Dança, teatro e nova peça de Felipe Hirsch: a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo também acontece no Sesc

06/02/2024

Compartilhe:

Cena de Broken Chord [Acorde Rompido], dos artistas sul-africanos Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, espetáculo que abre a mostra no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros – Foto: Thomas Muller

Em sua 9ª edição, a MITsp Mostra Internacional de Teatro de São Paulo traz espetáculos da África, Ásia, América Latina e do Oriente Médio. A programação acontece de 1º a 10 de março de 2024, em diversos espaços da cidade e nas unidades do Sesc: Pinheiros, Vila Mariana e Consolação.

A programação conta com nove montagens internacionais, uma estreia nacional, dez espetáculos na MITbr – Plataforma Brasil e uma diversa grade de oficinas, debates e conversas ao longo dos dez dias de evento. A abertura acontece no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, com o espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido], com concepção dos artistas sul-africanos Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi.

Venda de ingressos a partir de terça, 6/2, às 17h e nas bilheterias, a partir de 7/2, às 17h. Programação completa da mostra em: mitsp.org.

Broken Chord [Acorde Rompido] (África do Sul)

Criado por Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi
1 e 2/3. Sexta e sábado, 21h. No Sesc Pinheiros.
Acessibilidade: 1/3 sessão conta com audiodescrição

Broken Chord [Acorde Rompido] (África do Sul). Foto: Thomas Muller

O espetáculo parte da história do African Choir, um grupo de jovens cantores africanos que viajou de barco para a Grã-Bretanha, o Canadá e a América entre 1891 e 1893 com a missão de arrecadar fundos para uma escola técnica em Kimberley, na África do Sul. Tecendo um drama de dimensões globais e investigando o corpo negro como um local político, o trabalho questiona a relação entre o colonizado e o colonizador e a cumplicidade de ambos na formação e na alteração de uma narrativa sulafricana do passado e do presente. 


Eu Não Sou Só Eu Em Mim – Estado de Natureza – Procedimento 01

Com Grupo Cena 11
5 a 7/3. Terça a quinta, 20h30. No Sesc Pinheiros.

Eu Não Sou Só Eu Em Mim – Estado de Natureza – Procedimento 01. Foto: Karin Serafin

“Eu Não Sou Só Eu Em Mim” propõe um contraponto anarco-coreográfico sobre o conceito de “Povo Brasileiro” na obra de Darcy Ribeiro, com o objetivo de horizontalizar hierarquias entre linguagem e comportamento. No corpo do Cena 11, dançar é um campo de conhecimento composto da articulação entre a força da gravidade e os músculos, ossos e emoções. Uma dança proposta como um ecossistema algorítmico, modulando as relações entre alteridade, identidade, comportamento, e linguagem para a transdução em dança e coreografia.

Contado pela Minha Mãe [Told By My Mother] (Líbano)

7 a 9/3. Quinta a sábado, 21h. No Sesc Vila Mariana.
Acessibilidade: sessão do 8/3 conta com audiodescrição.

Contado pela Minha Mãe [Told By My Mother] (Líbano). Foto: Christophe Raynaud de Lage

No espetáculo, o coreógrafo e dançarino libanês Ali Chahrour se ancora em dramas genuínos, íntimos e até pessoais – como o da própria tia, que vai murchando de tristeza enquanto busca pelo filho que desapareceu. A performance incorpora dificuldades e tragédias familiares vividas pelas mães: corpos, vozes e pequenas batalhas ocultas nas residências de Beirute e seus subúrbios. A abordagem musical do espetáculo faz referência às canções dessas mesmas famílias em momentos de luto e alegria. 

[ESTREIA] Agora tudo era tão velho – Fantasmagoria IV

Com Ultralíricos. Direção de Felipe Hirsch.
7 a 10/3. Quinta a sábado, 20h. Domingo, 18h. No Sesc Consolação.
* Após a MITsp, espetáculo segue em temporada até 14/4. Confira aqui.

Agora tudo era tão velho: Fantasmagoria IV. Foto: Carol Sachs

A partir de um excerto curto de sua peça Fim, os Ultralíricos reencontram o dramaturgo Rafael Spregelburd para desenvolverem um trabalho inédito, que faz sua estreia na MITsp. Com direção de Felipe Hirsch, a obra aborda o labor teatral que atravessa o tempo e resiste às pestes e às guerras. Suas imagens desvanecem como uma tempestade e, no entanto, a história prova: é a coisa mais eterna que existe. Em cena, a fantasmagoria revela um ensaio do que parece uma peça clássica feita em um lugar que já foi um teatro.

Serviço:
MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
1º a 10 de março de 2024
Ingressos a partir do dia 6 de fevereiro de 2024, pelo site www.mitsp.org

Locais:
Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República, São Paulo-SP)
Centro Cultural Olido (Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo-SP)
CCSP – Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000 – Vergueiro, São Paulo-SP)
Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos, s/n – Centro, São Paulo-SP)
Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo-SP)
Teatro Cacilda Becker (R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo-SP)
Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo-SP)
Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo-SP)
Teatro Anchieta – Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo-SP)
Teatro do Sesi-SP (Av. Paulista, 1313, São Paulo-SP)
Tendal da Lapa (R. Guaicurus, 1100 – Água Branca, São Paulo-SP)

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.