Serviços: o que você encontra no Sesc São Carlos

04/02/2024

Compartilhe:

Em São Carlos desde o ano de 1956, o Serviço Social do Comércio – Sesc ocupou na cidade seu primeiro prédio – locado – na esquina das ruas Conde do Pinhal e São Joaquim, onde ficou até 1980. No início os serviços oferecidos eram: odontologia, cursos de bordado, corte e costura, artesanato, atividades para o público infanto-juvenil, torneios esportivos e recreativos, exposições diversas e shows musicais.

Em maio de 1980 o Sesc São Carlos passou a funcionar na Rua Dona Alexandrina, seu segundo endereço, que contava com ginásio, consultório odontológico e salas de ginástica e oficinas. Neste período, devido às restrições de seu prédio, o Sesc realizava muitas atividades em espaços externos como o Teatro Municipal, entre outros.

Em 3 de novembro de 1988 o Sesc recebeu do município a doação do terreno de 16.281 m² localizado na Avenida Comendador Alfredo Maffei para construção de seu prédio próprio. As obras começaram e em 18 de maio de 1996 a unidade foi inaugurada.

O atual espaço conta com áreas de convivência, teatro, ginásio de eventos, quadras polidesportivas, sala de ginástica e atividades corporais, sala de ginástica multifuncional, sala de múltiplo uso (para sessões de vídeo, oficinas, encontros etc), consultórios odontológicos, sala de leitura, biblioteca, espaço de tecnologia e artes, espaço de brincar (para crianças de 0 a 6 anos), comedoria, parque aquático com 4 piscinas recreativas, sendo uma coberta e aquecida, parque infantil.

Foto: Fabio Mauricio

Data da inauguração do prédio atual: 18/05/1996
Data de instalação em São Carlos: 06/09/1956
Área do terreno: 16.281 m
Área construída coberta: 8.580 m
Área construída descoberta: 6.022 m
Área construída total: 14.602 m


Localização: Av. Com. Alfredo Maffei, 700 – Jardim Gibertoni – São Carlos-SP. 
Telefone: (16) 3373-2333.
Dias e horários de funcionamento: Ter a sex: 13h às 21h30 | Sáb, Dom e Feriado: 9h30 às 18h.



Clique e saiba mais sobre os serviços disponíveis:


ACESSO À UNIDADE

Todas as unidades do Sesc SP estão abertas para visitas espontâneas. Isso significa que todos podem frequentar os espaços de convivência das unidades.

Alguns serviços precisam de agendamento prévio, como Centrais de Atendimento. Assim, para resolver questões ligadas à Credencial Plena, é necessário agendar um horário pelo app Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br


BILHETERIA

Informações sobre a venda e distribuição

As atividades, apresentações, shows e espetáculos com venda ou distribuição antecipada de ingressos trarão em seu descritivo no Portal Sesc SP (sescsp.org.br) e na Central de Relacionamento Digital – CRD e App Credencial, todas as informações sobre a forma de aquisição – tais como data de liberação dos ingressos, preços, classificação indicativa, limitação de ingressos por pessoa e formatos de aquisição – que pode ser online, (por meio do site acima mencionado), ou presencialmente em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Como adquirir ingressos

Para adquirir ingressos pelo Portal Sesc SP, na Central de Relacionamento Digital – CRD e App Credencial, é necessário cadastrar-se na área Meu Perfil. Após o preenchimento do formulário de cadastro, será enviada uma mensagem SMS com o link de confirmação para ativar o cadastro.

A aquisição de ingressos permanecerá disponível até duas horas antes do início da atividade. Já o agendamento de ingressos gratuitos permanecerá disponível até 05 minutos antes do início da atividade.

Ao comprar ingressos ou agendar ingressos gratuitos, o CPF do responsável pela compra ou agendamento estará vinculado à transação, restringindo a venda para as atividades em que há limitação de ingressos por pessoa.

Após a conclusão da compra ou agendamento do ingresso gratuito, o ingresso ficará disponível na área Ingressos / Meus Ingressos e deverá ser apresentado na entrada da atividade (impresso ou por meio de dispositivo móvel).

Para a compra online serão aceitos todos os cartões de crédito indicados neste site. Por segurança, os dados dos cartões nunca são armazenados, sendo preciso inserir essa informação novamente sempre que um novo pedido for realizado.

Para a compra de ingresso nas unidades do Sesc SP serão aceitos Dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito (à vista) das bandeiras Mastercard, Visa, Hipercard, Elo Crédito, Elo Débito, Maestro, Visa Electron, Aura, Cabal, além do Voucher Cultura Alelo.

Confirmação do Pagamento

O Sesc SP prima pela extrema segurança do ambiente de compra, o qual é assegurado pelas operadoras responsáveis, que realizam a transação diretamente no seu próprio site. O ambiente dispõe de todos os recursos técnicos necessários para garantir a segurança de todos os procedimentos realizados, conforme consta na nossa Política de Segurança e Privacidade.

A confirmação é exibida após consulta ao sistema da operadora de cartão de crédito. No caso de a transação ser negada pela operadora, por erro na digitação dos dados ou quaisquer outros motivos, a operação será cancelada.

Política de descontos

As categorias atendidas com desconto nas atividades do Sesc são:

  • trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e seus dependentes
  • estudante
  • ID Jovem
  • servidor da escola pública
  • aposentado
  • pessoa com 60 anos ou mais
  • pessoa com deficiência e o seu acompanhante

Ocasionalmente, legislações municipais podem beneficiar outras categorias.

Será imprescindível a apresentação do documento que comprove o direito ao desconto na entrada da atividade. Se o documento comprobatório não tiver foto, será necessário apresentar junto um documento oficial com foto.

Caso não seja comprovado o direito ao desconto, será necessário complementar o valor do ingresso, presencialmente nos pontos de venda indicados pela unidade operacional do Sesc.

Os ingressos comprados na categoria incorreta não terão devolução da diferença de valor.

Serão comprovantes aceitos para ingressos com desconto: credencial plena do Sesc válida | carteirinha de estudante, carteirinha escolar do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade | comprovante ID Jovem | carteira funcional ou holerite para servidor de escola pública | comprovante de aposentadoria | documento de identidade para pessoas com mais de 60 anos.

Direto ao arrependimento e devolução de valores

É possível desistir da compra do ingresso online e solicitar a devolução do valor para ingressos comprados pelo Portal SescSP, caso a solicitação de devolução ocorra em até 7 (sete) dias após a data da compra e 48 horas antes da realização da atividade.

Exemplo: Ingresso comprado no dia 20/01 para espetáculo do dia 31/01: a devolução será até o dia 27/01, ou seja, até 7 dias após a compra.

Para ingressos comprados pelo Portal SescSP com menos de 7 (sete) dias da data da atividade, a solicitação da devolução deverá ocorrer em até 48h antes de sua realização.

Exemplo: Ingresso comprado no dia 20/01 para espetáculo do dia 26/01: a devolução será até o dia 24/01, ou seja, 48 horas antes.

Não haverá devolução de valor para ingressos comprados pelo Portal SescSP a menos de 48 horas da realização da atividade.

Não haverá devolução de valores para ingressos adquiridos presencialmente nas unidades operacionais do Sesc São Paulo, salvo quando ocorrer o cancelamento da atividade pelo Sesc São Paulo.

O titular da compra poderá fazer o cancelamento por meio do Portal Sesc SP, acessando a área Meu Perfil > Ingressos, respeitados os prazos especificados acima.

O valor do ingresso será estornado no cartão de crédito utilizado na compra, o que poderá ocorrer na fatura seguinte ou na subsequente, de acordo com os procedimentos de cada operadora ou banco emissor e com a data de fechamento/vencimento da fatura do cartão de crédito. Não haverá devolução em dinheiro.

Em caso de cancelamento da atividade por parte do Sesc SP, os valores dos ingressos adquiridos serão devolvidos integralmente. Quando a compra destes ingressos for feita por meio do Portal SescSP, o valor será estornado do cartão de crédito utilizado na compra. Quando a compra for realizada presencialmente nas unidades operacionais do Sesc São Paulo, o valor será devolvido em dinheiro, mediante apresentação do ingresso na Central de Atendimento das unidades.

Para encaminhar dúvidas a respeito de ingressos, o canal mais adequado é o Fale Conosco.


CENTRAL DE RELACIONAMENTO

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta*13h às 21h30
Sábado, domingo e feriado*9h30 às 18h
*mediante agendamento

Você pode realizar presencialmente a emissão e renovação de credenciais; inscrições em cursos, oficinas e atividades; compra de ingressos para shows e espetáculos do Sesc, além de obter informações sobre os programas e serviços da unidade. 

Para fazer a Credencial Plena, renovar ou incluir dependentes é necessário agendar horário pelo app Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br

  • No link de agendamento será necessário inserir seu número de telefone celular;  
  • Só será permitido um agendamento por dia;  
  • Para realizar o credenciamento no Sesc, compareça no dia e horário agendado com a documentação necessária;
  • As unidades não garantem atendimento fora do dia e horário agendados;

Dica: É possível solicitar a renovação da Credencial Plena diretamente pelo app Credencial Sesc SP ou Portal Sesc SP.

 

APP CREDENCIAL SESC SP

Para utilizar a Credencial digital baixe gratuitamente o aplicativo Credencial Sesc SP, disponível nas lojas  Google Play e  App Store. Mais informações sobre a Credencial Digital, acesse sescsp.org.br/credencialdigital

Para mais informações acesse centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo telefone (16) 3373-2333 / 2335 / 2336

Foto: Paulo Arruda

MATRICULE-SE

Credencial Plena

Acesso a programas e serviços exclusivos, atendimento prioritário, descontos e muitos outros benefícios estão à disposição de todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas dos ramos de comércio de bens, serviços e turismo.

Saiba como fazer a sua Credencial Plena pela primeira vez, incluir dependentes ou renovar o período de validade clicando aqui.


 

RELACIONAMENTO COM EMPRESAS

Por meio de diversas atividades realizadas nas unidades do Sesc, ou nas empresas, o Relacionamento com Empresas é um instrumento facilitador para aproximar as ações promovidas pelo Sesc dos funcionários do comércio, serviços e turismo.

Para mais informações, entre em contato com a equipe Sesc Empresa São Carlos:
sescempresa.scarlos@sescsp.org.br


LOJA SESC

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta13h às 21h30
Sábado, domingo e feriado9h30 às 18h

 

Neste espaço você encontrará os bens culturais que o Sesc produz em livros publicados pelas Edições Sesc, CDs e DVDs lançados pelo Selo Sesc, além de produtos exclusivos.

Os catálogos completos de livros, CDs e DVDs estão disponíveis para consulta e compra na Loja do Portal Sesc.

Ingressos para espetáculos também podem ser adquiridos diretamente no guichê da Loja.

Formas de pagamento aceitas: Dinheiro e cheque (à vista), cartões Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Diners Club International (crédito e débito), Ticket Cultura e Vale-cultura Sodexo (para ingressos de espetáculos culturais e artísticos e publicações da Loja Sesc – livros, revistas , CDs e DVDs).


COMEDORIA – CAFETERIA

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta13h às 21h30
Sábado, domingo e feriado9h30 às 18h

Foto: Paulo Arruda

Foto: Paulo Arruda

Localizada na área de convivência, a cafeteria oferece bebidas quentes e frias, salgados e frutas.

Formas de pagamento: cartão de débito e crédito (à vista), voucher refeição (VR, Sodexo, Ticket Restaurante e Alelo) e dinheiro. Não aceitamos voucher alimentação e PIX.

Pagamentos com cartão ou celular são mais rápidos e seguros. Nossos equipamentos realizam pagamentos por aproximação. Entre em contato com a sua operadora de cartão para ativar a funcionalidade.

CARDÁPIO SESC SÃO CARLOS
ATENÇÃO: em dias de eventos o cardápio pode ser reduzido. Confirme os itens disponíveis ao chegar no Sesc São Carlos.


ESPAÇO DE BRINCAR

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta14h às 19h
Sábado, domingo e feriado10h às 16h30


O Espaço de Brincar, mais do que um espaço físico destinado a brincadeiras, é um Programa que desenvolve um conjunto de ações para e sobre a primeira infância, baseado na premissa de que brincar é uma experiência social, na qual as crianças criam seus próprios modos de vida. Este espaço visa acolher de forma qualificada bebês e crianças de até 6 anos e seus adultos de referência.

Importante: A presença do adulto é imprescindível para a permanência do bebê e/ou da criança no Espaço.

Foto: Paulo Arruda

BIBLIOTECA

EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO DE LIVROS

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta13h às 21h30
Sábado, domingo e feriado9h30 às 18h

As Bibliotecas do Sesc São Paulo são espaços de leitura e convivência, oferecendo ambientes favoráveis à troca de experiências literárias, culturais e educativas, com o objetivo de facilitar o acesso ao livro, incentivar as práticas de leitura e a formação de leitores.

Além de disponibilização de livros para empréstimos, consulta de jornais e revistas, as bibliotecas do Sesc SP também realizam ações programáticas como encontros com escritores, narração de histórias, leituras e bate-papos.

O acervo é composto por obras de literatura brasileira, estrangeira, juvenil, infantil, quadrinhos, poesia e artes, além de esportes, lazer, saúde, meio ambiente, história, filosofia e educação, entre outros.

Não é necessário agendamento prévio para visita ou utilização dos espaços e atividades nas bibliotecas.

REDE SESC DE BIBLIOTECAS

O acervo da Rede Sesc de Bibliotecas está disponível para consulta online no site sesc.com.br/bibliotecas.

Veja como é fácil navegar e consultar o acervo da Biblioteca do Sesc São Carlos.
Na sua próxima visita faça seu cadastro, reserve títulos, renove, tudo online.


QUADRAS E RECREAÇÃO ESPORTIVA

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta13h às 21h30
Sábado, domingo e feriado9h30 às 18h

Quadras

Espaços esportivos utilizados para recreação livre, aulas abertas e cursos. Por aqui, você encontra:

  • Um Ginásio Polidesportivo
  • Duas externas poliesportivas para prática de vôlei, basquete e futsal.
  • Uma quadra de tênis

Recreação esportiva

Recreação Esportiva Livre – os participantes se organizam de acordo com orientações do Sesc.
Recreação Esportiva Orientada – os educadores do Sesc orientam as atividades.

Atenção:
– Somente com trajes e calçados apropriados para a prática de atividades físicas e/ou esportivas;
– Para a retirada de material esportivo/recreativo, é obrigatório apresentar a Credencial Sesc atualizada;
– Na devolução do material esportivo/recreativo confira sua Credencial;
– Guarde seus pertences nos armários. Traga cadeado ou adquira nos caixas do Sesc;
– Os locais das atividades podem ser alterados dependendo das condições climáticas e necessidades de programação do Sesc.

Para mais informações, consulte a Central de relacionamento.

Consulte abaixo as tabelas de recreação de acordo com o período:


PARQUE AQUÁTICO

Piscina externa  
Terça a sexta13h às 21h30
Sábado, domingo e feriado9h30 às 18h
Piscina interna – Nado Livre
Raia específica para a prática da natação
Para maiores de 12 anos.
 
Terça e quinta13h30 às 20h15
Quarta e sexta13h30 às 19h15
Sábado, domingo e feriado9h45 às 17h45

 

Acesso somente para Credenciados Plenos (Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e MIS, com exame dermatológico válido.

Trajes de banho sugeridos:
– Sunga, sungão, bermuda de natação (apenas em material neoprene e lycra), maiô, biquíni, sunquini, burkini e macaquinho de material sintético e não transparente.

Acessórios:
-Toalhas e cangas abertas, roupão, saída de banho, chinelos, óculos, protetor solar, squeeze ou garrafa plástica para água e carrinho de bebê;
– Boias de braço ou coletes;
– Obrigatório o uso de cadeado de boa qualidade para a guarda dos pertences.

Crianças:
– Menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelo seu responsável legal, maior de 18 anos. 
– Recomendados o uso de fraldas próprias para piscinas no caso de menores de 3 anos

Não é permitido
– Consumir alimentos e bebidas no conjunto aquático e vestiários;
– Uso de bronzeador


EXAME MÉDICO DERMATOLÓGICO

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta16h45 às 20h15
Sábados 10h15 às 13h45
Domingos 13h15 às 16h45
Taxa
Credencial PlenaR$ 11,00
Credencial MisR$ 22,00
Até 16 anosGrátis

Não é necessário realizar o agendamento para exame dermatológico.

O exame dermatológico é obrigatório para o acesso às piscinas e pode ser realizado na própria unidade.
Leia atentamente e tire suas dúvidas:
No dia do exame dermatológico, é necessário:
Realizar o pagamento na loja Sesc ou totens de autoatendimento.
Os vestiários estão disponíveis para a troca de roupa. É preciso se apresentar ao médico em trajes de piscina, que permitam a avaliação da pele, incluindo virilha e axilas.
Apresentar credencial válida e tíquete de pagamento.
O exame é obrigatório para todas as idades. Pessoas de até 15 anos precisam, estar acompanhadas por qualquer um de seus pais ou responsável legal.
O exame é válido por 6 meses a contar da data em que foi realizado.
Atenção: para a pessoa que não estiver apta, será necessário realizar o tratamento prescrito e passar novamente pelo médico, sem custo, no prazo de 30 dias da data de compra do tíquete do exame médico. Desta forma, é necessário guardar este tíquete para apresentar no retorno.


CURSOS FÍSICO-ESPORTIVOS

Com educadores do Sesc

Atividades presenciais

Inscrições online e na Central de Atendimento (serviço com agendamento) mediante a disponibilidade de vagas.

Desconto de 50% no valor da mensalidade para pessoas a partir de 60 anos, nos cursos pagos que acontecem de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h.

Para crianças e jovens até 14 anos é necessária a presença do pai ou responsável.

INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO*
– 3 a 14 anos: apresentar autorização (pais ou responsáveis) dispensa a firma reconhecida (válida por 1 ano).
– 15 a 69 anos: preencher questionário PAR-Q disponibilizado pelo Sesc (válido por 1 ano).
– a partir de 70 anos: apresentar atestado médico de liberação para a prática de atividades físicas e/ou esportivas (válido por 1 ano). 
– Para cursos que acontecem na piscina, apresentar atestado dermatológico (válido por 6 meses). **

*atendimento à Lei Estadual nº16.724/18.
**Decreto Estadual nº13.166/79. 

Acesse AQUI informações sobre os Cursos disponíveis no Sesc São Carlos


MESA BRASIL

O Mesa Brasil Sesc São Paulo é um programa permanente de combate à fome e ao desperdício.

Todos os dias, recolhe alimentos que estão fora dos padrões de comercialização mas que continuam próprios para o consumo, e distribui para instituições sociais que necessitam complementar refeições servidas diariamente para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Há mais de 20 anos, o Mesa Brasil busca onde sobra e entrega onde falta. São toneladas de alimentos que, ao invés de serem descartados, chegam à mesa de quem mais precisa.

Além disso, o programa realiza ações educativas que capacitam as equipes das instituições atendidas para o melhor uso das doações. São cursos e oficinas que abordam, entre outros temas, a alimentação saudável, o preparo de refeições, aproveitamento integral dos alimentos, elaboração de cardápios e boas práticas na cozinha.

Saiba mais: Mesa Brasil Sesc São Paulo / Contato: mesa.scarlos@sescsp.org.br / Telefone: 16 3373-2305 (wathsapp)


TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Serviço exclusivo para trabalhadores no comércio e serviços credenciados no Sesc e dependentes, que enfatiza ações educativas e a importância da prevenção.

No Sesc São Carlos a clínica conta com 3 consultórios para atendimento em clínica geral e alguns serviços especializados.

Horário de Funcionamento:
Terça a sexta 7h30 às 21h30
Sábado9h30 às 17h


Além do atendimento clínico, também são oferecidas atividades educativas gratuitas a todo o público, como clubes de saúde bucal, palestras, oficinas e espetáculos. Para participar, consulte nossa programação.


Inscrições


Em 2024, as inscrições ocorrerão no segundo semestre. 


Podem se inscrever os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes, com Credencial Plena válida no estado de São Paulo. Para participar é necessário realizar inscrição prévia que acontece anualmente na Central de Relacionamento Digital e pelo aplicativo Credencial Sesc SP.

Acesse AQUI mais informações.

Foto: João Moura

PROGRAMA CURUMIM

No Curumim as crianças são estimuladas a brincar, experimentar, conviver, fazer novos amigos e aprender a partir das ações do programa. Voltado para crianças de 7 a 12 anos, visa contribuir para o desenvolvimento integral por meio de oficinas, vivências, jogos, passeios e atividades ambientais. Dessa forma, busca a formação de cidadãos solidários e capazes de transformar sua comunidade.

Para crianças de 7 a 12 anos

Com educadores em atividades infantojuvenis

Informações complementares na Central de Relacioanamento.

TURISMO SOCIAL

O Turismo Social integra a gama de programas do Sesc e apresenta roteiros que estimulam o contato com a história, a natureza e a cultura dos lugares, assim como o diálogo ético e solidário com as populações locais. 

Ressaltamos que todos os roteiros oferecidos pelo Sesc SP incluem o acompanhamento de guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, seguro de acidentes pessoais e, conforme a programação, lanche, refeições e ingressos. O transporte também é incluso nos passeios e excursões vendidos nas unidades.

A programação do Turismo Social do Sesc São Carlos pode ser acessada aqui.

Sesc Bertioga

Um dos destinos turísticos mais procurados pelos credenciados do Sesc São Paulo, o Sesc Bertioga foi inaugurado em 1948 e atende cerca de 2 mil pessoas por dia. O Centro de Férias abriga 12 conjuntos de apartamentos e 50 casas disponíveis para hospedagem, além de uma programação diversa em atividades artísticas, esportivas e recreativas que atende hóspedes e visitantes.

Consulte a tabela de preços para hospedagem e a tabela de preços para ingressos.

As inscrições para o Sesc Bertioga podem ser realizadas aqui. As vagas são distribuídas por sorteio ou através da compra direta das vagas remanescentes. Todas essas informações e mais detalhes constam no site citado acima.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.