Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

 

Sociedade em ação
Comemorado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente ¿celebra iniciativas para a sustentabilidade

Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) é a principal data utilizada pela instituição para estimular a sensibilização ambiental em todo o mundo. Para o Sesc, é um momento propício para intensificar a abordagem das questões ambientais, dar continuidade às ações já existentes nas unidades e apresentar novas possibilidades.
“É uma oportunidade de reflexão sobre a importância do compromisso com o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, acreditamos que as pessoas podem atuar como agentes dessa transformação”, afirma a assistente técnica da área de educação para a sustentabilidade da Gerência de Programas Socioeducativos Tânia Perfeito Jardim.
Neste ano, o destaque das ações voltadas às questões ambientais fica com dois projetos principais: Ideias e Ações para um Novo Tempo e Água: Eu Preciso e Você Também. O primeiro tem como objetivo integrar reflexões e experiências sociais em prol da sustentabilidade, destacando iniciativas transformadoras da realidade e seus protagonistas. No segundo são desenvolvidas atividades sobre o uso responsável da água, como discussões sobre a crise hídrica e novas formas de enfrentá-la.
Além disso, a troca de ideias, o debate com especialistas, o reconhecimento da realidade local e global também estão representados em cinedebates, oficinas e passeios que pretendem sensibilizar o público para atuar no cotidiano em busca de um ambiente mais saudável, justo e sustentável.
“O Sesc fomenta um exercício educativo que reconhece as ideias e os valores baseados em intervenções sociais, ações e práticas concretas voltadas à proteção do ambiente e das pessoas”, explica Tânia. “Por meio do compartilhamento de experiências sociais relevantes vinculadas à agenda da sustentabilidade, pretendemos mostrar que é possível vivenciar novas formas de relacionamento com o meio.”

“É uma oportunidade de reflexão sobre a importância do compromisso com o desenvolvimento sustentável”
Tânia Perfeito Jardim, da Gerência ¿de Programas Socioeducativos


DIREITO DE BRINCAR

Na última semana de maio, 24 unidades do Sesc no estado de São Paulo participaram da Semana Mundial do Brincar 2015. Criada há cinco anos pela Aliança pela Infância, a campanha tem como objetivo conscientizar quanto ao tempo destinado às brincadeiras hoje e a importância do brincar como um direito da infância. Com dança, teatro, música, literatura, artes plásticas, palestras e debates, a programação nas unidades do Sesc buscou incentivar o convívio lúdico entre crianças e adultos, reafirmando que todas as crianças criam brincadeiras, independentemente de suas realidades sociais.


“Não me contento só em entreter. Prefiro acreditar que vai além: que tem educação no meio, que tem questionamento, que tem atitude política”
Lenine, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. ¿O músico lançou o álbum Carbono entre ¿os dias 30 de abril e 3 de maio, no Sesc Pinheiros.


“Esta história é mais poderosa do que nunca. Está ligada à pobreza, à revolta e à impossibilidade de se revoltar quando as condições de vida são terríveis”
Marie-Hélène Estienne, em entrevista ao jornal ¿Folha de S.Paulo. Ao lado de Peter Brook e Franck Krawczyk, ¿a diretora assinou a montagem de O Terno, peça que ¿esteve em cartaz no Sesc Pinheiros entre 23 e 26 de abril.




VIVA A MÚSICA!

No dia 21 de junho, mais de 700 cidades no mundo celebram a Fête de la Musique. Para contribuir com a comemoração, na segunda quinzena do mês o Selo Sesc compartilha nas redes sociais áudios de seu catálogo, que conta com mais de 80 títulos. A campanha Música para Todos os Momentos estará também nas Lojas Sesc das unidades e na Livraria Virtual, que terá preços especiais em CDs e DVDs. As ações visam incentivar o contato com a música e estimular as pessoas a compartilharem seus temas musicais prediletos.


HOMENAGEM A MÁRIO

Em homenagem aos 70 anos da morte do escritor modernista Mário de Andrade, entre 30 de abril e 15 de junho o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc recebe o ciclo Em Busca de Mário de Andrade. A série de 11 encontros é realizada em parceria com a Casa Azul, associação responsável pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece em julho e também homenageia o autor. Com curadoria de Paulo Werneck, o ciclo no CPF procura compor um retrato múltiplo do escritor, percorrendo suas mais diversas facetas no campo cultural.


NÃO À VIOLÊNCIA

Nos dias 20 e 21 de maio o Sesc Pinheiros recebeu o 1º Seminário Internacional sobre Cultura da Violência contra as Mulheres. Realizado pelo Instituto Vladimir Herzog e o Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a ONU Mulheres e a Fundação Ford, o evento reuniu mais de 20 lideranças e especialistas, entre eles a ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em um debate inédito e aprofundado sobre o tema. O objetivo das discussões e palestras foi estimular um pacto global de não tolerância à perpetuação da cultura de violência contra as mulheres e da violação dos seus direitos.


PREVENÇÃO DE QUEDAS

As quedas constituem um problema de saúde pública que representa uma das maiores causas de adoecimento, incapacidade e morte acidental na velhice. Por essa razão, de 22 a 30 de junho o Sesc São Paulo promove, dentro da Semana de Prevenção de Quedas, ações que buscam explorar o equilíbrio e a percepção corporal para o público com mais de 60 anos. A partir do tema “Balanço, mas não caio”, a programação busca estimular a prática de novas posturas, cuidados e comportamentos com exercícios, caminhadas e vivências esportivas diferentes, como a prática monitorada do slackline.


Sagrado

Com painéis produzidos em lambe-lambe, a exposição Sacro Ofício fica em cartaz no Sesc Santana até 19 de abril como parte do projeto Foyer das Artes. A mostra traz peças de Eduardo Ver que utilizam matrizes xilográficas na criação de imagens que representam o “Ofício da Alma”. A proposta é expor atos que são realizados com tanto sentido que se tornam divinos, como o próprio ofício do artista, que imprime sacralidade em ações do cotidiano.