Quiabo: Em defesa da baba

30/10/2017

Compartilhe:

No último food show da série “Saberes Tradicionais, Sabores do Dia a Dia”, programação integrante do projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura, o chef Marcelo Corrêa Bastos compartilhou com o público do Sesc Carmo informações sobre um alimento polêmico: o quiabo.

Fazendo a linha do “8 ou 80”, com muita gente que faz cara feia para ele, o quiabo também possui uma legião de fãs, como o chef Marcelo, que diz gostar do legume desde a infância, quando a família o preparava acompanhado de carne moída, arroz, feijão e farofa. Embora tenha um sabor suave, alguns estranham sua textura devido à baba. Um preconceito a ser superado, como defendem os fãs. Na receita de Marcelo Corrêa Bastos, que você pode conferir abaixo, o quiabo vem acompanhado de camarão, coentro, tomate e castanha de caju, numa mistura de texturas e sabores. Que tal dar uma chance?

Em todas as quartas-feiras de outubro, um chef diferente trouxe reflexões sobre alimentação e ensinou o preparo de uma receita diferente. No primeiro encontro, Bel Coelho apresentou a moqueca de vegetais com banana da terra, seguida por Claudia Mattos com a receita de dadinho de tapioca com geléia de fruta nativa, Katia Lyra com seu baião de costelinha e, finalmente, a quiabada (receita abaixo) do chef Marcelo Correa Bastos.

QUIABADA

Caldo:
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa manteiga
2 xícaras de caldo de legumes
1/2 xícara de leite de coco
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de chá de páprica doce

Em uma panela, derreta a manteiga e misture a farinha de trigo. Dissolva bem e deixe engrossar.
Junte o caldo de legumes, o leite de coco, a páprica e o gengibre ralado e deixe ferver. Coe para retirar o gengibre e reserve.

Quiabada:
1 xícara de quiabo cortado (sem as pontas)
1/2 xícara de cebola roxa cortada em cubos
1/4 xícara de tomate cereja cortado ao meio
1/4 xícara de pimentão vermelho em cubos (já queimado/sem pele)
1 colher de café de alho picado
1 colher de café de talo de coentro picado
1 colher de café de pimenta de cheiro picada
5 unidades de camarão grande
Castanha de caju a gosto
Folhas de coentro a gosto
Fio de azeite
Sal e pimenta a gosto


Esquente bem uma frigideira, coloque o azeite e sele os camarões previamente temperados com sal e pimenta. Reserve.
Volte a frigideira ao fogo e coloque os quiabos, a cebola roxa e uma pitada de sal. Espere os quiabos ficarem marcados (não ficar mexendo a frigideira durante esse processo).
Acrescente o alho, a pimenta de cheiro e o talo de coentro. Espere o alho dourar e entre com o caldo que estava reservado.
Volte os camarões à mistura e espere ferver.
Prove o sal e corrija se necessário.
Para servir, transfira a quiabada para o recipiente que preferir e finalize com castanha de caju e folhas de coentro.
Dica: Servir com farinha de milho e arroz branco.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.