Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dia Internacional do Idoso

Ilustração: Juliana Russo
Ilustração: Juliana Russo

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo

O dia 1º de outubro marca, mundialmente, o Dia Internacional do Idoso. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, foi incorporado à agenda oficial no Brasil a partir de 2006, associado a uma importante conquista das pessoas idosas: a promulgação do Estatuto do idoso no país. 

Anualmente, organismos públicos e da sociedade civil tomam o dia como marco para comemorar as conquistas de direitos; como meio de conscientização sobre as mudanças de atitudes em relação aos velhos; e como ocasião para a recomendação de estratégias para políticas públicas direcionadas a esse grupo social.

O Sesc São Paulo, a partir de sua intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, traz como outra perspectiva possível, para marcar o Dia Internacional do Idoso, a experimentação de linguagens artísticas como forma de contribuir para experiências duradouras e significativas sobre o envelhecer.

A ideia de provocar o público para a construção, produção e experimentação do fazer artístico transforma-se em recurso de reflexão sobre as mudanças e os novos ritmos do viver, além de oportunidade para olhar o momento da vida de acordo com os próprios desejos. 

Neste ano, a concretização desse propósito nas unidades do Sesc aconteceu por meio da Mostra Sentidos: a longevidade na arte, um convite à reflexão acerca de temas ligados ao envelhecimento e à longevidade. 

O Sesc São Paulo aponta para a necessidade de inovação nas práticas e reflexões sobre o envelhecer e, ao mesmo tempo, reafirma valores institucionais que, entre outros objetivos, buscam inspirar outros atores sociais e disseminar formas diversificadas de atuação no mundo.