O que é Turismo Social?

28/03/2022

Compartilhe:

Catraias no bairro de Vila Nova, em Santos | Foto: Dalmir Ribeiro Lima


Unir o prazer de viajar e conhecer lugares incríveis à descoberta de uma nova forma de viver e enxergar o mundo. Com o Turismo Social do Sesc, cada passeio é uma nova oportunidade para conhecer as peculiaridades de cada cidade, inclusive aquela em que se vive.

Das curiosidades históricas à riqueza gastronômica e cultural, das belezas naturais aos hábitos e costumes dos nativos da região, um passeio, uma excursão ou uma simples atividade sempre ganha ares de inusitado aprendizado – o que contribui para que o viajante se torne ainda mais consciente e responsável em suas escolhas e ações futuras.

Conheça belas paisagens ao mesmo tempo em que aprecia o artesanato local. Saboreie um prato tradicional preparado por comunidades ribeirinhas. Saiba como é a vida de um quilombo enquanto conversa com os próprios quilombolas. Entenda mais sobre uma cultura a partir de exposições, palestras e outras atividades. Permita-se viajar a qualquer hora, em qualquer ocasião e amplie os seus horizontes.

PARA QUEM É O TURISMO SOCIAL?

No Turismo Social, os passeios são programados para os mais diferentes públicos: crianças, jovens, adultos, idosos, turmas de amigos, casais, famílias e viajantes em geral. O melhor de tudo: com preços acessíveis.

Circuito por São Paulo, em 2018 | Foto: Roberto Assem

COMO SÃO AS ATIVIDADES?

Circuitos 
Passeio de curta duração realizado a pé, sem a correria do dia a dia, que pode ser vivenciado por turistas ou moradores da cidade. No caso deste último, é uma oportunidade de olhar para o local em que se vive sob outras perspectivas, como um(a) turista em um novo local. Surpreenda-se!

Passeios 
Neste modelo é possível conhecer a própria cidade ou alguma outra mais próxima, utilizando transporte para o deslocamento, mas com a duração de um dia. Cada cidade possui características que a tornam única, seja por seus atrativos, seja por sua gente. Descubra a diversidade da sua região!

Excursões 
Conhecer a beleza e os aspectos históricos, culturais e ambientais do Brasil, em viagens de dois ou mais dias. Aproveite para apreender novas culturas e desvendar os encantos brasileiros.

Outras Viagens
Quem disse que para viajar é preciso se deslocar de um lugar para o outro? Dê asas à imaginação e viaje a partir de literatura, exposições, palestras, oficinas e outras ações.

Turismo Social em Ambiente Digital 
Durante a pandemia de Covid-19, a pausa nas atividades presenciais também foi inevitável no Turismo Social. Com essa suspensão temporária, foram desenvolvidas ações que pudessem levar para o ambiente virtual conteúdos sobre Turismo que refletissem os princípios que norteiam as ações presenciais e que propiciassem novas experiências, possibilitadas apenas pela virtualidade.

Sesc Bertioga | Foto: André Spinelli

SESC BERTIOGA

As atividades de Turismo Social desenvolvidas pelo Sesc em São Paulo começaram em setembro de 1948, com a inauguração da Colônia de Férias Ruy Fonseca (atual Centro de Férias Sesc Bertioga).

Uma das primeiras colônias de férias do país a contar com instalações próprias, ajudou a inserir no cotidiano dos trabalhadores a questão do tempo livre, numa época em que poucas pessoas se davam conta da importância desse aspecto para o bem-estar e o desenvolvimento social e cultural dos indivíduos.

Hoje, a Unidade possui completa infraestrutura de recreação: ginásio de esportes, circuito de caminhada, quadras de tênis e poliesportivas, minigolfe, campo oficial de futebol, parque aquático adulto e infantil, além de espaço relaxante. Atividades culturais e esportivas também estão programadas durante todo o dia, além de programas como o Curumim, Trabalho Social com Idosos e Odontologia oferecidos à comunidade.

Dentro do perímetro está a Reserva Natural Sesc Bertioga, formada por uma floresta alta de restinga, onde já foram encontradas mais de 600 espécies da flora e fauna. As premissas de trabalho no local são alicerçadas em bases de conservação da natureza, ações educativas e diálogo com a comunidade.

As inscrições para se hospedar no Sesc Bertioga devem ser feitas com antecedência pelo portal centrodeferias.sescsp.org.br ou pessoalmente nas Unidades do Sesc SP, mediante agendamento prévio.

Os ingressos para passar o dia no Sesc Bertioga são disponibilizados para venda na rede Sesc São Paulo (capital, interior e litoral) a partir das 17h30 da segunda quinta-feira do mês anterior à data pretendida para a visita. O limite de compra é de até 10 ingressos por pessoa, por dia. Mais informações sobre este serviço, acesse aqui.

Saiba mais sobre o Sesc Bertioga aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.