a ação traz a mais de 20 unidades do Sesc no Estado de São Paulo, atividades que promovem a discussão sobre as barreiras que impactam o acesso das pessoas na cidade, práticas que fortalecem a vida de pessoas com deficiência, além de suas participações em diversas modalidades.

As ações partem da vivência das pessoas com deficiência, com a intenção de mobilizar o público acerca da importância da acessibilidade no dia a dia. Uma cidade que oferece o livre deslocamento e acesso às experiências fortalece o bem-estar humano e a convivência para todas as pessoas, com e sem deficiência.

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/modos-de-acessar/

Ações para Cidadania

Histórias para Ver e Ouvir – A Lenda das Areias

Narração, em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), do conto de tradição oral “A Lenda das Areias”, que fala sobre a travessia de um rio até chegar ao mar. Logo depois será proposto um jogo em que os participantes poderão vivenciar a língua de sinais por meio de quadrinhas e haicais sinalizados e serão desafiados a traduzi-los, explorando a gramática e a estrutura da Libras. Além disso, será cantada e sinalizada uma roda de versos. 

Presencial no Sesc Campinas
Dia 10/12, sábado, 14h
Com interpretação em Libras

Artes Visuais

Exposições com Acessibilidade

Pra cego ver: Foto preto e branco horiontal. Um homem negro idoso, dos ombros para cima, olha para frente. Ele usa uma coroa em formato de abóboda, feita de contas. Em cima da coroa há uma cruz. Ao seu redor, há texturas resultantes de processos fotográficos. Ele segura algo translúcido na mão direita Fim da descrição. Foto: Eustáquio Neves

Diversas unidades do Sesc estão com exposições com recursos de acessibilidade. Algumas delas são A Magia do Manuscrito, no Sesc Avenida Paulista, Outros Navios: fotografias de Eustáquio Neves, no Sesc Ipiranga e Flávio de Carvalho Experimental, no Sesc Pompeia. Confira aqui a matéria reunindo estas e as demais em cartaz no momento!

Dança

ExperimentaSons – Folias de Todos os Cantos

Pra cego ver: um grupo de pessoas idosas, usando roupas casuais, se movimenta com os braços para cima e caminha em uma sala. Ao redor há instrumentos de percussão, como tambores. Fim da descrição. Foto: Divulgação

No runtuntum dos tambores, nas palmas da catira, nos sorrisos estampados, de forma inclusiva, interativa e divertida, a atividade relaciona música, movimento corporal, instrumentos de percussão, modas e prosas. É uma vivência coletiva com alongamentos e jogos de aprendizado sobre as manifestações culturais brasileiras.

Presencial no Sesc Piracicaba – Atividade para pessoas acima de 60 anos
Dia 14/12, quarta, 16h
Com interpretação em Libras.

Literatura

Árvore da Generosidade

Livremente inspirada no livro “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, traz a relação de um menino com uma árvore.  Todos os dias ele vai até ela para se pendurar em seus galhos, comer suas frutas e descansar sob sua sombra. Porém, com tempo, ele cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia.

Presencial no Sesc Piracicaba
Dia 11/12, domingo, 10h30
Com interpretação em Libras.

Grandes papos para pequenos

Desde quando estamos preparados para pensar e debater temas que podem ser considerados difíceis, necessários, atuais e ao mesmo tempo desafiadores? A partir de contações de histórias inspiradas em livros, o projeto propõe encontros nos quais há espaço para a fala, escuta e diálogo entre e com crianças.

Presencial no Sesc Piracicaba
Dia 11/12, domingo, das 11h às 12h30
Com interpretação em Libras.

Meio Ambiente

Trilha do Sentir – Reserva Natural do Sesc Bertioga

Entre os passeios disponíveis na Reserva Natural do Sesc Bertioga, é possível visitar a Trilha do Sentir, composta por um deque suspenso de madeira com 960 metros lineares, sem degraus e, com corrimãos em três alturas. Bancos e áreas para descanso permitem momentos de contemplação e interação com a floresta. Um conjunto de recursos de acessibilidade com placas interpretativas táteis com textos, ilustrações e Braille auxiliam na mediação com o público.

Além disso, o projeto expográfico do receptivo da Reserva também é composto por mapas táteis, vídeos com recursos de audiodescrição, legendas, interpretação em LIBRAS e peças de comunicação com leitura em Braille.

Saiba mais sobre a Reserva Natural do Sesc Bertioga clicando neste link.

Saúde

O que é Aids?

Você sabia que existe um medicamento capaz de prevenir a infecção por HIV? E que uma pessoa que faz o tratamento adequadamente pode viver com HIV e nunca desenvolver a Aids? E “Indetectável = Intransmissível”, você sabe o que significa?

O Sesc São Paulo te convida a refletir e descobrir se você está atualizado sobre o tema. A informação é uma chave para viver bem, com saúde e sem preconceitos!

O vídeo foi criado como parte da edição 2022 do projeto Contato – Ações para a promoção da saúde sexual e prevenção de ISTs e Aids, que incentiva a discussão e reflexão de informações atualizadas, além da troca de experiências de vida, para despertar a criação de outros imaginários e possibilitar a quebra dos estigmas e preconceitos que cercam o tema.

Com interpretação em Libras

Teatro

O que nos mantém vivos?

Em prosseguimento ao espetáculo “O Que mantém um homem vivo?”, de 1973 e remontado em 2019, Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas, na companhia de Débora Duboc, Rogério Tarifa, levantam uma nova questão para mergulhar nas obras de Bertolt Brecht: “O que nos mantém vivos?” 
 
Fragmentos de peças como “Galileu Galilei”, “Santa Joana dos Matadouros” e “A Irresistível ascensão de Arturo Ui”, se unem a referências da cultura e do teatro brasileiro na construção de uma nova dramaturgia que aborda a atualidade em um ato-espetáculo musical de celebração. 

Presencial no Sesc Consolação
8 a 11/12, quinta, sexta e sábado, 20h, domingo, 18h.
Com interpretação em Libras

Eu de Você

A dramaturgia parte de uma delicada seleção de histórias reais e rompe as fronteiras entre palco e plateia, fato e ficção, vida e arte. A peça traz reflexões sobre o que nos mantém humanos num mundo em que as relações e os afetos ganham cada vez mais complexidade.

Presencial no Sesc Santo André
Dias 9, sexta, 21h e 17/12, sábado, 20h
Com intérprete de libras.

Turismo

Vale do Paraíba – Imersões na Cultura e Hospitalidade Brasileiras

O Vale do Paraíba é rico em histórias e paisagens culturais diversas. O nome deve-se ao fato de que a localidade está inserida em parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Neste bate-papo será realizada uma apresentação sobre todo o território em questão e serão discutidas as perspectivas do Turismo de Base Comunitária para a região. 

Online no Youtube do Sesc Campinas
Dia 14/12, quarta, 20h
Com interpretação em Libras

Acessibilidade nas Bibliotecas do Sesc

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Uma lupa eletrônica em cima de uma mesa de madeira amplia o texto de um folheto. Na tela da lupa estão os dizeres “destaques da programação de maio de 2018”. Ao lado da lupa há livros e um scanner de linha braile. Fim da descrição. Foto: Ricardo Ferreira

O Sesc São Paulo oferece gratuitamente recursos de acessibilidade nas bibliotecas, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. São eles: 

Lupa eletrônica, que amplia textos e alto contraste  

Scanner com linha braile, que lê textos e converte em áudio e em braile simultaneamente. 

Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc. 

Procure o atendimento nas Bibliotecas e Espaços de Leitura nas seguintes Unidades do Sesc:

  • 24 de Maio
    Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
  • Avenida Paulista
    Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
  • Belenzinho
    Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo
  • Birigui
    Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier,
  • Bom Retiro
    Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo
  • Carmo
    Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo
  • Centro de Pesquisa e Formação
    Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, São Paulo
  • Guarulhos
    Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos
  • Jundiaí
    Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico, Jundiaí
  • Santo Amaro
    Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo
  • Santo André
    Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André
  • Santos
    Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos
  • Sorocaba
    Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.