Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

Nesta edição especial da revista A Terceira Idade, apresentamos as palestras que fizeram parte do Encontro Velhos Cidadãos, realizado entre os dias 24 e 27 de outubro de 2000, no SESC Itaquera, em São Paulo. Reunindo cerca de 2.500 idosos representantes de grupos oriundos de vários Estados brasileiros, esse evento fez parte do calendário do SESC de São Paulo, alusivo aos 500 anos do Descobrimento do Brasil e buscou refletir sobre nossa história.

O intenso processo de miscigenação de etnias que tem caracterizado a formação do povo brasileiro determinou um caráter nacional, cuja compreensão ainda hoje desafia sociólogos, antropólogos, psicólogos sociais, historiadores e outros especialistas. Sem dúvida, o Brasil é um dos países que mais recebeu influências de outros povos. O imenso “caldeirão cultural” constituído por indígenas, negros, portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, franceses, holandeses, eslavos, etc., resultou em um povo marcado por inúmeras singularidades.

Como fomos colonizados pelos portugueses, o Encontro Velhos Cidadãos deu especial ênfase à reflexão acerca da influência portuguesa no desenvolvimento de nossa cultura. As representações que os brasileiros desenvolveram em relação aos portugueses e aquelas que se formaram nos portugueses a nosso respeito, também foram tematizadas em diversas palestras, a partir de várias manifestações do imaginário popular.

O SESC recebeu com muita satisfação a visita de uma delegação de idosos de Portugal, especialmente vinda para o evento. Essa participação ensejou a confraternização entre dois povos irmãos, além de uma profícua troca de experiências em relação às políticas e programas de entidades privadas e governamentais de Brasil e de Portugal no que se refere ao atendimento da chamada Terceira Idade. Técnicos e lideranças de movimentos de idosos dos dois países relataram e analisaram o atendimento ao idoso em áreas como previdência, saúde, educação, cultural, lazer, turismo, etc.

O momento culminante desse histórico encontro foi a leitura e aprovação em assembleia da “Carta aos Governantes”, elaborada por uma comissão de idosos. Esse documento, baseado na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, relatando a descoberta do Brasil, tece considerações sobre a situação do Brasil de hoje.

Como sabemos, há ainda um longo caminho de conquistas a ser percorrido para que os idosos recebam a sociedade o carinho e o respeito que merecem, concretizados por melhores condições de vida. É necessária a conjugação de esforços de toda a sociedade brasileira nessa direção. O empresariado do comércio através do SESC tem procurado fazer sua parte.

Abram Szajman - Presidente do Conselho Regional do SESC de São Paulo