Em parceria com o Museu do Ipiranga, o Sesc Ipiranga promove ações no Parque da Independência e no Jardim Francês 

01/09/2022

Compartilhe:

A partir de 10 de setembro, o Museu do Ipiranga em Festa retorna presencialmente após 2 anos com diversas ações programáticas

Com a reinauguração do Museu do Ipiranga, o Sesc Ipiranga retorna com o projeto Museu do Ipiranga em Festa a partir do dia 10 de setembro, oferecendo ao público uma programação em diálogo com o museu, contando com ações, inclusive, dentro das dependências do Jardim Francês e do Parque da Independência. Somente no mês de setembro, serão 7 ações diferentes, entre intervenções artísticas, performances e espetáculos. 

No sábado e domingo (dias 10 e 11/9), às 11h, na Convivência do Sesc Ipiranga, o Taturana Grupo apresenta a intervenção Maletas da Independência, em que, percorrendo quatro textos curtos e bem-humorados, se revelam e reverberam outras histórias sobre o ato de independência que é sempre tão emblemático em nossa sociedade. 

Foto: Aro Ribeiro

De 10 a 18/9 (sábados e domingos), às 16h, o espetáculo Dias da Independência, se utilizando de elementos musicais e da cultura popular, reúne uma trupe de artistas e reconstitui de forma lúdica e divertida os dias que antecederam a Proclamação da Independência do Brasil, quando notícias vindas de Portugal diziam que o Brasil seria invadido e Dom Pedro seria levado à força para a Europa, a princesa Leopoldina então, reúne o Conselho de Ministros e declara a independência. 

Foto: Divulgação

Nos dias 17 e 18/9 (sábado e domingo), ocorrem outras duas intervenções no Jardim do Museu do Ipiranga, Modernistas e Outras Vozes e A Babá Quer Passear, ambas a partir das 14h.
Em Modernistas e Outras Vozes, o Grupo XIX de Teatro dá vida a personagens e figuras icônicas do final do século XIX e início do século XX que, circulando pelo Parque da Independência, revelam lembranças e maneiras de ser e estar no mundo, propondo a reflexão de como a busca por liberdade e identidade continuam urgentes ainda no século XXI. 

Foto: Patricia Ribeiro

Já em a Babá Quer Passear, Ana Flávia Cavalcanti provoca o debate sobre a invisibilidade dos trabalhadores domésticos no Brasil, que em sua maioria são mulheres e homens de corpos negros. Vestida de branco, fazendo alusão aos uniformes das babás, a performer fica dentro de um carrinho de bebê à disposição dos transeuntes para um passeio e uma conversa, nas dependências do parque. 

Foto: Guilherme de Sousa

Ainda nos dias 17 e 18/9 (sábado e domingo), às 18h, o Quintal do Sesc Ipiranga recebe De Tempo Somos, Um Sarau do Grupo Galpão, reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo mineiro em seus quase 40 anos de história. 

Foto: Guto Muniz

Encerrando o mês de setembro, nos dias 24 e 25/9 (sábado e domingo), o Sesc Ipiranga oferecerá mais duas intervenções nas dependências do parque: Algum Desses é Seu Parente? e Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi. Oferecida pelo Coletivo Estopô Balaio, grupo majoritariamente composto por artistas indígenas, Algum Desses é Seu Parente? traz um cortejo musical em que os atores se vestem com estandartes com fotos de seus parentes indígenas cantando músicas que tratam a memória indígena na cidade, buscando encontrar as memórias deste território.

Foto: Thiago Cassimiro

E o Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi é a história de um povo, sua trajetória encenada, cantada, com força, ironia e malícia de personagens e seres encantados muito presentes na identidade cultural do país. Conhecida por todo o país, a brincadeira é apresentada pelo Grupo Cupuaçu que faz, há quase quarenta anos, a Festa do Boi no Morro do Querosene. O auto contará também com a presença de Ribinha de Maracanã, compositor e cantador de toadas do grupo Boi de Maracanã em São Luís do Maranhão. 

Foto: Divulgação

Acompanhe a programação do Museu do Ipiranga em Festa dos próximos meses aqui em nosso site e em nossas redes sociais!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.