Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinco dicas para organização financeira, por Gabriela Mendes, do NoFront

Gabriela Mendes | Foto: Divulgação
Gabriela Mendes | Foto: Divulgação

A NoFront realiza cursos de educação financeira que propõem ajudar o público participante a equilibrar o orçamento, amortizar efeitos da desigualdade econômica e insegurança financeira, que historicamente atingem grande parte da população.

Para minimizar as objeções que o público pode apresentar e buscando aproximá-lo das lógicas econômicas e financeiras, a NoFront privilegia a utilização da discografia dos Racionais MCs para refletir questões como consumo, ostentação e perspectivas para o futuro, visto que através das músicas, o grupo consegue abordar conceitos econômicos partindo do olhar de quem, assim como o público, vive os efeitos das transformações políticas econômicas no seu dia a dia.

Sobre o método de educação popular, a economista e fundadora do programa, Gabriela Mendes, comenta: “A ideia é que o aluno do curso, em posse das informações, saiba tomar suas próprias decisões em relação ao dinheiro, como por exemplo, escolher a melhor aplicação sem alguém dizendo o que deve ser feito”.

No dia 17/8, das 15h às 17h30, Gabriela participa do bate-papo NoFront: Qual o melhor planejamento financeiro nas minhas condições hoje?, com mediação de Thiago Vinícius, que trabalha como produtor cultural no Campo Limpo, periferia da Zona Sul de São Paulo. Serão abordados tópicos como consumismo, ferramentas de gestão financeira e investimentos, articulando elementos da cultura hip hop, com o objetivo de criar repertório junto à população negra e periférica. 

Para adiantar o assunto, pedimos a ela cinco dicas de organização financeira:

1. Realize anotações frequentes dos seus gastos e receitas. Papel, aplicativo, planilha...O melhor controle é aquele que funciona para você!

2. Se você é empreendedor(a), é fundamental realizar a separação da conta do seu negócio de suas contas pessoais. Hoje, com as contas digitais, é possível realizar essa separação sem custo de taxas bancárias.

3. Faça um levantamento completo das suas dívidas, para realizar um plano de pagamento realista. Renegociá-las de forma parcial pode ser insustentável no médio-prazo.

4. Estabeleça metas para si mesmo(a)! As metas são fundamentais para melhores escolhas econômicas. Escolha seu caminho!

5. Nada como um dia após o outro. Não desista frente às dificuldades! A disciplina necessária com dinheiro é diária, portanto seja responsável e tome para si o controle da sua vida financeira.