Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

É Circo com teatro? Ou é teatro com Circo?

Cena do espetáculo Foto: Divulgação" />
Cena do espetáculo "Vizinhos"
Foto: Divulgação

Influenciadas pelas artes cênicas, artes visuais, literatura, arquitetura, três apresentações compõem a programação circense do Sesc Bom Retiro em setembro. Nas produções, estão presentes o repertório textual, a construção dos cenários e escolha do que os artistas mostram em cena que mudou, trazendo nas produções atuais uma mistura consciente de linguagens e a nostalgia do Circo de lona.

Isso não quer dizer que o Circo que fez parte da infância de muita gente tenha acabado. O espetáculo Cabaré Trupe Irmãos Atada & Convidados é uma prova disso. Com humor e palhaçaria clássica, artistas acrobatas e mágicos divertem o público, mantendo a tradição circense viva.

Já em Carrilhão e Vizinhos, fica claro como o teatro e as artes visuais influenciaram parte de uma geração do Circo.

No espetáculo Carrilhão, do Grupo Nopok, um mercado é ocupado pelos personagens que se comunicam em Charla, uma forma cantada de falar, e com alegorias multiculturais misturam encenação com números circenses de Parada de Mão, Rola Rola e Monociclos Altos.

Em Vizinhos, criado pelos artistas Daniel Pedro e Maíra Campos, com direção de Lu Lopes, a conhecida Palhaça Rubra, o cotidiano de um casal é revelado pela perspectiva de uma das mais conhecidas vanguardas das artes visuais, o surrealismo. Móveis e objetos que compõem o cenário são usados de forma inusitada durante o espetáculo. Apesar do tema corriqueiro, é da relação entre os personagens com a casa onde vivem que fantásticas estripulias acontecem.

Quer saber mais sobre a história do Circo?

Atento às transformações de vertentes e escolas circenses, em 2013, o Sesc em São Paulo promoveu a primeira edição do Festival Internacional Sesc de Circo. Parte das Unidades da capital paulista e de Santo André foram ocupadas por espetáculos, encontros e conversas sobre o Circo dando acesso ao grande público para novos formatos de apresentação, e acolhendo profissionais em um ambiente de troca e discussão. Como memória dos festivais que em 2015 chegou em sua 3ª edição, uma série documental para a internet foi realizada e você pode acessar aqui.

Fotos relacionadas