EXPOSIÇÃO XILOGRAFFITI

04/03/2023

Compartilhe:

Mostra ocupa o Sesc Araraquara e está aberta para visitação até o dia 16/7
Ações também aconteceram nas escolas do entorno da unidade e em outros territórios

Desde março o Sesc Araraquara ganhou novos ares com a chegada da Exposição Xilograffiti, mostra que, com a curadoria de Baixo Ribeiro e Laura Rago e direção de Laura Maringoni, une arte urbana e cultura popular, abordando assuntos como a xilogravura e os cordéis, o grafite e o estêncil.  A exposição já trouxe para a cidade artistas e coletivos de diversas cidades e regiões do Brasil, entre eles o maranhense Romildo Rocha, Derlon, Pablo e Bacaro Borges, filhos do artista popular, xilogravador e poeta autodidata J. Borges (PE); o coletivo Paulestinos, a artista Lau Guimarães, ambos de São Paulo, ainda, grupo Xicra, e a gráfica Lira Nordestina, do Ceará. 

Nas instalações no Sesc Araraquara, o público pode visitar até o dia 16/7 as obras de J. Borges e outros artistas, além de experimentar e explorar uma diversidade de ferramentas e formas de fazer artístico – a participação do público é essencial para que a mostra cumpra seu papel. Xilograffiti desde sua concepção também trabalhou para criar redes, conexões entre a arte, os artistas e o território, tecer novas relações, o que se deu em diversos momentos, inclusive na 1º Feira de Artes Gráficas, que abrilhantou o festival de abertura. 

Na Escola Estadual Professor Victor Lacôrte, localizada no entorno do Sesc Araraquara,  Romildo Rochapromoveu intervenções artísticas em vários muros da escola, transformando o ambiente e contando a história de seu trabalho. Os alunos estiveram presentes, participando dos processos artísticos, de forma que crianças e jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do grafite, da xilografia, e de outras artes de rua como o lambe-lambe, técnica abordada pelo artista Átila Fragozo, do coletivo Paulestinos, e que ocupa agora as paredes internas da escola com frases de resistência, protesto e poesia, criadas em conjunto com os educandos da escola do sistema prisional. 

Dentro da escola, está instalado o Centro de Tecnologia e Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), que ofereceu oficinas de Grafite e Making  off para os alunos terem mais facilidade e familiaridade com a proposta do projeto. 

Na escola Florestano Libutti, também no entorno do Sesc Araraquara, a artista Lau Guimarães trabalhou com os alunos o lambe-lambe que por meio da palavra “cariñho” trouxe a força da sensibilidade. Já na escola estadual Profa. Ergília Micelli, no bairro Selmi Dei, intervenções visuais foram realizadas promovendo o encontro de artistas locais: Thiago Kiddy, Aracê, Vitor Pedroso e Ludmila Siviero, Bonet, Kadi, ANAK e Preto com artistas que compõem a exposição Xilograffiti: Derlon,  Lau Guimarães, Paulestinos e Romildo Rocha.

As ações desenvolvidas com grupos e escolares tem grande potencial, possibilitam a democratização do conhecimento a respeito da diversidade cultural e artística, não somente local, mas que abrange o território nacional e internacional, provocando choques criativos tanto na teoria como na prática. 

A abertura da exposição foi marcada por um festival que ocupou o Sesc Araraquara no final de semana dos dias 18 e 19 de março, com a primeira Feira de Zines e Artes Gráficas, e contou com a presença do cenógrafo responsável pelo projeto da exposição, Will Zarella, dos curadores Baixo Ribeiro e Laura Rago e do designer e artista gráfico Rico Lins.  O evento reuniu também artistas da cidade com Pablo e Bacaro Borges, filhos do artista popular, xilogravador e poeta autodidata J. Borges e os artistas Romildo Rocha, da periferia de São Luís do Maranhão (MA) e Derlon, do Recife (PE), também estiveram finalizando suas obras durante o festival de abertura.

A visitação ficará aberta até dia 16 de julho, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30 . Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. O agendamento de grupos pode ser feito pelo e-mail agendamento.araraquara@sescsp.org.br e pelo telefone (16) 3301-7528. 

  Serviço
EXPOSIÇÃO XILOGRAFFITI  
Festival de abertura: 18 e 19/3, sábado e domingo, das 9h30 às 18h;  
Agendamentos pelo e-mail agendamento.araraquara@sescsp.org.br e pelo telefone (16) 3301-7528. 
Visitação: de 18/3 a 16/7 
Terça a sexta, das 13h às 21h30  
Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

Introdução à Linogravura
Com Vitor Pedroso
Aprenda os princípios da gravura em relevo utilizando o linóleo como matriz.

Dia 7/6, quarta, das 18h30 às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes
Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Ateliê_Colagem
Com Coletivo Unsquepensa
Técnicas de prollage, decollage, froissage e justaposição, sendo 1h de vivência para cada técnica de colagem.
Dia 10/6, sábado, das 10h às 12h
Dia 10/6, sábado, das 14h às 16h
Hall da Sala de Ginástica Multifuncional

Ateliê_Monotipia Gráfica
Com Educadores de Tecnologias e Artes e da Exposição Xilograffiti
Técnica de impressão de prova única. Usaremos uma placa de gelatina para imprimir folhas e flores do nosso quintal.
Dias 24 e 25/6, sábado e domingo, das 14h às 16h
Hall da Sala de Ginástica Multifuncional
Livre – sem inscrição

Placa Jelly Print Para Monotipia
Com Educadores de Tecnologias e Artes e da Exposição Xilograffiti
Vídeo de como fazer uma placa para impressão de monotipia gráfica usando elementos que encontramos na cozinha.
Ação Online nas redes socias do Sesc Araraquara


Oficina_Caderno feito à mão: Costura Belga
Com Domingos Guimarães
Dias 28 e 29/6, quarta e quinta, das 18h30 às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.