Da batida musical à batida policial: o funk interpreta o Brasil

15/12/2022

Compartilhe:

Por Tiaraju Pablo D’Andrea

Resenha do livro: CYMROT, Danilo. O funk na batida: baile, rua e parla-mento. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2021.

Não é um livro sobre funk, é um livro sobre o Brasil. Esta sentença ditada pelo antropólogo Hermano Vianna fornece o estatuto que merece a obra O funk na batida: baile, rua e parlamento, de Danilo Cymrot.

O livro é resultado de sua dissertação de mestrado em Criminologia, defendida na Faculdade Direito da USP. Além do inovador olhar prove-niente das ciências jurídicas, cabe ressaltar que Cymrot também é músico e produtor cultural. O autor mobiliza essas três formações para tratar do gênero musical mais emblemático da sociedade brasileira contemporânea: o funk.

A pesquisa é de fôlego e nos apresenta uma quantidade impressio-nante de dados, datas e fontes para embasar seus argumentos principais: demonstrar como a chamada “criminalização do funk” tem como pano de fundo uma criação discursiva que projeta e recria medos e uma estrutu-ral perseguição a negros e pobres que dá a tônica da vida social brasileira desde os primórdios da nação.

Para ler a resenha completa, é só baixar o artigo:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.