Oficina: Fases da vida, com Ivaldo Bertazzo – A compreensão do envelhecimento integrado aos centros urbanos

15/02/2023

Compartilhe:

“É por meio do corpo humano que a percepção do mundo é construída”.  
Ivaldo Bertazzo 

No vai e vem diário dos espaços urbanos, o corpo, a mente e o espaço se afetam constantemente, como se fossem uma coisa só. Esse diálogo, estabelecido com experiências e estímulos externos, gera sensações e percepções importantes para o enriquecimento do sistema nervoso central, e podem ser ampliadas pelo contato físico e sensorial nos espaços de convivência. 

Buscando trazer experiências e compreensão sobre como os centros urbanos têm poder para readaptar os movimentos e manter a mobilidade digna em pessoas com mais de 60 anos, além de promover reflexões sobre a importância da pessoa idosa na sociedade, o Sesc São Paulo apresenta a oficina Fases da Vida, com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. 

A oficina, que acontece entre os dias 21 de março e 20 de junho no Sesc Consolação, convida as pessoas a participarem de vivências corporais e artísticas em diversos meios e espaços urbanos. Os registros desse processo vão compor um web-documentário que estará disponível nas plataformas digitais do Sesc SP.

A fim de mostrar como territórios urbanos são componentes que se relacionam com o ciclo de vida do ser humano íntegro e em movimento, serão promovidas experiências e atividades que elucidam os ganhos oferecidos por espaços onde a arquitetura, o planejamento espacial, as dimensões, as luzes, os contrastes e os objetos estimulam o repertório sensorial do indivíduo.  

Mapear os caminhos realizados por um corpo em movimento e ampliar os signos que regem suas expressões é um exercício que colabora para a libertação do domínio de aquisições psíquicas nocivas. Nesse sentido, a experiência promovida por Ivaldo na oficina também é uma forma de amplificar o vocabulário perceptivo sobre o corpo e suas sensações.

Sobre a oficina 
Acontece terças, quintas e sextas das 18h30 às 21h30.  
Os encontros semanais são parte de um processo educativo artístico corporal que será veiculado como um web-documentário no portal do Sesc São Paulo. Além disso, produzirá material de base para compor o livro Fases da Vida

Processo seletivo 
Para compor a ação, as pessoas inscritas participarão previamente de uma audição que irá selecionar 60 pessoas a partir de 18 anos, sendo pelo menos 50% com 60 anos ou mais.
É necessário 100% de presença.

Inscrições a partir de 15/2, nesse link:
Fases da Vida – A compreensão do envelhecimento integrado aos centros urbanos

________

Fica o convite!

__________________________________

Ivaldo Bertazzo é autor da série de livros Fases da Vida – publicados pela Edições Sesc – onde se debruça na compreensão corporal que se manifesta em diferentes fases da vida, explicando de modo acessível a anatomia, as possibilidades do corpo, trazendo reflexões e exercícios sobre funções, sentidos, tonicidade, sustentação e respiração. Os livros abordam, também, temáticas como a reeducação do movimento, a ativação dos sentidos e o envelhecimento saudável.  

Depois de uma temporada voltada para crianças e jovens, nessa edição o curso é destinado às pessoas adultas e idosas, tendo como mote a psicomotricidade e o amadurecimento aliado ao envelhecimento sadio integrada ao meio e espaço. Do livro até o curso, o coreógrafo intenciona, sobretudo, repensar pedagogias a partir da redescoberta da importância do desenvolvimento psicomotor. Assim, convida o público participante a assumir uma pedagogia “do e para o movimento” para a autonomia, o autoconhecimento e o exercício da cidadania.  

Saiba mais sobre as ações de Ivaldo Bertazzo aqui!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.