Unidades do Sesc celebram a diversidade no mês do orgulho LGBTQIAP+

06/06/2023

Compartilhe:

Diversas atividades celebram o orgulho LGBTQIAP+ nas unidades do Sesc SP em junho, trazendo mais uma vez à tona o respeito à diversidade, a representatividade e a importância da garantia de direitos para todas as pessoas, durante o ano inteiro. Acompanhe alguns dos destaques da programação neste mês do orgulho em 2023 e participe! 
 
Camarote Solidário 
Durante a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, em 11 de junho, acontece o Camarote Solidário da Agência de Notícias da Aids. De volta ao modo presencial, o camarote acontece das 12h às 18h, com transmissão online ao vivo pelo canal do Youtube do SescTV.  
 
Patrícia Palumbo e a drag Queen Dindry Buck, do Esquadrão das Drags, conversam com ativistas sobre diversidade, políticas públicas e direitos humanos. O DJ Tutu Moraes que mistura ritmos brasileiros como carimbó, frevo e maxixe com marchinhas de carnaval, passando por samba e clássicos da MPB.  

Idealizado pela jornalista Roseli Tardelli, o Camarote tem por objetivo arrecadar alimentos para as ONGs que acolhem pessoas vivendo com HIV/aids e pessoas em situação de vulnerabilidade.  
 

Corpo que Habito 
Na primeira edição do projeto Corpo que Habito, o Sesc Pompeia busca criar um espaço de diálogo, respeito e transformação social, com o intuito de dar visibilidade e representatividade a comunidade LGBTQIAP+ no âmbito esportivo e de bem-estar social. Entre as atividades está o encontro do Slam das Minas do RJ e as Travas da Sul de SP com o objetivo de compartilhar experiências individuais e coletivas entre territórios (7/06, quarta-feira, às 19h30. Saiba mais aqui). 
E também a Vivência de Ritmos com Makayla Sabino, artista multifacetada do Rio de Janeiro,  dançarina, coreógrafa, professora e influenciadora (24/06, sábado, às 14h30. Saiba mais aqui).  

A dançarina e coreógrafa Makayla Sabino. Foto: divulgação

Visita temática: Aquenda estas memórias! Histórias LGBTQIAPN+ 

O educativo da exposição “Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos” convida para uma visita mediada seguida de prática em ateliê para refletir as memórias e utopias da população LGBTQIAPN+ na sociedade. A visita questiona: quem tem direito a memória? Como se constrói a memória da população LGBTQIAPN+ brasileira? E pensa sobre processos de LGBTfobia a partir do indígena Tibira do Maranhão, Xica do Manicongo e Marielle Franco. 

8/06, quinta, das 16h às 17h30. Grátis no Sesc 24 de Maio. Saiba mais aqui.  


Passeio SP LGBT – Rolês e territorialidades LGBTQIA+ no centro de São Paulo 

O Sesc Guarulhos, em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, promove um passeio pelo centro de São Paulo para descobrir histórias escondidas sobre a comunidade LGBTQIA+ na cidade e os significados que as pessoas que ocupam esses espaços fazem deles. 
 
24/6, sábado, das 9h às 17h. Grátis no Museu da Diversidade Sexual. Saiba mais e faça a inscrição aqui.  

 
MD.A – movimentos para dançar o apocalipse 
Dança Performática que convida o público a acompanhar o caminho de superação do ser, entre labirintos, desafios e encontros extraordinários. Na performance os cinco artistas do Cosmic Dance propõem uma visita pela exposição no Sesc Avenida Paulista. 

Até 30/07, domingos, 12h. Grátis no Sesc Avenida Paulista. Saiba mais aqui

Roda de Conversa para Familiares de Pessoas LGBTQIA+ 

O coletivo Mães pela Diversidade reúne familiares de pessoas LGBTQIA+ para compartilhar medos, angústias e dores, e esclarecer dúvidas que muitas vezes são urgentes. 

13 e 20/06, terças, às 19h. Grátis no Sesc Guarulhos. Saiba mais aqui
   

Ateliê de transmutação têxtil: Corpo, roupa e gênero na perspectiva decolonial 

Ateliê de desenvolvimento de peças de roupas por meio da análise e questionamento do conceito de identidade de gênero, partindo de uma perspectiva decolonial. Com Amangelo Prateado, diretor criativo e produtor cultural que atua no campo híbrido das artes visuais, moda e sustentabilidade. 17/06, sábado, 14h30. Grátis. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no Sesc Avenida Paulista. Saiba mais aqui.  

Alfinetes Zoadores 

Articulando arte, tecnologias manuais, sustentabilidade e a cultura drag, a oficina propõe a criação de adereços e acessórios feitos de material reciclado, como retalhos, latinhas e arames. Com Mackaylla Maria, drag queen do ator e produtor cultural Vinicius Santana, mestrando em Artes Cênicas pela UNESP, graduado no mesmo curso pela UnB e integrante do coletivo de performance Cosmic Dance. 

  
De 15 a 29/6, Quintas, das 19h às 21h. Grátis no Sesc Mogi das Cruzes. Saiba mais aqui.  

Curso on-line Identidades, Experiências e Ativismos LGBTI+ no Brasil  

O curso visa introduzir questões sensíveis à comunidade LGBTI+ para um público amplo e diverso, de modo conciso e didático, propondo um primeiro momento de discussão e troca. Propõe uma introdução as questões de identidades, experiências e ativismos LGBTI+ no Brasil a partir de uma contextualização histórica atenta a questões contemporâneas. 

De 26/06 a 30/06, segunda, quarta e sexta, das 14h às 15h30. Grátis no teams. Saiba mais e se inscreva aqui.

Interior 

Sarau de variedades: Vozes da Diversidade 

Em formato de show de variedades, nomes do cenário artístico LGBTQIA+ de Ribeirão Preto apresentam números curtos que englobam diversas linguagens, como circo, música e literatura. Com Ivana Wonder e convidados.  
16/6, sexta, às 19h. Grátis no Sesc Ribeirão Preto. Saiba mais aqui

Cine Debate: Rafiki 

Debate sobre o longa Rafiki, de Wanuri Kahiu. A discussão aborda assuntos como vivências LGBTQIA+ em diferentes territórios, cinema africano queer e visibilidade lésbica. Com Thais Vieira Costa e Preta Caminhão. Mediação: Bruna Mendez 

15/6, às 19h. Grátis no Sesc Ribeirão Preto. Saiba mais aqui

Rodas de conversa: direitos da população LGBTQIAPN+ 

Com Vitor Dell Orti, advogado, professor universitário e palestrante da OAB/SP. A proposta da roda de conversa é promover a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas sobre os direitos da população LGBTQIAPN+. Será feita uma introdução aos avanços legislativos que buscam proteger e defender essa população e, em seguida, a roda estará aberta para perguntas dos participantes, com o objetivo de esclarecer dúvidas que possam surgir durante o debate. 

21/06, quarta, 19h. Grátis no Sesc Sorocaba. Saiba mais aqui.  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.