Sesc Belenzinho apresenta a Mostra “VERSO LIVRE”.

05/03/2024

Compartilhe:

O Sesc Belenzinho apresenta a mostra “Verso Livre” entre os meses de março e abril de 2024. A programação reúne uma série de sete shows de diferentes vertentes musicais e com formatos plurais, além de dois bate-papos com os artistas participantes, que têm em comum a transversalidade com as obras de escritores e poetas, e ainda uma oficina com a cantora Bruna Lucchesi sobre o poeta curitibano Paulo Leminski.

A música e a poesia são duas formas de arte profundamente entrelaçadas, com uma longa história de interdependência e influência mútua. Embora sejam disciplinas distintas, suas conexões são evidentes desde os tempos antigos e continuam a ser celebradas até hoje.

Ambas as formas de arte compartilham um objetivo comum: a comunicação de emoções, pensamentos e experiências humanas através de um meio artístico. A poesia o faz através de palavras, enquanto a música o faz através de sons. No entanto, a música pode ser vista como uma forma de poesia em movimento, pois os sons e a melodia muitas vezes evocam emoções e imagens sem a necessidade de palavras.



Foto: Nina Bruno

Em 16 de março, o músico Helio Flanders, líder da banda Vanguart apresentou “Madeira Viva, com Musgo” show que abriu a série de apresentações musicias do “Verso Livre”. No show, Helio intercala a leitura de algumas poesias de Whitman, que traduziu, com canções ao piano, como “Semáforo” e “Tudo que não for vida”, do Vanguart, dos trabalhos solo, como “Forasteiro” e “E o peito mais aberto que o mar da Bahia”, e versões de outros artistas, como “Me acalmo danando”, de Angela Ro Ro.


José Miguel Wisnik

Foto: MarinaeZE

Em mais um show inédito dentro da mostra, o compositor, cantor, pianista e escritor José Miguel Wisnik se apresentou no dia 22, com participação de Marina Wisnik e dos músicos Swami J.r e Sérgio Reze, em formato criado pelo artista especialmente para a mostra. A apresentação contou com músicas de seu repertório criadas a partir de poemas de grandes poetas brasileiros – Gregório de Matos, Carlos Drummond, Alice Ruiz, Antonio Cicero, entre outros.


Lirinha

No dia 24, o cantor, compositor e escritor pernambucano Lirinha apresentou recital solo de poesias faladas ao vivo com elementos pré-gravados, disparados por meio de um sampler. No repertório, além de composições próprias, ele também interpreta textos de Manoel Filho, Pinto do Monteiro, João Cabral de Melo Neto, Micheliny Verunschk e Waly Salomão.


Tiganá Santana e Conceição Evaristo

No feriado da Páscoa, dias 30 e 31, é a vez de “Milagres”, de Tiganá Santana, com participação especial da escritora e poeta mineira Conceição Evaristo, que faz intervenções poéticas ao longo da apresentação. O show é uma homenagem aos 50 anos do álbum “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento. O trabalho de Milton, na ocasião do seu lançamento (1973), teve as letras de 03 canções censuradas (“Os Escravos de Jó”, “Cadê”, e “Hoje é dia de Del Rey”) pela Ditadura Militar, e até os dias de hoje, é um dos símbolos pela luta à liberdade de expressão no país.


Marina Lima

De 5 a 7 de abril, Marina Lima apresenta o show intimista “Uma Noite com Marina”. Acompanhada de sua banda, a cantora interpreta músicas celebradas de seu repertório (como “Fullgás” e “À Francesa”, ambas compostas em parceria com Antônio Cícero) e compartilha memórias de seus trabalhos, além de detalhes de seu processo criativo, com o escritor e pesquisador musical Renato Gonçalves.


Vitor Ramil

O cantor e compositor Vitor Ramil apresenta no sábado (14), às 21h, as músicas do álbum “Avenida Angélica”, trabalho inteiramente dedicado à poesia de sua conterrânea, Angélica Freitas, publicada nos livros “Rilke Shake” (2007), e “Um útero é do tamanho de um punho” (2012).


Bruna Lucchesi

Bruna Lucchesi, no dia 21/04, finaliza a série com a estreia do show “Berros e Poesia”, em que propõe uma investigação sobre o universo da poesia musicada, principalmente na obra musical de seu conterrâneo Paulo Leminski, além de composições próprias, a partir da obra de poetas como Alice Ruiz, Ledusha e Patti Smith.



Da Poesia à Canção: Como Musicar Poetas?

Com Lirinha, Bruna Lucchesi e Helio Flanders. Mediação: Isadora Almeida (podcast VFSM?)

Neste encontro em 14/03/2024, LirinhaBruna Lucchesi e Helio Flanders dialogaram com o público a respeito da criação de seus shows e canções inspirados por poetas, a exemplo de João Ubaldo Ribeiro, Paulo Leminski, Walt Whitman, entre outros. O que moveu os artistas a desenvolverem um trabalho de pesquisa com os autores escolhidos? Estas e outras perguntas serão feitas aos artistas durante o bate-papo.

Com a mediação da jornalista Isadora Almeida, do podcast Vamos Falar sobre Música?


A Canção que a Palavra Inspira: Por José Miguel Wisnik e Tiganá Santana

Com Tiganá Santana, José Miguel Wisnik e mediação de Renan Guerra (podcast VFSM?)

Em 28/03/2024, No encontro “A canção que a palavra inspira”, os cantores e compositores José Miguel Wisnik e Tiganá Santana se reuniram para debater com o público seus processos de criação poética e musical, suas inspirações literárias e compartilhar detalhes das pesquisas que fizeram para elaborar os shows apresentados no projeto.

Com mediação de Renan Guerra, do podcast “Vamos Falar sobre Música”.



Leminski Também É Música

Com Bruna Lucchesi

Na oficina em 17/04/2024 “Leminski também é música”, a cantora e compositora Bruna Lucchesi compartilha suas descobertas, hipóteses e conclusões obtidas ao longo do processo de criação e gravação do álbum “Quem Faz Amor Faz Barulho”. Um encontro para ouvir, contextualizar e analisar a obra musical do poeta e compositor curitibano Paulo Leminski.

O álbum “Quem Faz Amor Faz Barulho” foi lançado no ano passado e figurou entre os 50 melhores álbuns nacionais de 2023 elencados pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O álbum foi lançado pelo selo Pequeno Imprevisto e revela um mergulho da cantora e compositora na obra de Leminski.


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.