Boca é território de experimentação

02/09/2022

Compartilhe:

De 1 a 11 de setembro, o Sesc São Paulo realiza uma série de ações educativas que promovem o debate sobre saúde bucal e autocuidado para além de dentes, língua e saliva. Baseado no conceito de bucalidade, o Boca, pra que te quero? propõe uma programação com pesquisadores, artistas e especialistas de diversas áreas para refletir sobre as nossas relações tendo a boca como um território capaz de conectar o sujeito com o mundo. Consulte a programação completa abaixo:

Capital e Grande São Paulo


24 de maio

podcast
O cuidado da dor em saúde bucal
Com Silvia Dowgan de Siqueira, Gabriela Rodrigues e Luiz Rodolfo dos Santos, mediação de Daniel Cunha

Em uma sociedade aflita e imediatista, como desenvolvermos a paciência na busca pelo tratamento adequado e o tempo de efetividade dos tratamentos? Nesta conversa, os participantes falam sobre como a dor pede um diagnóstico, uma resposta e paciência, além da busca por ajuda, direção e sentido para superá-la.

Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira é cirurgiã-dentista e especialista em dor orofacial, doutora pela Faculdade de Medicina da USP.

Gabriela Rodrigues é cirurgiã-dentista, especialista em Estomatologia com habilitação em Odontologia Hospitalar e supervisora da odontologia do Sesc 24 de Maio.

Luiz Rodolfo May dos Santos
é cirurgião Dentista do Sesc 24 de Maio, especialista em periodontia e implantodontia. Editor e criador de conteúdo do Blog Dicas Odonto (@dicasodonto).

4/9, domingo, das 10h às 18h
Disponível no canal do Youtube da unidade.


Avenida Paulista
bate-papo
Sorriso, Redes Sociais e Saúde Mental
Pollyana Ferrari, Gulherme Polanczyk e Babu Carreira

As redes sociais podem potencializar transtornos mentais, e é preciso debater seus impactos na vida das pessoas, em especial dos jovens. Para essa conversa, contaremos com as contribuições de Guilherme V. Polanczyk especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência, Pollyana Ferrari, pesquisadora dos fenômenos na comunicação digital e Babu Carreira, atriz e influenciadora digital.

Pollyana Ferrari é escritora e pesquisadora em Comunicação Digital. Pós doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, professora do Departamento de Comunicação e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Guilherme V. Polanczyk é livre docente em Psiquiatria da Infância e Adolescência no departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Babu Carreira é atriz, humorista, roteirista, redatora e apresentadora do programa Piores Tinders do Mundo, do Biscoito Podcast, e do Eu Vi Num Filme Podcast.

15/9, quinta, das 19h às 21h

Campo Limpo
intervenção
Máscaras para conversar – O que a boca faz?
Com Cia Clementine

Por meio da série “Máscaras para Conversar”, da artista plástica Isabel Wr, as pinturas com recortes possibilitam interação com o público. E através destas obras faz-se jogos de palavras, trava-línguas, concursos labiais e palatais, declamações de micro narrativas entre outros. Atores cantantes interagem com o passantes e depois de muita conversação saem sabendo que a boca tem muita função.

Duração: 30 minutos
4, 7 e 11/9, quartas e domingos, das 14h às 14h30 das 15h às 15h30


Consolação
oficina
Mandala: a boca da alma, pela brincadeira
Com Bruno Mota, mestre em psicologia e artista plástico

A palavra sânscrita mandala significa círculo, no sentido ordinário dessa palavra. A produção da mandala envolve um processo psicológico, que envolve a integração e reorganização psíquica, além de apontar para expressões íntimas do inconsciente, ou seja, da alma (psique). Nessa vivência voltada para famílias, o público será convidado a produzir mandalas refletindo a organização psíquica da comunicação e da boca como fator simbólico nos processos terapêuticos.

Bruno Mota
é vice-líder do Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Coordenador Regional Sudeste da ANPSINEP – Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (os). Mestre em Psicologia pelo PPGPSI-UFRRJ.

3 e 10/9, sábados, das 14h às 16h

oficina
Mandala: a boca da alma…
Com Bruno Mota, mestre em psicologia e artista plástico

Nesta vivência, o público será introduzido a mandala em seu contexto histórico, mitológico, religioso e clínico, e estimulado a produzir uma mandala identificando os sentimentos que emergem das cores e formatos, além de organização psíquica da comunicação e da boca como fator simbólico nos processos terapêuticos.

Bruno Mota é vice-líder do Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Coordenador Regional Sudeste da ANPSINEP – Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (os). Mestre em Psicologia pelo PPGPSI-UFRRJ.

6/9, terça, das 19h às 21h
7/9, quarta, das 14h30 às 16h30

Florêncio de Abreu

oficina
Básico Livre de Dublagem
Com Dubrasil – Estúdio e Escola de dublagem


A voz é o tato da comunicação, tocando o outro ao transmitir ideias e sentimentos, desempenhando importante papel social. Nesta oficina livre com prática de dublagem, os participantes poderão experienciar diferentes maneiras de utilizar a fala e traduzir emoções, dando voz a personagens de desenhos animados, séries, animes e novelas.

Com Dubrasil – Estúdio e Escola de dublagem, uma das principais casas de Dublagem do país. Presta serviços desde 2005 e tem como principais produtos Os Cavaleiros do Zodíaco, My Hero Academia, Attack on Titan e Game of Thrones.

De 5 a 26/9, segundas, das 18h30 às 20h30

palestra
Cantar como uma experiência ética
com Fabiana Cozza

Em “Cantar como uma experiência ética: a (escre)vivência da voz-tambor como proposta de estudo decolonial em canto popular”, parte-se dos estudos decoloniais, da pedagogia de Paulo Freire e do pensamento empírico dos filósofos-artistas-sambistas. Fabiana compartilha o caminho de reflexões que vem tecendo acerca da autonomia e da liberdade na voz e no cantar, a partir de um caminho metodológico que explora e investiga a subjetividade vocal na presença de tambores afro-diaspóricos.

Fabiana Cozza é artista negra brasileira, cantora, intérprete, professora e pesquisadora. Sua caminhada passa pelo teatro, dança e música.Jornalista,  Mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP e Doutoranda do Instituto de Artes da Unicamp. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2012 e 2018.

6/9, terça, das 19h às 20h30
Transmissão pelo canal do Youtube da unidade.

Guarulhos
palestra
A importância do riso na vida de todos nós
Com Claudio Thebas (SP)

Especialmente por conta da Pandemia, os últimos anos foram difíceis. Recebemos muitas notícias tristes e muitos de nós perdemos amigos e familiares. É um longo tempo cumprindo o distanciamento social e utilizando máscaras de proteção. Neste encontro, Claudio Thebas nos ajuda a lembrar a importância do riso como forma de conexão e afeto.

Claudio Thebas é educador, escritor e fundamentalmente palhaço. É uma referência na educação da escuta como elo de conexão humana. Pós graduado em Pedagogia da Cooperação e desenvolve vários projetos colaborativos no universo corporativo.

8/9, quinta, das 19h30 às 21h30

oficina
Saberes do corpo – Práticas de cuidado para a mandíbula
Com Tan Baes (SP)

Este laboratório corporal busca proporcionar um espaço de experimentação e ativação dos saberes do corpo através do movimento, reconhecimento e automassagem. 
Etapas do encontro:
I. Bocejar, espreguiçar e caretear;
II. Reconhecimento anatômico;
III. Automassagem e relaxamento sonoro. 

Tan Baes é quiropraxista graduado na Universidade Anhembi-Morumbi – ABQ 1017. Desde 2015 investiga o corpo com práticas de yoga, educação somática, meditação e dança contemporânea.

10/9, sábado, das 14h às 16h

Interlagos

vivência
Desenho Afetivo
Vivência artística do projeto Boca, pra que te quero?

O Desenho Afetivo tem o propósito de alegrar e de reconhecer os motivos que levam as pessoas a sorrir e fazem os seus olhos brilharem. A proposta aqui é usar o desenho como ferramenta de afeto, a fim de lembrar às pessoas a importância de sorrir e contar suas histórias de vida.

4 e 11/9, domingos, das 11h às 16h

vivência
Boca de Siri
Vivência musical com Lili Flor e Paulo Pixu

O trio musical, formado por violões, percussão e vozes, convida o público para brincar com as palavras, ouvir histórias e a cantar cantigas populares e canções inéditas com o tema da BOCA.

Neste encontro se brinca com os sons que a boca pode emitir e com os sons que as palavras fazem, numa brincadeira musical, corporal e linguística: trava-línguas musicados, parlendas, histórias, formas que a boca ganha para trazer o som.

Duração: 40 minutos
7/9, quarta, das 14h às 15h

vivência
Olhos da língua
Vivência gustativa com bebês e crianças

Você já sentiu que um formigueiro caminhasse sobre o céu de sua boca? Ou já experimentou uma folha de salada com gosto de fruta? Diretamente do viveiro mágico, ervas, PANC´s e plantinhas fresquinhas são oferecidas para crianças e suas famílias provarem.

10/9, sábado, das 14h às 15h

Ipiranga
espetáculo
Cartas Libanesas
Com Eduardo Mossri

Em 2009 o ator Eduardo Mossri encontrou as cartas que sua avó recebia do seu avô, imigrante libanês, que tentava ganhar a vida no Brasil no início do século XX. Eduardo levou essas cartas para José Eduardo Vendramini, que também tem descendência libanesa. Além das cartas Vendramini pesquisou relatos verídicos de imigrantes libaneses no Brasil para construir o monólogo que conta a vida do personagem Miguel, que leva o mesmo nome do avô do autor.

Cartas Libanesas teve sua estreia em 2015, no Sesc Ipiranga. No mesmo ano participou do 4º Festib (Festival de Teatro de Ibirá), onde recebeu sete prêmios, incluindo os de melhor espetáculo, melhor diretor e melhor ator. Mossri também levou o espetáculo para o 15º FIT (Festival Internacional de São José do Rio Preto). Além disso, participou do Circuito Tusp 2015, com apresentações em Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru. Em 2016 e 2017 respectivamente participou como convidado da Abertura do10° Festival Internacional de Teatro doTanger/Marrocos, Théâtre Monnot de Beirute e na The Holy Spirit University of Kaslik – Líbano.

31/8, quarta, das 19h às 21h
Não recomendado para menores de 12 anos


Itaquera

vivência
A Boca que Narra Memórias: Uma Viagem pelas Histórias de Vida e a Saúde
com Sandra Lessa

Por meio de fotografias anônimas e objetos antigos, o público é convidado a celebrar a boca como um dos territórios de diferentes tipos de memórias (pessoais, coletivas, afetivas e corporais). Na vivência, a boca – entendida como portadora de lembranças e histórias pessoais – cria lugares de fala e de escuta, que por sua vez, geram bem-estar físico e emocional.

Sandra Lessa é artista da memória e histórias de vida. Mestra Artes da Cena pelo Programa de pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp e professora docente na pós-graduação “Narração Artística” na cadeira Reescrita Biográfica e Autobiografia na Casa Tombada- Arte e Cultura, e na pós-graduação “Saúde e estilo de Vida” no Hospital Israelita Albert Einstein.

3/9, sábado, das 14h às 16h30

Pinheiros
encontro
Boca – território de experiências e subjetividades
Com André Martins (filósofo e psicanalista – UFRJ), Hugo Spinelli (Médico, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Nacional de Lanus – Buenos Ayres) e Elizabethe Cristina Fagundes de Souza (UFRN)

Apresentação: Renata Visconti, dentista do Sesc Pinheiros

Mediação: Fábia Lopez Uccelli dos Santos – Dentista, Assistente da Gerência de Saúde e Odontologia do SESC São Paulo

O evento promove a discussão sobre a importância da boca e os trabalhos que ela desempenha na construção da saúde corporal e da identidade dos sujeitos enquanto corpos-território de experiências, culturas, memórias e subjetividades que podem ser determinantes de saúde e qualidade de vida.

André Martins, professor, filósofo e psicanalista (UFRJ) inicia o debate com uma discussão sobre a importância dos afetos (do querer) para a saúde, na sequência o professor Hugo Spinelli (Faculdade de Lanus/Buenos Ayres) traz sua visão sobre a importância da formação da identidade e das subjetividades na relação com esses afetos e, para fechar a discussão, Elizabethe Cristina Fagundes de Souza (UFRN) aborda a boca enquanto um território de experimentação para o corpo e, portanto, a porta de entrada de muitos desses afetos.

31/8, quarta, das 19h às 21h

Pompeia
bate-papo
Pelas encruzilhadas da boca
Com Renato Noguera, Carlos Botazzo e mediação de Juliana Alves.

Bate-papo que abordará as intersecções e similaridades entre bucalidade e os saberes ancestrais da filosofia africana.

Renato Noguera possui formação familiar griot, escritor, doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordena pesquisas nas áreas de filosofia e educação e integra o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRRJ.

Carlos Botazzo é cirurgião-dentista, sanitarista; doutor em saúde coletiva; professor associado sênior, departamento de política, gestão e saúde, faculdade de saúde pública/USP.

Juliana Silva e Alves é uma mulher negra, paulista, odontopediatra, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública e cirurgiã-dentista do Sesc São Paulo unidade Florêncio de Abreu desde 2000.

6/9, terça, das 19h30 às 21h30

Santana
intervenção
De Boca em Boca

O QUE QUE O CACÁ QUÉ? CACÁ QUÉ CAQUI! QUE CAQUI QUE O CACÁ QUÉ? CACÁ QUÉ QUALQUÉ CAQUI! (TRAVA-LÍNGUA)

Comer, digerir, morder, degustar, lamber, mastigar, beber, soprar, sorrir, beijar, chorar, falar, gritar, esbravejar, cantar, fofocar, tocar instrumentos, criar e contar histórias, falar trava-línguas… Pensando nessas e outras funções da boca, órgão tão complexo nos seres humanos, e inspirados pelas manifestações de nossa cultura tradicional brasileira propõe-se uma ocupação brincante e sensorial.

À boca miúda, o público será convidado a percorrer uma trajetória lúdico-sensorial numa ambiência pensada para fomentar a criação, o livre brincar, o degustar-se!

Nessa ambiência, a boca e suas tantas possibilidades estará presente como estímulo criativo para brincadeiras e a construção de “máscaras de boca” – inspiradas na estética popular das folias de reis, do cavalo-marinho, do carnaval pernambucano: suas cores, seus materiais, suas formas.

A máscara viva como elemento integrador da expressividade de quem a cria e veste. E será o brinquedo para se levar embora e fazer parte do espetáculo “Gestinho Sonoro: Brinquedo de Dançar”, com o Babado de Chita, finalizando a experiência.

11/9, domingo, das 14h às 16h

Santo Amaro
bate-papo
Dentição na Primeira Infância
Roda de conversa com equipe de odonto Sesc Santo Amaro

Dentro da primeira infância, existe um período que tem sido muito estudado atualmente que é a fase dos 1000 dias do bebê, onde trabalhos e evidências científicas demonstram que existe uma programação física e metabólica que perpetuará por toda a vida do indivíduo. Neste período, pode-se promover práticas saudáveis, como aleitamento materno e alimentação complementar adequada que serão os maiores aliados para um ciclo de vida saudável.

Baseado nisso, propõe-se uma conversa sobre aleitamento materno, aleitamento artificial, dieta e nutrição, hábitos bucais, cárie e traumatismo dentário.

10/9, sábado, das 11h às 12h

Santo André
oficina
Boca, lugar de saúde

Na Odontologia, o conhecimento sobre a microbiota bucal e seu equilíbrio, são alguns dos princípios para manutenção da saúde bucal. Nessa atividade, serão abordadas muitas curiosidades e dicas sobre a boca em interação com as descobertas científicas de Louis Pasteur.

2 a 30/9, terças a domingos, das 9h30 às 17h30

videoinstalação
Boca, lugar de saúde
Com Toni D’Agostinho, sociólogo e cartunista
Vídeo exibido no carrinho de curiosidades, que aborda a boca como parte essencial do corpo humano e busca promover a saúde bucal ampliando o conhecimento sobre prevenção e o equilíbrio entre diversos fatores.

2 a11/9 de setembro, terça à domingo, das 10h às 17h
18 e 25/9, domingos, das 10h às 17h

vivência
Boca, do macro ao micro
Com a equipe de Odontologia

Ação educativa que aborda o universo macroscópico e microscópico da boca. Conhecimentos, curiosidades e dicas para auxiliar nos cuidados com a saúde bucal.

3/9, sábado, das 14h às 16h

vivência
O mundo em minha boca
Com Éos Perfomático

Resgate poético e musical sobre as funções da boca como meio de experimentação do mundo e forma de expressão. Trata do autocuidado, da alimentação saudável, do paladar e da linguagem. O enredo é contado e cantado por uma trupe de cancioneiros sobre as aventuras e experimentações a partir da boca.

3/9, sábado, das 16h às 17h


Vila Mariana
oficina
“(C)afeto com Açúcar”
Com equipe Comer História

“(C)afeto com Açúcar” é uma proposta sobre boca, saúde e memória através de dois ingredientes que moldaram o Brasil: café e açúcar. Nesta jornada os participantes serão estimulados a refletir sobre o consumo de alimentos medicamentosos e remédios alimentosos, proporcionando troca e o resgate de memórias afetivo-gustativas por meio de 3 alimentos que fizeram parte da história e dos hábitos dos brasileiros: rapadura, melaço e café, juntos e separados.

Ana Carolina Viotti é doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/campus Franca), historiógrafa do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH) e docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em História.

Gabriel Ferreira Gurian é doutor em História, com investigações e atividades relacionadas à História da Alimentação e das Ingestões, e ao período conhecido como Brasil Holandês (1624-1654).

Rafael Afonso Gonçalves é doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade Média, viagens, oriente, representação da natureza e dos animais.

De 4 a 7/9, terça, quarta e domingo, das 15h às 16h

Interior e Litoral


Araraquara

vivência
Papilas GustAtivas

O participante é convidado a escolher um tipo de sabor – doce ou amargo – e, enquanto degusta, utiliza fones para ouvir sobre a percepção da palatabilidade. Ao fim, expressa sua sensação escrevendo no “balão do pensamento”.

3/9, sábado, das 10h às 14h

oficina
BoCaleidoscópio em Mandalas

Introdução aos elementos e arquétipos das mandalas com formações caleidoscópicas e exercícios de representação a partir das funções boca, como beijar, morder, assoprar, assobiar, sussurar, beber, mastigar, triturar.

10/9, sábado, das 10h às 11h30

Bauru
palestra
Boca enquanto território: saúde bucal, alimentação e movimentos sociais

Com Roosevelt da Silva Bastos, do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva (FOB/USP) e Felipe Peixoto, camponês, assentado e militante do MST. Mediação de Fábia Uccelli, assistente técnica da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP

Partindo do conhecimento da boca que fala, come, deseja, expressa, reivindica e partilha saberes, este bate papo traz discussões sobre a saúde bucal na perspectiva de produtores agroecológicos moradores de um assentamento de Bauru e região.

2/9, sexta, das 19h às 21h
Atividade presencial com transmissão ao vivo no Youtube. 

bate-papo
Desapegar da chupeta com afeto: uma visão ampliada e multiprofissional
Com equipe de Odontologia Sesc Bauru e Juliana Gimenez, psicóloga e idealizadora do projeto online “Tchau chupeta”

A chupeta, é um dos assuntos mais polêmicos quando se discute a primeira infância e seu uso prolongado pode ter impacto na saúde dos pequenos. Discutir e reunir informações sobre sua utilização possibilita apoio, reflexão e empoderamento das famílias para uma tomada de decisão informada e consciente na escolha do momento certo para a retirada deste acessório.

10/9, sábado, das 10h às 11h

Bertioga
bate-papo
A Palavra Alma ou Nhe’e Porã

Um dos principais elementos de reconhecimento do modo de ser Guarani, nande reko, é o falar. Portanto, para ser Guarani é preciso falar Guarani. As palavras, que saem pela boca, vêm da alma, nhe’e. Nhe’e significa alma, mas também significa a palavra. Se palavra é alma e alma é palavra, o falar é sagrado, assim como é o silêncio, pois só a prática do silêncio nos permite ouvir os outros falares. Assim, a boca que articula as palavras expressa também a alma Guarani. Nesse bate-papo entre o historiador Cadu de Castro e Denílson Karaí Mirim, conheceremos o papel da boca como órgão articulador das palavras na cultura Guarani.

9/9, sexta, das 15h às 16h

Birigui
instalação
Bocas Diversas
Por Jussara Maragoni

Instalação composta por colagens, poesias e moldes bucais, trazendo conceitos de diversidade das bocas e da singularidade de cada arcada dentária, que possui características únicas entre cada indivíduo.

Jussara Marangoni é graduada em Artes na FAAP e mestre em design pela UNESP. É professora de artes, e colaborou com universidades como Mackenzie, FAAP, Belas Artes, PUC-SP, Unitoledo e oficinas no SESC. Participou de residências artísticas e diversas exposições.

2 a 25/9, terças a sextas, das 12h20 às 19h, sábados e domingos, das 9h às 16h

exibição
O que fala a boca?

Vídeo-relato de personagens que possuem narrativas sobre as dimensões sociais da boca, como preconceitos, agressões e mudanças de paradigmas.

7/9, quarta, das 18h às 18h15
Disponível nas redes sociais da unidade

encontro
A Poesia das Vozes Femininas
Com Projeto Sekihan

Roda de conversa sobre como as mulheres se manifestam por meio da
poesia, seja falada ou cantada, podendo ser um ato social e político. A conversa inclui músicas e poesias autorais sobre bocas, vozes e lugares de fala, e conta com a participação da cantora Jéssica Rosa e das poetisas Fernanda Sena e Tati Takiyama.

8/9, quinta, das 19h30 às 21h

Campinas
oficina
Culinária Árabe “Memória Afetiva”
Com Valéria Arbex
A oficina “Memória Afetiva” foi fomentada a partir da pesquisa realizada para o espetáculo Salamaleque. A culinária árabe, e a oralidade, são pilares da pesquisa que deu origem ao espetáculo. Nesta atividade serão apresentadas as receitas feitas durante a peça teatral, sendo elas: Pão com zátar, Babaganuche, Água aromatizada e Raha (goma árabe).

A partir das receitas acima, os participantes terão a oportunidade de aprendê-las, juntamente com sua história, sua procedência e local do surgimento. No segundo momento da oficina, juntamente com a degustação, ao redor da mesa, os participantes, serão estimulados a darem os seus depoimentos familiares vinculados as suas próprias receitas, esse momento é permeado da leitura de poesias e jogos que estimulam a memória de cada um relacionada a comida.

Valéria Arbex é formada pela Escola Profissionalizante de Atores Indac – SP (1998) e Escola de Atores Pirandello / SP, coordenação de Marco Antônio Braz.

2/9, sexta, das 15h às 17h

espetáculo
Salamaleque
Com Valéria Arbex, da Cia Teatral Damasco

Entre pastas de grão de bico, água aromatizada e pão com zátar, Elizete, recebe o público na cozinha da sua infância, no dia da sua celebração. Os espectadores, são conduzidos através da memória da personagem, convidados a sentar-se à mesa e compartilhar das histórias de vida, trazidas junto de aromas, cores, melodias.
Após a apresentação haverá um bate-papo com a atriz.

Duração completa: 90 minutos.
2/9, sexta, das 20h às 21h30

Catanduva
intervenção
Um Bocado Di(verso)
Com o Grupo Matéria Rima

Por meio da cultura hip hop, a intervenção propõe despertar a consciência sobre os cuidados com a boca. Cantando histórias o público viajará pelo beat box, speed flow, trava línguas e canto.

O grupo Matéria Rima, embora nascido da cultura Hip Hop, ganhou fôlego no berço da Educação. Fundado em 2002 pelo artista e MC Joul, o grupo é reconhecido por transformar as matérias curriculares e os temas da contemporaneidade em letras criativas para as suas músicas. Dessa forma, propagam ao mundo o poder transformador da Educação, sendo o Hip Hop o pretexto para a valorização do próprio corpo e o respeito ao próximo, a promoção da autoestima e a cultura de paz, sempre incentivando o hábito da leitura e dos estudos e desenvolvendo o gosto pela música, arte e dança. 

1 e 2/9, quinta e sexta, das 13h30 às 15h30 e das das 15h30 às 17h30

Jundiaí
passeio
Adega Santa Cecília e Bella Mattina

Por meio da boca pode-se conhecer outras culturas, experimentar novos sabores e também fazer escolhas saudáveis. Que tal conhecer o passo a passo da produção de vinho, suco e outros produtos derivados da uva? Neste passeio, poderemos vivenciar este processo, além de conhecermos dois lugares belíssimos em Jundiaí, a Adega Santa Cecília e o Sítio Bela Vista, onde tomaremos um café da manhã colonial.

3/9, sábado, das 8h às 14h

bate-papo
A boca e suas curiosidades!
Com educadores e dentistas do Sesc Jundiaí

A boca humana é um importante canal de conexão e troca com o mundo. É com ela que nos alimentamos, nos comunicamos e nos relacionamos. Por isso, é fundamental conhecer e cuidar desse órgão tão especial. Que tal participar de um Quiz que vai desafiar seus conhecimentos sobre as diferentes funções da boca e suas relações com a saúde bucal?

8/9, quinta, das 15h30 às 16h30
9/9, sexta, das 9h30 às 10h30
10/9, sábado, das 15h às 16h30

Piracicaba

exibição e bate-papo
Cinema & Psicanálise

O Sesc em parceria com o Grupo Tear de Psicanálise convida Hang-Ly Ikegami Rochel, médico psiquiatra e psicanalista para comentar o filme:

Julie & Julia
EUA, 2009, 123′
Dir: Nora Ephron
Elenco:  Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci
1948. Julia Child é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul. Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

Não recomendado para menores de 12 anos
2/9, sexta-feira, 19h às 22h
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

oficina

Com a Boca toda! Cultura, saúde e alimentação: um prato cheio
Com Sabores & Saberes – Educação para o Gosto

Quais são as frases, ditos populares, metáforas e tantas outras figuras de linguagem que usamos em nosso falar cotidiano que nos rementem às ideias da alimentação? A boca, órgão vital para falar e comer, está repleta de “sabores”, mas também de “saberes”. Nesta atividade, vamos fazer um mergulho na boca e falaremos um pouco da Língua Portuguesa, em suas mais diversas expressões populares que trazem metáforas de alimentação para o falar diário. Abordando os 5 gostos (doce, salgado, azedo, amargo e umami), a atividade é um convite aos participantes a explorarem os sabores e saberes durante o ato de se alimentar.

Com a educadora gastronômica e cozinheira chefe Gabriela Brucoli e o psicanalista, educador e filósofo Helio Hintze – Sabores & Saberes – Educação para o Gosto

7/9, quarta, das 10h às 12h

vivência
Papilas GustAtivas TechnoSensorial

Experiência de diferentes percepções do Paladar pela própria gustação e pela interação com outros sentidos, seguindo os preceitos do Mindful Eating – Comer Consciente.

7/9, quarta, das 13h30 às 17h30

Ribeirão Preto
vivência
A caixa misteriosa
Com a equipe de Odontologia e a dentista Fernanda Emiko Izumida
 
No Espaço de Brincar, o público será convidado a descobrir o que existe dentro de uma caixa misteriosa. Cada participante poderá pegar uma placa contendo a imagem de uma função social da boca. A partir desta imagem, as mediadoras dentistas abordarão, de forma lúdica, o conceito da bucalidade. A busca motivar o aprimoramento e manutenção de uma saúde bucal plena, expandindo o conceito da boca para parte integrante, ativa e dinâmica de toda a estrutura corpórea, o que contribui não só para a saúde física, mas também para a saúde mental, social e do indivíduo em sua plenitude.

3 e 10/9, sábados, das 10h às 17h

Rio Preto

intervenção
Abocanhado
Com Murilo Gussi, ator.

Abocanhado investiga possibilidades de comunicação com a arquitetura e as pessoas que circulam pela unidade. Propõe inicialmente o estranhamento e a curiosidade. O jogo se inicia mais distanciado e então se relaciona diretamente com o público a partir da mímica e de elementos teatrais. O clow reproduz ações do público como sorrir, bocejar, desconfiar e convida assim a reflexão da boca como elemento de expressão de múltiplas sensações.

8 e 9/9, quinta e sexta, das 15h às 18h

Santos

palestra
Sua voz diz muito sobre você (saúde vocal)

Com uma breve apresentação da anatomia e fisiologia vocal a fonoaudióloga e cantora Kika Willcox falará sobre os cuidados com a voz. Também apresentará alguns exercícios que ajudam a ter uma boa voz (preparação vocal para a voz falada), além de comentar sobre mitos e verdades sobre o tema.

2/9, sexta, das 17h às 19h

São José dos Campos
oficina
Introdução ao Beat Box
com Thiago Mautari

O beatbox é um jeito orgânico e intuitivo de fazer música que independe do uso de instrumentos para sua prática. Nessa oficina, o participante será introduzido aos princípios das técnicas mais usadas através de treinos e exercícios práticos

3 e 4/9, sábado e domingo, das 15h às 16h30

bate-papo
Sons e Palavras do Entorno
com Meire D’Origem, Relata Gélamo e Joazinho Beat Box

Nesta roda de conversa, mediada pela Meire D’Origem, liderança comunitária e arte-educadora da cidade, com  Renata Gelamo, arte educadora, fonaudióloga e produtora cultural e Joãozinho beat box, liderança comunitária e MC, será abordada a importância da boca na produção do som e das palavras, e o papel do ambiente em que vivemos nas diferentes maneiras de se expressar. 

9/9, sexta, das 18h30 às 19h30

show
Encontro de Rimas e BeatBox
com Meire D’Origem e os convidados Joazinho Beat Box, Alra Alves e DJ Tejota

Encontro Musical com artistas da cena local, Meire d`origem, Joaozinho beat box, Alra Alves e DJ Tejota, trazendo as rimas do hip hop e as técnicas do Beat Box.

9/9, sexta, das 20h às 21h15

Sorocaba

oficina
A psicossomática da língua
com Marcelo Anselmo e Silva, fisioterapeuta especialista em práticas integrativas e gerontologia

Apresentação de aspectos da língua, a partir dos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, buscando suas relações com os diversos fenômenos psicossomáticos.

6/9, terça, das 19h às 20h20

oficina
Silêncio é voz
com Patrícia Sanches, psicóloga e praticante de meditação

O silêncio também é comunicação ativa, e muitas vezes é justamente esse intervalo preservado entre as palavras que propicia um melhor entendimento.
Nessa oficina, os participantes serão convidados a vivenciar as pausas no diálogo de forma consciente e construtiva.

8/9, quinta, das 19h30 às 21h

espetáculo
Draguinho – Diferente de todos, parecido com ninguém
Com a Cia. Etc e tal

Um jovem dragão descobre que não é capaz de soltar fogo pela boca. Através de muitas gargalhadas e momentos de reflexão, o público é convidado a se encantar com esse simpático personagem, e a se questionar sobre onde está a beleza do mundo depois de se aventurar pela floresta e viajar para dentro de seus próprios sentimentos.

Criação e Adaptação Mimo Teatral || Centro Teatral e Etc e Tal     
Texto Original  || Cláudio Galperin 
Atuação Solo || Marcio Moura
Direção || Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo
Preparação Mímica II Alvaro Assad
Trilha Original e Direção Musical || Joaquim de Paula
Figurinos e adereços  || Fernanda Sabino
Desenho de Luz  || Luiz André Alvim     
Desenho Gráfico || Hannah 23
Realização, Produção e Ambientação Cênica || Centro Teatral e Etc e Tal

Duração: 48 minutos
11/9, domingo, das 16h às 17h

Taubaté
oficina
Vivência de beatbox
com Joãozinho Beatss

A vivência de beatbox propõe a experimentação deste movimento musical que trás a boca como principal instrumento. O Beat Box é como se fosse uma caixa de som humana que com a boca emite vários sons ao mesmo tempo, muitos dizem que seria uma espécie de banda formada por uma pessoa só, onde com os lábios, língua, garganta e voz a pessoa pode transmitir sons como bateria, guitarra, baixos e efeitos de uma mesa de som de um DJ.


Joãozinho Beatss iniciou sua carreira com o Grupo de Rap Família Urubus, em 2004, e integra o grupo de rap Sociedade dos Poetas Livres (SPL). Pertence também ao corpo de membros associados da Companhia Cultural Velhus Novatus.
                   
11/9, domingo, das 15h às 16h30

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.