Festival “O Mar em Nós” convida para um mergulho nos saberes dos povos litorâneos

23/03/2024

Compartilhe:

O Sesc Bertioga tem como identidade a realidade litorânea e atua a partir do recorte temático “entre a serra e o mar”, desenvolvendo ações educativas para visibilidade e valorização dos povos do litoral e para a promoção da cultura oceânica. Pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável, os povos e comunidades tradicionais, conhecidos como “povos do mar”, são grupos que possuem uma conexão com o mar, a partir da ocupação dos territórios costeiros, representando de forma cultural, social,religiosa e econômica essa conexão e ancestralidade com o oceano.

O Festival “O Mar em Nós”, que acontece de 12 a 14/04, tem como objetivo fomentar uma rede de interação e construção social, promover a visibilidade e a valorização das comunidades litorâneas, fortalecer a identidade e preservar memórias de povos que têm um forte vínculo com o mar – indígenas, quilombolas e caiçaras; além de trazer a importância que esses povos têm em relação à riqueza de saberes sobre o oceano e o papel das comunidades na sua conservação.

O litoral de São Paulo conta com 880km de linha de costa e 16 municípios com belas paisagens e opções de lazer e turismo. De Cananeia a Ubatuba, pessoas habitam seus territórios de origem – entre a serra e o mar – preservando, de geração em geração, seus saberes, danças, costumes ancestrais, cultivos e modos de vida, em total harmonia com a natureza: são os “caiçaras”.

Este ano, o Sesc Bertioga promove um grande encontro que reúne comunidades caiçaras do litoral paulista com o objetivo de compartilhar vivências e, principalmente, promover a troca de experiências, desafios e oportunidades da luta e resistência pela preservação da cultura e da permanência dos caiçaras em seus territórios de origem.

Conta ainda com uma programação nas diversas linguagens já oferecidas pela instituição: palestras, rodas de conversa, literatura, música, teatro, oficinas, vivências, entre tantas outras. Serão abordados também temas como Cultura Oceânica, como o oceano impacta as vidas das pessoas e como ações dos seres humanos impactam o oceano.

Para participar do evento basta realizar sua pré-inscrição online (centralrelacionamento.sescsp.org.br) até 09/04 ou até o término das vagas.

Consulte a programação aberta ao público em geral no link: sescsp.org.br/bertioga/omaremnos e também acesse aqui o Caderno de programação que apresenta todas as atividades realizadas, inclusive as exclusivas para os inscritos no evento.



Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.