Em diversos pontos do território paulista, agenda de eventos expande universo literário e promove encontros entre escritores, leitores, obras e editoras (foto: Matheus José Maria)
Leia a edição de JULHO/25 da Revista E na íntegra
POR LUCAS VELOSO
Neste mês de julho, os holofotes do mundo literário se voltam para Paraty (RJ), com a sua tradicional Festa Literária Internacional (Flip). Mas São Paulo também realiza as suas próprias festas e feiras dedicadas aos livros, espalhadas pela capital e pelo interior, ao longo de todo o ano. Desde atividades em espaços icônicos do Centro da capital, como a Praça das Artes e a Biblioteca Mário de Andrade, às feiras que ocupam territórios periféricos, como o Campo Limpo, na zona Sul, o circuito literário paulista cresceu com propostas plurais, acessíveis e diversas. A Festa do Livro da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, por exemplo, reúne milhares de leitores, aproximando-os de um acervo diverso e acessível. Já em Ribeirão Preto, a pouco mais de 300 quilômetros da cidade de São Paulo, a Feira Internacional do Livro (FIL) se firma como uma das maiores feiras literárias da América Latina.
Descubra esses e outros eventos literários imperdíveis que fortalecem o acesso à leitura e criam territórios de encontros e trocas entre leitores, autores e editoras.
Interior entre palavras
Com o tema “Futuros possíveis: entre linhas e parágrafos”, a 24ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto convida o público a pensar a cultura brasileira a partir de seus caminhos e transformações ao longo da última década. Inspirada na obra do sociólogo italiano Domenico De Masi (1938-2023), a programação deste ano busca estimular discussões sobre identidade, brasilidade e cenários possíveis para o futuro do país. Reconhecida como uma das maiores feiras literárias a céu aberto da América Latina, a FIL é realizada de 15 a 24 de agosto e reúne autores, editoras e leitores em uma maratona com mais de 400 atividades gratuitas. Em 2025, os homenageados são Domenico De Masi, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, o escritor infantojuvenil André Luiz Oliveira e o romancista da cidade Matheus Arcaro. A expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores, que, juntas, somaram mais de sete milhões de visitantes ao longo de 23 anos.
24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
De 15 a 24/8, na Praça XV de Novembro, Centro, e outros locais, Ribeirão Preto (SP).
Grátis. Mais informações: fundacaodolivroeleiturarp.com
Livros no Centro
A FLIPEI, Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, chega à sua 8ª edição com uma programação robusta que toma conta da Praça das Artes, no centro histórico de São Paulo. Ao longo de cinco dias, o evento reúne mais de 100 editoras independentes em estandes com milhares de livros, mesas de debate, apresentações artísticas, saraus, slams, apresentações de teatro e atividades voltadas ao público infantojuvenil. Mais do que uma feira, a FLIPEI se firma como um espaço de circulação de ideias, incentivo à leitura e valorização da produção editorial independente. Com uma curadoria atenta a temas contemporâneos, e participação de nomes nacionais e internacionais, a festa literária se consolida como referência no calendário cultural do país. Neste ano, acontece de 6 a 10 de agosto.
FLIPEI – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes
De 6 a 10/8, na Praça das Artes (Av. São João, 281 – Centro, São Paulo – SP).
Grátis. Mais informações: flipei.abraceumacausa.com.br
Quebrada literária
Com uma programação promovida em diversos equipamentos públicos da região, a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) reafirma seu compromisso com a descentralização de eventos culturais, com a formação de leitores e o incentivo à produção literária das regiões periféricas. Sua 11ª edição será realizada de 21 a 27 de setembro, com encerramento na Praça do Campo Limpo. Entre oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, lançamentos de livros e shows, a FELIZS também se consolida como espaço de visibilidade para artistas e autores periféricos, que têm a oportunidade de divulgar e comercializar suas publicações diretamente com o público. Um dos destaques da iniciativa é a “moeda literária”, dinheiro simbólico distribuído a estudantes de escolas públicas no dia do encerramento. Com ele, os jovens podem adquirir livros na feira, tendo acesso à leitura de forma concreta.
FELIZS – Feira Literária da Zona Sul
De 21 a 27/9, em diversos espaços da zona Sul de São Paulo
Grátis. Mais informações: www.felizs.com.br
Pauliceia expandida
Criado em 2019, o Festival Mário de Andrade celebra a literatura e o livro para além de quatro paredes. Realizado na Biblioteca Mário de Andrade e em outros equipamentos culturais do município, o evento ocupa o Centro da cidade com livros, debates, música e arte. A edição de 2025, prevista para outubro, marca os 100 anos da biblioteca paulistana, reafirmando seu papel como um polo cultural aberto, acessível e conectado à vida urbana. Com entrada gratuita, reúne editoras, coletivos, artistas e instituições dedicados à leitura. Além da feira de publicações independentes, a programação inclui encontros com autores, rodas de conversa, intervenções artísticas e atrações para o público infantojuvenil. Ao integrar o calendário da Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa celebra a literatura contemporânea e homenageia o escritor modernista que dá nome ao espaço.
Festival Mário de Andrade
Entre outubro e novembro, na Biblioteca Mário de Andrade (rua da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP) e arredores.
Grátis. Mais informações: cultura.prefeitura.sp.gov.br
Livros mais acessíveis
Conhecida pelos leitores como uma oportunidade para a compra de obras com descontos, a Festa do Livro da Universidade de São Paulo (USP) realiza sua 27ª edição em novembro, ainda sem data confirmada. Montada na Cidade Universitária, na capital paulista, reúne editoras de todo o país. Organizada pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), promove o acesso a diferentes gêneros de catálogos que incluem literatura geral, obras acadêmicas, infantis e raridades, comercializados com 50% de desconto. Em 2024, foram mais de 220 editoras participantes e cerca de 150 mil títulos. Com entrada gratuita, costuma atrair milhares de visitantes ao longo de seus cinco dias de programação.
27ª Festa do Livro da USP
Novembro (data a confirmar), na Cidade Universitária – Av. Professor Mello Moraes, Travessa C, São Paulo – SP.
Grátis. Mais informações: festadolivro.edusp.com.br
A EDIÇÃO DE JULHO DE 2025 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de JULHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.