Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Conhecer para Alimentar

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional - Sesc em São Paulo

No mundo contemporâneo, circulam grandes quantidades de informação. Fala-se e escreve-se muito sobre os mais diversos assuntos, num processo que tende a se intensificar com o contínuo desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Nesse trânsito incessante, as informações são produzidas por especialistas em várias áreas do conhecimento, mas também por pessoas que se deslocam de um assunto para outro, guiadas por interesses ou gostos temporários. Tal situação é particularmente complexa no que se refere ao campo da alimentação. Afinal, trata-se de um assunto de interesse universal, já que a vida é inconcebível sem o alimento. Além disso, a alimentação é seara atravessada por aspectos políticos, econômicos, culturais e científicos, o que confere transversalidade ao tema. A questão que se apresenta aos indivíduos é como se orientar nesse emaranhado de informações, produzidas e repercutidas por agentes os mais variados, cujas vocações e interesses também são múltiplos.

O panorama torna-se mais delicado quando se observa que parte importante dos saberes sobre alimentação parece oscilar entre polaridades: produção natural ou artificial, excesso ou falta de nutrientes, fartura ou desperdício de itens, cozinha regional ou padronizada etc. É como se vivêssemos equilibrados sobre uma tênue linha, ameaçados permanentemente de naufragar em escolhas equivocadas e comportamentos inadequados.

Não se trata de substituir a complexidade do tema por leituras simplistas da realidade. Cumpre levar a cabo uma vigilância permanente para com a educação para a alimentação. Instituições cujas atuações se orientam na direção da destinação pública precisam, ao lidar com o universo do alimento, atentar para o caráter educativo que suas iniciativas devem explicitar.

O Sesc São Paulo trabalha com tal perspectiva. Há décadas, a alimentação é um dos campos nos quais desenvolve seu trabalho, cujo objetivo é a qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e a sociedade em geral. Momento destacado desse itinerário foi a criação do programa atualmente denominado Mesa Brasil Sesc São Paulo, que conecta entidades doadoras e receptoras de alimentos, buscando não apenas minimizar o desperdício, mas acompanhar tais ações de esforços educativos constantes.

Os vinte anos do Mesa Brasil Sesc São Paulo representam a oportunidade de propor uma reflexão ampla sobre o alimento na atualidade. A presente edição dos Cadernos Sesc de Cidadania reúne artigos que buscam jogar luz sobre os dilemas desse tema ao mesmo tempo tão próximo e desconhecido de nós. Vetores ligados à nutrição, à política, à cultura e à cidadania cruzam-se entre si e com outros, formando uma tessitura tão mais interessante quanto melhor soubermos compreendê-la.