3ª edição – Nós Tantas Outras: chamada para coletivos de mulheres em SP

20/04/2022

Compartilhe:

Matéria atualizada em 16/05/22.

Estão encerradas as inscrições para coletivos e grupos de mulheres de todo o estado de São Paulo interessados em participar do 3º Encontro Internacional Nós Tantas Outras, ação bienal que busca promover reflexões sobre a condição social de meninas e mulheres em diferentes realidades. As inscrições estiveram abertas de 25/04 a 15/05/22. Em breve serão informados os coletivos selecionados.

>> Conheça todas as condições para a inscrição:

  • Acesse o regulamento em PDF:
  • Acesse o regulamento em txt:

Vinculada ao programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, a 3ª edição do Nós Tantas Outras, tem como tema Fortalecendo Redes de Meninas e Mulheres, e busca criar oportunidades para a partilha de experiências protagonizadas por mulheres, mapear iniciativas e ações de impacto comunitário, identificar demandas de formação das organizações de mulheres e colaborar com o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas por coletivos e grupos de mulheres localizados no território paulista.

Nesta edição serão realizados encontros e formações dirigidos a integrantes de até 10 coletivos ou grupos selecionados. Tanto os encontros quanto as formações serão realizados em formato virtual, ao longo do mês de setembro. Como parte do processo, os coletivos ou grupos selecionados devem se comprometer também a realizar e registrar ao menos uma atividade em seus territórios ou contexto de atuação. 

As inscrições para a chamada aberta são gratuitas e realizadas por aqui a partir das 14h do dia 25 de abril. Para se inscrever basta ler atentamente o regulamento e preencher o formulário digital. As inscrições ficam abertas até 15 de maio ou até atingirem 100 inscrições válidas. 

A chamada aberta é voltada exclusivamente a coletivos e grupos de mulheres do estado de São Paulo, sejam coletivos de pessoas físicas, organizações não governamentais ou pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

Serão considerados grupos que atuam, nos mais diversos campos e formatos, com a defesa e a promoção dos direitos humanos, a valorização da diversidade cultural, a defesa de territórios e saberes e a sustentabilidade, considerando sua potencialidade de fomentar a equidade de gênero e reflexões sobre a condição social de meninas e mulheres. 

O coletivo Nós, mulheres da periferia, da cidade de São Paulo, fala um pouco sobre seu trabalho e a importância das redes de apoio nas periferias para meninas e mulheres, clique aqui para ler e saber mais.

Conheça mais sobre o Encontro Internacional Nós Tantas Outras 

Nós Tantas Outras é um encontro bienal vinculado ao programa institucional Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, que busca promover reflexões sobre a condição social de meninas e mulheres em diferentes realidades, os feminismos e os desafios na atualidade, considerando, dentre outros, aspectos como raça, etnia, classe, orientação sexual, identidade de gênero, faixa etária e religiosidade.  

Em sua primeira edição, em 2018, o Encontro teve como intenção realizar uma abordagem histórica dos feminismos, suas origens, intersecções e demandas e contribuir para a reflexão sobre a condição social da mulher em diferentes realidades. Por meio de conferências e mesas de debates reuniu mulheres de várias áreas de atuação de países da América, Europa, Ásia e África.

Já a segunda edição, em 2020, sob o título Mulheres e Novos Imaginários, buscou propiciar a troca de experiências e saberes entre os coletivos da América Latina, de modo que as estratégias utilizadas por tais grupos, no intuito de romper com condições de desigualdade e violências, pudessem ser compartilhadas num exercício de aprendizagem e fortalecimento mútuos. Por meio de uma chamada aberta, selecionou 24 coletivos para participarem de três Grupos de Trabalho: Saberes, ciência e tecnologias; Produção artística e política cultural; Representatividade, representação e identidades; além da realizar conferências que dialogaram com o tema central do evento. 

Veja mais informações sobre a inciativa em www.sescsp.org.br/nostantasoutras 

Sobre o programa Diversidade Cultural

O programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo contempla pessoas, populações e culturas cujos direitos encontram-se ameaçados, violados e/ou invisibilizados, em decorrência das inequidades da estrutura social, construídas historicamente. 

O programa atua nas seguintes áreas:  Gênero e Sexualidade, Negritude, Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais, tendo como parâmetros para a construção de suas ações, pesquisas e dados que revelam os contextos sociais referentes a essas populações, assim como as potências de seus conhecimentos, práticas e produções.  Por meio de atividades e diretrizes que respeitam o protagonismo e a escuta dessas populações, destinadas a públicos de diferentes faixas etárias, o programa pretende criar espaços para convivência e troca, reconhecimento das diferentes cosmopercepções, tendo por objetivo a construção de uma sociedade mais equitativa, justa e não violenta.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.