Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro Internacional Educação 360 é transmitido ao vivo

Os principais desafios da educação no Brasil e a ressignificação dos espaços pedagógicos são alguns dos temas que serão discutidos ao vivo, nos dias 23 e 24 de setembro, pelo Facebook do Sesc e no site do Departamento Nacional do Sesc. Outras informações estão disponíveis nos sites do Globo, e do Jornal Extra.
 

Nos dias 23 e 24 de setembro, professores, diretores, gestores, especialistas, alunos e representantes da comunidade estarão reunidos na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, para o Encontro Internacional Educação 360, realizado pelos jornais O Globo e Extra, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc e a Prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio da Coca-Cola, TV Globo e do Canal Futura.

Com o objetivo de reunir a sociedade para discutir os rumos da educação, conhecer novas ideias, bons exemplos e iniciativas que estão dando certo, no Brasil e no mundo, propondo uma mudança da nossa sociedade pela educação, temas como competências socioemocionais, formação de professores, impacto da tecnologia e criatividade serão debatidos com base em experiências reconhecidamente bem-sucedidas e inovadoras.

Entre os convidados estão grandes pensadores da educação no mundo, como o sociólogo espanhol Manuel Castells, o sociólogo francês Michel Maffesoli, o reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, e a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, que farão parte das palestras Magnas.

Outro destaque são as mesas de debates que irão apresentar mais de 20 estudos de caso, como o Alfabetização Emocional, desenvolvido e aplicado com sucesso na Itália, e agora replicado no Vidigal, e o Coletivo Escola do Amazonas, que surgiu a partir de um grupo de pais em busca de uma educação de qualidade para seus filhos. Para debater estes e outros importantes estudos, as mesas contarão com nomes como Danilo Miranda (diretor regional do Sesc em São Paulo) além de José Pacheco, Ricardo Paes de Barros, Cesar Calegari, Eduardo Deschamps, Lea Fagundes, entre outros. As mediações dos debates serão feitas pelo colunista do Globo e presidente da JEDUCA (Associação de Jornalistas de Educação), Antonio Góis, e pelo diretor de Redação do jornal Extra, Octavio Guedes.

A programação traz os seguintes destaques:


Maria Helena Guimarães
23 de setembro – das 9h30 às 11h

Maria Helena Guimarães é professora e sociologia, é a atual secretária-executiva do Ministério da Educação. Antes, atuava como diretora da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), de São Paulo, por três anos. Ela também faz parte da comissão técnica do Todos Pela Educação, além de ser uma das sócias-fundadoras do movimento. Maria Helena foi presidente do Inep entre 1995 e 2001 e secretária estadual de Educação de São Paulo, em 2007.


Danilo Miranda, Fernando José de Almeida e Helena Bomeny
23 de setembro - das 11h20 às 13h05 - Mesa de debates Educação e Cultura

Estudo de Casos do 'Coletivo Escola do Amazonas', do 'Tempo Integral nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro' e do 'Espaço Cria / Pólen'.
 

César Callegari e Sidney Aguiar Filho
23 de setembro de 2016 - das 15h às 16h45 - Mesa de Debates Escola e Comunidade

Estudo de Casos do 'Projeto Territoriar', 'Projeto Alana / Criativos da Escola' e 'Menino 23'.


Manuel Castells
23 de setembro – das 17h às 18h30 - Universidade na Sociedade RED: Uma Perspectiva Global

A sociedade RED, o nosso tipo de sociedade, se caracteriza pelo poder e riqueza construídos a partir da capacidade de gerar informações e transformá-la em conhecimento e suas aplicações. Esta conferência irá rever os modelos existentes. E vai colocar no contexto da sociedade RED. Em particular faz referência à interação entre as universidades e as tecnologias de informação e comunicação, ambas as universidades virtuais e na sala de aula com base na minha experiência em ambas as formas de Universidade.

Sociólogo espanhol, Castells é considerado um dos pensadores mais influentes do mundo atual e um dos principais analistas da era da informação e das sociedades conectadas em rede. Autor de livros como autor de livros como “A sociedade em rede”, “O poder da comunicação” e “A galáxia da internet”, professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles, e da Universidade da Califórnia, Berkeley.


Michel Maffesoli
24 de setembro – das 9h30 às 11h - Da educação moderna a iniciação pós-moderna

É importante enfatizar a dicotomia existente entre educação e iniciação. Se trata de um pretexto para pensar de uma maneira radical no que está emergindo atualmente, ou melhor, re-emergindo. De fato, a socialização é um problema perene. Cada sociedade se pergunta a mesma questão. Como integrar essas gerações de jovens se nem eles mesmos sabem conviver juntos no dia a dia? O problema é simples: como podemos socializar sem castrar? É neste sentido que se pode entender a dicotomia entre educação e iniciação.

Maffesoli, sociólogo francês, é considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidade e uma referência da sociologia dos anos 90.


António Nóvoa
24 de setembro – das 17h às 18h30 - Uma Pedagogia com Humanidade Dentro

Em educação, não há nada pior do que as dicotomias. Como se fosse possível separar o conhecimento das pessoas, o ensino da aprendizagem, os conteúdos dos métodos ou a autoridade da autonomia. Precisamos de valorizar uma educação terceira, uma educação que junta, que une, que compreende que o conhecimento é fundamental, mas que precisa de se inscrever numa consciência dos “deveres humanos”, numa nova inteligência do mundo, numa capacidade de presença na cidade e na sociedade, num compromisso ético e político com a educação de todos, numa pedagogia com humanidade dentro.

António Sampaio da Nóvoa é reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade.
 


A programação completa está disponível no site www.educacao360.com