Sesc SP marca presença em mais uma Feira do Livro, na Praça Charles Miller – Pacaembu 

29/05/2025

Compartilhe:

Nesta quarta edição do evento, além da venda de livros das Edições Sesc e produtos da Loja e Selo, o estande oferecerá oficinas em manualidades 

O Sesc SP estará presente em mais uma edição da Feira do Livro, que desta vez acontece de 14 a 22 de junho. Como sempre, a Praça Charles Miller é o espaço de um grande encontro literário. 

Criado em 2022, o festival contará com mais de 150 expositores – e o Sesc, mais uma vez, participa do evento com um estande com a venda de livro das Edições, produtos da Loja e Selo, além de oficinas em manualidades relacionadas ao livro. 

Promovendo o encontro entre diferentes perspectivas culturais, raciais, intelectuais, sociais e literárias e pautado na diversidade de ideias, gerações e pontos de vista, a Feira do Livro, que é gratuita e combina elementos das feiras de livros de rua com festivais literários, acontece desde 2022 – com o Sesc marcando presença em todas as edições.   

A grade de programação do estande este ano traz artistas e coletivos que conduzirão os participantes pelo universo dos livros por meio de oficinas. 

PROGRAMAÇÃO  

Estampando Marca-Páginas com Carimbos  
Com Priscila Tâmara e Tutano Nômade  
Dia 14/6, sábado, das 14h às 17h  
 
Nesta oficina o público é convidado a soltar a imaginação e criar uma arte impressa com carimbos, utilizando materiais como tintas de serigrafia, bases de madeira e EVAs. A partir daí, os carimbos são usados para fazer a decoração de maneira livre e criativa em marcadores de página.  
  
Sobre Priscila Tâmara:  
Designer de superfície e arte-educadora. Dedica-se ao universo da estamparia, tendo como objeto de estudo a arte têxtil africana e sua contextualização histórica e cultural. Desenvolve projetos de criação nas áreas de estamparia, moda, design gráfico e de superfície, individualmente e como integrante do Tranquilo Studio.  
  
Sobre Tutano Nômade:  
Artista visual autodidata, trabalha com técnicas como pintura, poesia, performance e vídeo-arte. Ilustrou o livro “Afrofuturo, Ancestral do Amanhã”, que foi reconhecido entre os 30 melhores livros infantis de 2023 pela revista Crescer e integrou a exposição Karingana – Presenças Negras no Livro para as Infâncias.  

La Libretita  
Com La Bici Press   
Dias 15 e 19/6, domingo e quinta, das 14h às 17h  

Nesta oficina, são apresentadas técnicas, processos e ferramentas básicas para produzir um caderno de anotações, que leva o nome de La Libretita. O caderno contém citações com reflexões sobre o ato de se auto-publicar, informação sobre ferramentas básicas para encadernar, e uma lista de espaço e feiras de publicação independente. Nesta oficina, são ensinadas as seguintes técnicas:  
  
Encadernação: É apresentada a encadernação borboleta, também conhecida como canoa ou três pontos.  
Desenho com papel carbono: A partir de imagens, as pessoas são convidadas a personalizar La Libretita desenhando com a técnica do papel carbono.  
  
Xilogravura: Para finalizar, é feita a impressão da capa com a matriz tipográfica feita com corte a laser.  
  
Sobre a La Bici Press:  
La Bici Press é um ateliê móvel de arteimpressa e publicações independentes que roda em São Paulo fazendo ações gráficas com processos de impressão artesanal. O grupo apresenta ao público técnicas de impressão como linguagem possível na produção de publicações independentes. São usadas as técnicas de serigrafia, xilogravura, monotipia e carimbo, organizadas em estações, onde as pessoas participantes experimentam as técnicas enquanto criam um cartaz, um zine ou um cartaz que vira zine. As atividades são criadas e coordenadas pela uruguaia Florencia Lastreto e pela colombiana Lina Ibáñez, que são artistas e editoras com ampla pesquisa e atuação na área.  
  
Sobre Florencia Lastreto:  
Artista gráfica e editora nascida em Montevidéu e residente em São Paulo. No Uruguai estuda Belas Arte e Letras na Udelar, e fotografia no Foto Club Uruguaio. Em 2007 funda o estúdio de design gráfico Pixelina.com.uy, e a partir de 2010 ensina TI em diversas oficinas do terceiro setor. Em 2015 se muda para São Paulo onde aprofunda em técnicas de impressão artesanal e artes gráficas, no livro de artista e na auto-publicação. Desde 2016 participa de feiras de publicação independente e arte impressa e coordena projetos e oficinas em torno do ato de se auto-publicar.  
  
Sobre Lina Ibáñez:  
Colombiana, publicitária, fundadora e editora do Fotolab Linaibah. Mora no Brasil desde 2011, pós-graduada em Animação Stop Motion da Universidade Senac de São Paulo, expôs seu primeiro trabalho fotográfico no Centro Cultural Leila Diniz, da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro: Naturacidade e na Galeria do Centro de Artes da UFF. Desde 2016 ministra o workshop Diálogos sobre Imagens, em 2019 foi convidada pelo IDARTES e a Cámara Colombiana del Libro para ministrar uma oficina de produção editorial para Colectivos de Edición Comunitária.  
  
Zine: Narrativas do Cotidiano, Tempo em Espiral  
Com Caio Zero e Tami Silva  
Dia 20/6, sexta, das 14h às 17h  

As imagens e palavras que compõem o cotidiano viram o tema de um zine, envolvendo dobraduras, desenhos e frases. O ilustrador e escritor Caio Zero propõe ao público que a observação do dia a dia, das memórias e do tempo presente se tornem instrumentos para construção da narrativa do zine.  
  
Sobre Caio Zero:  
Quadrinista, arte-educador e autor de livros como Rumi, Aqui e Aqui e Maior Museu do Mundo, Caio Zero é licenciado em Belas Artes e pós-graduado em Artes Visuais. Suas ilustrações para os livros Rumi e Cavaleiro Macunaíma compuseram o acervo da exposição Karingana – Presenças Negras no Livro para as Infâncias, que compôs a programação do Sesc Bom Retiro em 2023 e 2024.  

Sobre Tami Silva:  
Ilustradora, animadora grafiteira e arte educadora, nascida na periferia da zona norte de São Paulo, formada em Design de animação (Centro universitário SENAC), Técnica em Multimídia (SENAC) e Comunicação Visual (Etec Dra. Maria Augusta Saraiva). Em seus trabalhos, fala sobre o cotidiano, busca relacionar os elementos da natureza com os sentimentos, recriando imageticamente a reconexão com sua cultura.  
  
Ex-Libris Ex-Press  
Com Rebeca Catarina (Bex Libris)
Dia 21/6, sábado, das 14h às 17h  

Através da composição feita com diversos carimbos, essa oficina propõe a criação de um Ex libris, locução latina que significa: “dos livros de….”, que é uma etiqueta ilustrada, geralmente colada na parte interna de um livro indicando a quem pertence aquele exemplar. 
 
Cada participante receberá 8 folhas de papel no tamanho A8 e serão ofertados diversos carimbos divididos em 3 estações, para que possam escolher entre 4 tipos de moldura, 12 ornamentos e também colocar suas iniciais compondo a imagem de seus ex libris. 

Sobre Rebeca Catarina: 
Desenhista e ilustradora. Depois de muitos anos trabalhando com ilustração voltada ao paisagismo e arquitetura, passou a se dedicar a outras áreas, principalmente a criação de ex-líbris com seu projeto BEX LIBRIS. Seus trabalhos de publicação independente percorrem diferentes técnicas de impressão com ênfase em serigrafia, litografia e carimbos. 
  
Impressões com Simbologia Adinkra  
Com Gab Augusto
Dia 22/6, domingo, das 14h às 17h  

A proposta da oficina é provocar o interesse dos participantes pela descoberta e importância dos símbolos “adinkra” enquanto confeccionam e customizam seu próprio livro impresso e um marca páginas, utilizando técnicas simples de encadernação e impressão com estêncil. 

Sobre Gab Augusto (G de Marias): 

É advogada de formação e amante da leitura. Em 2014, descobriu a arte de produzir livros de forma independente e artesanal. É uma das idealizadoras da G de Marias, ateliê de encadernação artesanal onde atua produzindo, em pequena e cuidadosa escala, artigos de papelaria para registros afetivos, e compartilhando técnicas através de oficinas de encadernação. 

A participação do Sesc SP em mais uma edição d’A Feira do Livro reforça o compromisso da instituição com o fomento à educação, às artes e à cultura, além da democratização do acesso à leitura. E é uma oportunidade para o público conhecer de perto os títulos do catálogo das Edições Sesc, que abrangem áreas como artes visuais, antropologia, arquitetura e urbanismo, biografias, ciências, cinema, comunicação e jornalismo, design, educação, esportes e práticas corporais, filosofia e política, fotografia, gestão e produção culturais, história, idosos, livro e leitura, meio ambiente e sustentabilidade, música, sociologia, teatro e dança. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.