Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Descubra a literatura veloz no Twitter em até 140 caracteres

Sesc Santo Amaro recebe a mostra interativa #Tuiteratura de 26 de maio a 4 de agosto.
Sesc Santo Amaro recebe a mostra interativa #Tuiteratura de 26 de maio a 4 de agosto.

Desde 2006, quando surgiu a mídia social Twitter, escritores, poetas e amantes da literatura passaram a expressar suas visões de mundo e compartilhar suas poéticas em postagens de até 140 caracteres, seja de forma autoral, seja repercutindo o trabalho de outros autores da literatura universal.

A instalação da mostra #Tuiteratura, que tem curadoria da agitadora cultural Giselle Zamboni (@gisellezamboni), acontece em três momentos. No primeiro, a tela interativa projeta no corpo do visitante a criação literária de 61 autores tuiteiros.

Num segundo momento, o visitante é apresentado à poética de 20 autores, com produção literária marcada pela concisão. Convidado inicialmente para integrar essa parte da mostra, o escritor Reni Adriano convidou os outros 19 autores, que contribuíram com cinco textos cada. À sua produção somam-se textos de clássicos do nosso imaginário literário, mesclados com a criação dos autores tuiteiros.

No terceiro momento serão expostas, diariamente, as criações de tuiteiros que, durante todo o período da exposição, enviarem textos de autoria própria com até 140 caracteres, através do Twitter e que marcarem seus posts com a hashtag #tuiteratura.

Além da programação oficial, a mostra contará com duas oficinas processuais nos meses de junho e julho, dez oficinas de criação aos finais de semana, saraus aos domingos e duas mesas de debate.

Clique aqui e saiba mais sobre o termo Tuiteratura.
 

Clique aqui e participe com a sua criação literária.




 
o que: #Tuiteratura
quando:

de 26/maio a 4/agosto

onde:

Sesc Santo Amaro | rua Amador Bueno, 505 | 11 5541-4000

ingressos:

consulte a programação

61 autores que produzem #Tuiteratura

@abelheira
@agneloroneberg
@anacris_ma
@arthuryuka
@benebrux
@bia_martinss
@bobbybaq
@brunobossolan
@camargoeb
@camilapassatuto
@carllotasilva
@carlosemilio
@carrico
@contosurbanos
@dandypoeta
@daniarriba
@deniserossi
@denisonmendes
@dullimm
@eduardosanctos
@euhoje
@fbbraun
@fernandoramosdf
@gabriel_andre
@gallldino
@gerassanto
@gloriadioge
@graccoliveira
@gustavogui
@isv5
@janetzimmermann
@josepolifonia
@landnick
@lilamarciamar
@manuel_pintor
@marcellofiore
@marcosergius
@mizebeb
@monasouza
@muniquealvim

@neiduclos
@ofiodavida
@paraquenomes
@paulodtoledo
@paulofodra
@quodores
@racoskipoeta
@reroquetti
@rivagbr
@romonnerat
@sadismos
@tallesazigon
@tatikielber
@tilioliveira
@toninhomoura
@vandatrentino
@vanluchi
@wgorj
@whirondecamargo
@zemauniao

[voltar]

20 autores convidados para a mostra #Tuiteratura

Adelaide do Julinho, Alessandro Buzo, Alice Ruiz, Andrea del Fuego, Antônio Cícero, Chacal, Donizete Galvão, Fabricio Carpinejar, Glauco Mattoso, Marcelino Freire, Nicolas Behr, Nina Rizzi, Ondjaki, Reni Adriano, Rinaldo de Fernandes, Samir Mesquita, Tanussi Cardoso, Tarso de Melo, Tati Bernardi e Veronica Stigger.

[voltar]

O que é Tuiteratura?

s.f. 1. Literatura veloz que se produz em 140 caracteres na plataforma Twitter, a reconstrução dos haicais ou sua desconstrução, para a recriação de literatura, frases curtas, enxutas, poéticas, micronarrativas de impacto imediato, seja pelo lirismo, seja pelo susto, seja pelo medo, seja pelo asco, seja pelo gozo, seja pela beleza, assim é a tuiteratura. 2. Propagação de textos mais longos no Twitter, autorais, por linkagem, constantes de blogs e sites dos escritores, utilizando o Twitter como plataforma de divulgação de sua arte. 3. Termo para qualificar os posts publicados no Twitter que tenham relação, qualquer que seja, com o mundo das letras, desde o aviso de uma feira literária, lançamento de livros, entrevistas com escritores, artigos sobre o tema. 4. Expressão que qualifique os fluxos literários no ambiente Twitter, como #letras365, #6adepoesia, #nanoconto, #microconto, #poeminuto e tantos outros. 5. Termo que surgiu no mundo para qualificar o traslado de obras literárias públicas em forma de posts no Twitter, formando um livro digital na plataforma, em sucessivas postagens em 140 caracteres.

[voltar]