Sesc SP

postado em 15/05/2020

Sessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada - Jackson do Pandeiro 100 Anos

Sessoes Jackson

O quanto da gente não ficou lá dentro daquele último show que assistimos no Sesc e uma outra parte ainda presa na expectativa dos shows que ainda queremos ver? 

Em tempos de reestruturar para onde vamos daqui pra frente, sabemos que o estado das coisas se modifica bastante quando somos arrebatados pela música. Ainda mais quando essa música nos suscita boas memórias. Foi assim que em 2017 surgiu o Sessões Selo Sesc, cuja fonte está na programação musical do Sesc em São Paulo e a diversidade sonora encontrada nas suas unidades. Se tratam de registros musicais, mixados e masterizados em formato digital e disponibilizados nas plataformas de streaming (Deezer, Spotify, Apple Music, Amazon Music, entre outras).

Gravar um disco já é uma tarefa um pouco árdua a muito músicos quando entram num estúdio, que dirá um disco ao vivo, ao sabor do desprendimento, da energia presente nos palcos e dos inevitáveis improvisos, mas mesmo assim, muitos aceitaram o desafio. A Orquestra Mundana Refugi, inaugurou o projeto reunindo artistas de todos os cantos do mundo, trazendo vivências e outras formas de se abordar a matéria musical, logo depois recebemos Siba e a Fuloresta, trazendo ciranda, coco de roda, maracatu de baque solto e outras manifestações tradicionais da música nordestina, após longos seis anos sem tocarem juntos. Seguimos com Metá Metá, Rashid, Bixiga 70, Rakta + Deafkids e, recentemente lançamos o encontro entre João Donato e Projeto Coisa Fina, no Sesc Pinheiros.

A novidade é que a partir de agora, tanto Sessões Selo Sesc como os próximos lançamentos do Selo Sesc contarão também com uma antecipação exclusiva na plataforma Sesc Digital. A partir desta sexta, 15/5, o público tem contato, em primeira mão com o Sessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada - Jackson do Pandeiro 100 Anos, álbum digital gravado no dia do centenário do compositor paraibano, vulgo Rei do Ritmo, em 31 de agosto de 2019 no Sesc Santana. 

E vai ser assim, você escuta os lançamentos do Selo Sesc com antecedência, sempre no Sesc Digital.

 

Toada-portal

 

100 anos de Jackson do Pandeiro

Em comemoração ao centenário de Jackson do Pandeiro (1919-1982), o violinista francês Nicolas Krassik, a cantora espanhola Irene Atienza e os brasileiros Junio Barreto, Silvério Pessoa, Mariana Aydar e Targino Gondim transformaram o repertório de cocos, rojões, sambas e frevos de Jackson em uma Toada Improvisada com releituras registradas ao vivo pelo Selo Sesc. 

Ao lado do violão 7 cordas de Gian Correa, da sanfona de Cosme Vieira e da percussão de Kabé Pinheiro, o violino de Nicolas Krassik dá início à homenagem ao grande ritmista brasileiro. As clássicas "O Canto de Ema", "Sebastiana" e "Meu Enxoval" ecoam embaladas em arranjos instrumentais, seguidas pela voz personalística de Junio Barreto nos forrós "Morena Bela" e "Tum, Tum, Tum" e no samba "Lágrima". Logo depois, o sotaque flamenco da cantora espanhola Irene Atienza mostra como o Nordeste brasileiro se encaixa em todas as sonoridades, inclusive nas canções "Bodocongó", "Forró de Surubim", "Chiclete com Banana" e "Na Base da Chinela".

Com uma relação quase hereditária com Jackson do Pandeiro, Silvério Pessoa revisita os frevos e a música da Zona da Mata nordestina, em "Um a Um", "Papel Crepom", "Cabeça Feita" e "Micróbio do Frevo". Na sequência, o toque de forró, samba e MPB de Mariana Aydar toma conta do disco com "Casaca de Couro", "Capoeira Mata Um" e "A Ordem é Samba". O laboratório de encontros musicais segue com Targino Gondim, acompanhado de guitarra, baixo e bateria, em meio às melodias de "Amor de Mentirinha", "Tem Pouca Diferença" e "O Canto de Ema". Por fim, todos se juntam em uníssono para celebrar a "Cantiga do Sapo" e "Sebastiana".

Com o time formado, as obras de Jackson do Pandeiro ganham canto, coro e som com um registro contemporâneo ao olhar do diretor artístico Alessandro Soares. "Revisitamos o vasto repertório de Jackson do Pandeiro, incluindo temas menos lembrados, com arranjos criados especialmente para o projeto. Esse disco é formado por camadas que unem texturas da música ibérica, elementos do jazz, sapateado com pisada de coco, a MPB atual e a tradição rítmica do Nordeste", afirma Alessandro.  

Considerado um dos grandes ícones da música nordestina, Jackson do Pandeiro atravessou fronteiras culturais durante os 62 anos de vida. Promoveu diálogos na MPB e influenciou artistas de diversos gêneros como Gilberto Gil, Alceu Valença, Genival Lacerda, Hermeto Pascoal, Chico Science, João Bosco, Guinga, entre muitos outros. A própria canção "Jack Soul Brasileiro", de Lenine, mostra a força poética das misturas dos forrós sambados de Jackson. Assim como a célebre composição "Sebastiana", que ganhou versões nas vozes de Gal Costa, Lucy Alves, Rastapé, Silvério Pessoa e Xuxa Meneghel. Enquanto a faixa "Um a Um" foi do coco ao pop-rock, em uma roupagem moderna dos Paralamas do Sucesso.

Ouça agora Sessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada no Sesc Digital