Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nos quatro cantos de São Paulo, participantes da Corrida Virtual compartilham amor pelo esporte

Largada da Corrida Rústica realizada no Sesc Interlagos em 04/08/2019 | Foto: Zé Barreta
Largada da Corrida Rústica realizada no Sesc Interlagos em 04/08/2019 | Foto: Zé Barreta

É domingo. O céu está cinza, gelado e úmido, alternando a trégua à força da chuva. São sete da manhã – onde você está? “Na cama”, seria a resposta de muitos. Mas, no dia quatro de agosto de 2019, este não foi o caso de mais de duas mil pessoas. Na verdade, muitas delas já estavam de pé, aquecidas e café da manhã tomado, muito antes disso. Neste dia, os portões de diversas unidades do Sesc na capital e no interior de São Paulo abriram às sete para receber os participantes da Corrida Virtual.

Corrida que se corre junto...

Esta prova nasceu em 2018, derivada de um circuito já bem tradicional – a Corrida Rústica do Sesc Interlagos. Um percurso de 6 km realizado na unidade há, pelo menos, vinte anos – e, desde 2007, parte do Circuito Sesc de Corridas –, a Rústica atrai não só o público local, da zona sul de São Paulo, mas também interessa a gente de outras cidades. Para quem corre, a distância a ser percorrida na prova é um desafio interessante - mas o cenário pode mudar quando falamos na distância até a prova. Como tornar possível a uma pessoa de Presidente Prudente, por exemplo, localizada a 568km do Sesc Interlagos, participar da Corrida Rústica? Com tecnologia, é claro!

Primeiro, a prova ganhou irmãs em outras unidades do Sesc na capital e interior. Este ano, além de Interlagos, se envolveram também as unidades Ipiranga, Araraquara, Bauru, Birigui (+ Araçatuba), Catanduva, Presidente Prudente (+ Junqueirópolis e Paraguaçu Paulista), Registro, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto. Por si só, isso caracterizaria onze provas, não é? Mas o pulo do gato da Corrida Virtual é assim: ela existe no melhor estilo “tudo ao mesmo tempo agora” e acontece simultaneamente em todos esses locais. A largada ocorre no mesmo dia e hora.

Curiosidade: se uma pessoa fosse passar por todos os pontos da Corrida Virtual 2019 a pé, levaria 249 horas para percorrer 1.198 km. Ufa!
Mapa mostra percurso entre nove unidades do Sesc São Paulo participantes da Corrida Virtual 2019Mapa do Estado de São Paulo. Fonte: Google Maps

 

Para reunir esse povo todo, há um evento anual no Facebook em que todos podem participar e, previamente, prosear e trocar ideias e dicas em texto, foto e vídeo - enfim, como quiserem. No dia da corrida, um telão é instalado no gramado do Sesc Interlagos e tudo o que os participantes compartilham publicamente sobre as suas corridas é transmitido em tempo real para que os demais possam acompanhar. 

... é alegria compartilhada

O corredor Jurandir Rosa Lourenço (50) foi apresentado à corrida no Sesc Interlagos e ali fez sua primeira prova, há doze anos. Desde então, ele mantém a prática e faz uso das redes sociais para trocar experiências com outros entusiastas. “Fazer parte de um grupo traz muito ânimo”, acredita. “Eu nunca tinha participado de uma Corrida Virtual e achei a iniciativa bacana”.

Mesmo com frio e chuva, a gente arrumou coragem porque sabia que tinha gente firme e forte no esporte em todo o estado”, conta o casal de publicitários Thiago (32) e Juliana (31), participantes do Clube da Corrida do Sesc Araraquara e praticantes do esporte há pouco mais de seis meses.

Thiago Pichinin e Giuliana Santiago Tronco / Foto:  Danilo Lima

O Rio-Pretense Herley teve a mesma impressão. Aos 54 anos, ele reúne uma série de práticas esportivas em sua trajetória - a corrida é a mais recente paixão, iniciada há dois anos. "Foi muito gratificante, apesar da dificuldade de sair da cama de manhã cedo em um domingo frio, com chuva. Foi bastante interessante participar dessa prova virtual e perceber que todos estão engajados e motivados”.

Herley Humberto Bozello / Foto: Anderson Carvalho

A corrida não tem premiação – a ideia é incentivar que todos participem e superem seus próprios desafios. E assim foi para a Izabel, do Clube de Corrida do Sesc Registro. “No trecho da subida da prova, achei que não ia dar. Foi então que vi toda a galera lá embaixo me chamando: ‘Vem, Bel! Vem, Bel!'. Nessa hora, eu perguntei para a minha amiga se era a última e ela respondeu que sim, mas não importava. Quando eu cheguei na parte final, o professor veio batendo palma. Eu olhei para trás e vi todo mundo vindo atrás de mim: ‘Vamos, Bel, você consegue, força! Termina!. Aí eu fui, com todo mundo me aplaudindo, e terminei!". Aos 54 anos, ela se juntou ao Clube no ano passado e, desde então, o esporte ganhou uma importância toda especial. “A corrida é vida! Eu nunca imaginei passar por essa superação, saindo de um quadro de depressão e ansiedade. É uma alegria que não tem preço".

Izabel Pereira / Foto: Stephany Tiveron

O Alysson (36), do Clube da Corrida do Sesc Birigui, também corre há pouco mais de um ano. Ele saiu do sedentarismo para comemorar sua primeira prova de 6km em que correu durante todo o percurso. "Eu ainda não tinha participado de nenhuma corrida virtual, mas essa é uma forma de incentivo. Poder conhecer outras pessoas em outros lugares e fazer essa amizade, ter essa conectividade, conhecer essas histórias fantásticas de superação... Isso me motiva ainda mais", conta.

Alysson Ferreira de Oliveira / Foto: Alan Rafael 

Em outro canto do estado, em Presidente Prudente, o aposentado Francisco (76) também aderiu à Corrida Virtual – ele começou a praticar o esporte há três anos e, hoje, não perde uma prova:

--

Quer se exercitar também? Consulte a programação da unidade do Sesc mais próxima de você!