Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Entre Jaracatiás e Cambucis

Diante de uma plateia de aproximadamente 60 pessoas, o agricultor Douglas Bello propôs a seguinte questão: "Vocês já comeram frutas hoje? Quais foram?"

Em resposta, o público citou maçã, banana, laranja, uva, pêra, mamão...  De todas as mencionadas, poucas eram nativas, fato que levou a outra pergunta: por que não consumimos frutas brasileiras?

Das principais frutas produzidas no país, apenas três são nativas: maracujá, abacaxi e o caju (sendo 90% produzido para a exportação da castanha, em que 80% do fruto é desperdiçado). Diante dessa realidade, o Sesc Carmo convidou Claudia Mattos e Douglas Bello à conduzirem o food show “As Frutas do Brasil” – programação integrante do projeto “Experimenta! Comida, saúde e cultura”.
 

               


Além de refletir sobre os sabores que estão ameaçados de entrar em extinção, o público também foi incentivado a preparar receitas que utilizem frutas nativas em sua composição. A responsável por deixar todo mundo encantado com os aromas e sabores que se anunciavam foi a chef Claudia Mattos, que ensinou o preparo das receitas de chutney de jaracatiá, arancini de risoto de arroz vermelho com cambuci e queijo, e aquarela de doce de fruta nativa sobre dadinho de tapioca. (receitas abaixo)

Ainda neste mês, a Chef Katia Lyra, da Casa de Francisca, também virá ao Sesc Carmo para promover uma reflexão sobre culinária brasileira e ensinar o preparo de um baião de costelinha.

 

Chutney de Jaracatiá

1 kg de frutas (jaracatiá, carambola, manga, maçã, pêra)
2 colheres de sopa de ghee
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de gengibre ralado
1 unidade de pimenta dedo de moça picada
150g de uva passa
1 colher de sobremesa de sementes de mostarda
1 colher de sobremesa de massala (tempero indiano)
sal a gosto

Preparo

Picar as frutas em pequenos pedaços e reservar. Em uma panela, aquecer o ghee e dourar o gengibre, a semente de mostarda, a pimenta e as demais especiarias (massala). Juntar as frutas, as passas e o açúcar e mexer. Tampar a panela, deixar engrossar e temperar com sal. O chutney deve ter a consistência de geléia. Pode ser servido como guarnição ou acompanhando pratos salgados.

Arancini de risoto de arroz vermelho, cambuci e queijo

2 xícaras de arroz vermelho
250 g queijo artesanal (queijo canastra, queijo do salitre, queijo do serro)
1 cebola picada
2 colheres de sopa de ghee ou manteiga
4 unidades de cambuci picados 
4 xícaras (chá) de caldo de legumes natural
1 xícara (café) de cachaça orgânica
1 xícara de queijo artesanal picado
1 colher de sopa de manteiga gelada para finalizar (opcional)
Sal, pimenta moída e ervas frescas (tomilho ou ciboulette) a gosto.

Preparo

Numa panela, coloque a manteiga ou ghee com um fio de óleo e refogue a cebola. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Junte metade do cambuci . Acrescente a cachaça e refogue mais um pouco. Despeje então, uma concha grande do caldo de legumes reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar mais caldo. Repita a adição do caldo algumas vezes, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. Quando finalmente estiver quase seco e cozido, junte o restante do cambuci e  retire a panela do fogo, acrescente a manteiga gelada e o queijo. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.

Aquarela de doce de fruta nativa sobre dadinho de tapioca

Ingredientes

250g tapioca granulada
300g queijo de coalho ralado
500 ml leite quente
8 g sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)
Doce de fruta nativa para acompanhar

Preparo

Misture a tapioca e o queijo ralado e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos.
Acrescente sal e continue mexendo até a mistura começar a firmar.
Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h.
Corte em cubos e asse em forno bem quente (250ºC) até dourar.
Sirva em um prato com o doce de fruta nativa.
 

>>>> Comida para ouvir:  escute a nossa playlist inspirada no Experimenta!