
Esporte é Movimento. A partir desta premissa, que é também o tema da 31ª edição do Sesc Verão, o ano de 2026 começa com um compromisso por parte do Sesc São Paulo: o fomento a práticas esportivas acessíveis, prazerosas e diversas, reconhecendo que cada corpo tem seu próprio jeito de se movimentar e que o esporte deve refletir exatamente isso.
Com mais de 1,1 mil atividades gratuitas em todo o estado de São Paulo, a programação apresenta essa pluralidade de movimentos em cinco eixos: esportes originários, esportes de expansão e reemergência, esportes comunitários, novos esportes e esportes populares.
A proposta do eixo “Esportes originários” é a de valorizar práticas esportivas ancestrais, evidenciando aspectos culturais, filosóficos e pedagógicos de modalidades que possuem raízes profundas nas tradições e na identidade de diversas comunidades ao redor do mundo.
Um bom exemplo de esporte dentro deste eixo é o judô que, presente em diferentes unidades ao longo do projeto, ganha um destaque dourado com a participação da medalhista Bia Souza em atividades no Sesc Guarulhos (10/1), no Sesc Pinheiros (16/1), no Sesc Vila Mariana (24/1) e no Sesc São Carlos (31/1).

Outro é a canoagem, modalidade que estará muito bem representada no Sesc Verão com a participação da atleta olímpica Ana Sátila em encontros realizados no Sesc Interlagos (6/2), no Sesc Guarulhos (6/2), no Sesc Pinheiros (7/2) e no Sesc Belenzinho (8/2).

Neste segmento estão as modalidades que, após um período de menor visibilidade, estão novamente despertando o interesse e ganhando adeptos, como o vôlei de praia, modalidade que entra em quadra no Sesc com as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, que comandam atividades no Sesc Itaquera (10/1), no Sesc Mogi das Cruzes (10/1) e em São José do Rio Preto (11/1).

Inspirada por uma nova geração de atletas, recuperando espaço e conquistando praticantes, o skate, contará com instalações, rampas e circuitos em diferentes unidades. Sem falar na circulação realizada pelo skatista olímpico Kelvin Hoefler na Praça da Sé, numa atividade realizada com o Sesc Carmo (8/1), mas também no Sesc Itaquera (10/1) e no Sesc Casa Verde (10/1).

Com o propósito de fortalecer os laços sociais e promover a integração por meio da prática esportiva, este eixo valoriza esportes que buscam criar ambientes acessíveis e acolhedores. Isso permite que todos, independentemente de suas habilidades ou características físicas, possam participar, como a natação paralímpica, que chega à programação na velocidade do multicampeão Gabrielzinho. O atleta estará conosco nas piscinas do Sesc 24 de Maio (8/1), do Sesc Ribeirão Preto (10/1), Sesc Franca (10/1), Sesc Araraquara (11/1), Sesc Belenzinho (16/1), Sesc Guarulhos (17/1), Sesc São José dos Campos (17/1) e do Sesc Taubaté (18/1).

O eixo de “Esportes Populares” abrange modalidades acessíveis e que são facilmente encontrados em diversas comunidades ao redor do mundo.
Presente em diferentes unidades e por meio de práticas das mais diversas, o segmento também contará com a circulação de atletas, como a medalhista Flavia Saraiva, que traz a Ginástica Artística para o Sesc Pompeia (10/1), do Sesc Ribeirão Preto (11/1), Sesc Sorocaba (24/1), Sesc Belenzinho (24/1), Sesc São José do Rio Preto (25/1), Sesc São Caetano (31/1) e Sesc Mogi das Cruzes (1/2).

O eixo de “Novos esportes” engloba modalidades que, por mais que ainda não sejam conhecidas por um grande público, têm conquistado um espaço relevante, como o Touch Tênis e o Pickleball, práticas que serão tema de vivência conduzida pelas ex-tenistas Teliana Pereira e Joana Cortez no Sesc 14 Bis (11/1).

São cinco segmentos e milhares de oportunidades para encontrar a sua prática. O importante mesmo é não ficar parado, afinal: Esporte é Movimento.
Acesse a programação do Sesc Verão e participe.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.