Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

Os cuidados com o corpo e com a mente na terceira idade

Vivemos um momento da história em que as preocupações com a estética corporal são intensas e permeiam fortemente nosso imaginário e nosso cotidiano. Novas tecnologias que possibilitam alterações no formato do corpo, como a lipoescultura, fazem dos ancestrais sonhos de preservação da juventude, algo supostamente cada vez mais próximo. O impressionante desenvolvimento científico das últimas décadas nessa área colabora para eclosão de profecias atrevidas como a de que num futuro, ainda que distante, o ser humano ao repor tecidos e orgãos, alcançará a imortalidade física.

Mas, independentemente dessas instigantes divagações, é preciso constatar também o quanto a indústria do corpo saudável e belo, ao prometer sucesso e felicidade, prosperou com a criação de inúmeros produtos cuja comercialização movimenta somas espantosas em todo o mundo. Nesse contexto, a Terceira Idade representa um segmento de mercado altamente lucrativo e em franca expansão. As academias de ginástica têm entre seus freqüentadores um contingente cada vez maior de pessoas idosas. Todavia, se, por um lado, todos nós, idosos ou não, podemos ser prêsas fáceis desse clima global de consumismo, por outro, não há dúvida quanto à necessidade de cuidarmos bem de nosso corpo, se quisermos qualidade de vida na fase da velhice.

Nessa perspectiva, em seus 42 anos de existência, o Trabalho Social com Idosos do SESC São Paulo, programa pioneiro no Brasil de atividades socioculturais voltadas à Terceira Idade, apresenta como um de seus principais objetivos a manutenção e a prevenção da saúde física dos mais velhos. Aliás, tal preocupação se estende a todas as faixas etárias atendidas pelo SESC. Os benefícios da atividade física para os idosos são notáveis. Diariamente nossos técnicos colhem depoimentos espontâneos de pessoas de avançada idade que após algumas semanas de práticas físicas já trazem mais sacolas da feira ou dispensam o elevador para subir por escadas. Enfim, passam a ter nova disposição para as atividades da vida diária.

Para que a ação do SESC na área da atividade física seja cada vez mais eficaz, temos proporcionado constantes cursos e treinamentos aos nossos professores e os incentivado a refletir sobre sua prática na clara intenção de construir novos conhecimentos em prol da população que temos atendido. Um dos resultados desse esforço está concretizado na pesquisa de um grupo de técnicos da instituição sobre a prática de atividades esportivas na Terceira Idade. Dessa investigação, destacamos a importante conclusão de que o esporte também para os idosos proporciona, além do desenvolvimento físico, a sociabilidade ao promover o convívio e o trabalho em grupo. O esporte, portanto, se constitui em um importante fator de inclusão social na Terceira Idade.

Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do Sesc São Paulo