O Poder de Minhas Mãos – Conversa com as Curadoras

15/10/2025

Compartilhe:

Com curadoria de Odile Burluraux, Suzana Sousa e Aline Albuquerque, a exposição O Poder de Minhas Mãos, no Sesc Pompeia, apresenta uma representação coletiva e significativa da produção artística de mulheres do Brasil, da França, do continente africano e da diáspora.

Trata-se da circulação da mostra homônima The Power of My Hands, apresentada pela primeira vez na Temporada África 2020 (Saison Afrique 2020), realizada pelo governo francês. A exposição também passou por Luanda, capital de Angola, e agora chega ao Brasil, compondo a programação da Temporada França-Brasil 2025 (France-Brésil: Une Saison en 2025), organizada pelos governos do Brasil e da França.

No vídeo abaixo, as curadoras falam um pouco sobre a exposição e seus quatro eixos temáticos — “Estórias pessoais”, “Histórias e ficções”, “O pessoal é político” e “Performances”. Eles buscam difundir, de maneira dialógica, as obras dessas artistas que, a partir de uma perspectiva feminina, procuram ampliar os espaços de participação das mulheres no cenário da arte contemporânea, sobretudo do Sul Global.

A exposição conta com o trabalho das artistas Aléxia Ferreira, Aline Motta, Ana Pi, Ana Silva, Buhlebezwe Siwani, Castiel Vitorino Brasileiro, Dhiovana Barroso, Eliana Amorim, Fabiana Ex-Souza, Gabrielle Goliath, Gê Viana, Grace Ndiritu, Kapwani Kiwanga, Jasi Pereira, Lebohang Kganye, Lerato Shadi, Lidia Lisbôa, Lucimélia Romão, Pedra Silva, Reinata Sadimba, Senzeni Marasela, soupixo, Stacey Gillian Abe e Wura-Natasha Ogunji.

Saiba mais e acompanhe a programação paralela à exposição em sescsp.org.br/opoder.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.