Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Iniciativas socioeducativas para a promoção do envelhecimento saudável – projeto gerodia: saúde, bem-estar e educação no envelhecimento

KARINA DE LIMA FLAUZINO (1)
FLÁVIA RENATA FRATEZI (2)
HENRIQUE SALMAZO DA SILVA (3)

RESUMO

Favorecer a divulgação de informações a respeito do processo de envelhecimento saudável é uma das iniciativas preconizadas pelo Estatuto do Idoso, pela Política Nacional do Idoso e pela Política do Envelhecimento Ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tais documentos garantem ao idoso a ampliação da participação social e o autogerenciamento da saúde. O presente artigo tem como objetivos descrever os resultados de uma intervenção socioeducativa realizada no município de Salto/SP, em comemoração ao Dia Internacional e Nacional do Idoso no ano de 2008, e apresentar uma reflexão sobre a atuação do bacharel em Gerontologia como agente multiplicador de informações sobre o envelhecimento saudável. A atividade de intervenção, denominada Projeto GERODIA – Saúde, Educação e Bem-Estar no Envelhecimento, foi organizada e coordenada por três gerontólogos e contou com a participação de 119 pessoas. Os temas abordados na atividade foram: envelhecimento saudável e saúde na velhice; envelhecimento cognitivo e estratégias para otimizar a memória no dia a dia; e os direitos da pessoa idosa e sua participação nos Conselhos Municipais do Idoso. Ao final das atividades, conclui-se que a intervenção permitiu a difusão de informações sobre o processo de envelhecimento e a velhice e, ainda, possibilitou a mobilização da Sociedade Civil para a troca de saberes sobre o tema. 

Palavras-chave: gerontologia, educação, envelhecimento da população

ABSTRACT

Promote the dissemination of information regarding the process of healthy aging is one of the initiatives recommended by the Statute of the Elderly, the National Policy for the Elderly and the Active Ageing Policy of the World Health Organization (WHO). These documents allow elderly people to increase their social participation and self-manage their health. This article aims not only to describe the results of a socio-educational intervention carried out in the city of Salto (Sao Paulo) in commemoration of the International and National Day of the Elderly in 2008, but also to reflect on the roles of gerontology graduates as multipliers of information on healthy aging. The intervention activity, called GERODIA Project - Health, Education and Well-being in Aging, was organized and coordinated by three gerontologists, with the participation of 119 people. The following themes were addressed in the activity: healthy aging and health in old age; cognitive aging and strategies for the optimization of memory on daily basis; and the rights of the elderly and their participation in the municipal councils for the elderly. At the end of activities, a conclusion was reached that the intervention not only allowed the dissemination of information about the aging process and old age, but also mobilized civil society to exchange knowledge on the subject. 

Keywords: gerontology; education; population aging

(1) Gerontóloga e bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). emial: ka_lf@hotmail.com
(2)  Gerontóloga e bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). email: flaviafratezi@gmail.com
(3) Gerontólogo e bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP); mestrando em Saúde Pública pela USP. email:henriquesalmazo@yahoo.com.br