Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A sua promoção de saúde

Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio

A Organização Mundial da Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de uma doença ou enfermidade”. Ou seja, pensar em saúde é muito mais que prevenir ou cuidar de doenças.

Como você avalia a sua saúde?

Saúde é um importante componente para atingir os objetivos de vida. Quão importante é sua saúde para atingir seus objetivos? Você gostaria de fazer alguma mudança que promova sua saúde?

Cada um de nós é o grande especialista na sua própria saúde. Os profissionais de saúde têm os conhecimentos técnicos para dar apoio a esse processo, mas você é o grande responsável por buscar sua saúde e qualidade de vida. Esse processo não precisa ser solitário, é possível unir-se a indivíduos ou grupos que tenham objetivos parecidos, participar de ações comunitárias, buscar apoio de pessoas ou de instituições.

Promover saúde inclui capacitar-se para atuar na melhoria de sua saúde. Várias iniciativas contribuem para isso: reunir informações relevantes, reconhecer as oportunidades e desenvolver habilidades que auxiliem a adoção e facilitem a manutenção de hábitos saudáveis, advogar em prol da saúde individual e coletiva.

 

“Promoção da Saúde é o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.” - Carta de Ottawa, 1986


O que você tem feito para promover a sua saúde?

No dia-a-dia, diversas oportunidades se apresentam e elas podem melhorar a saúde. O Sesc pensa na qualidade de vida dos seus usuários e disponibiliza atividades e serviços que podem contribuir positivamente na sua rotina. Você tem aproveitado as atividades de cultura, educação, saúde e lazer? Vale lembrar que cultura, lazer e educação também promovem saúde. Além das atividades oferecidas, procure oportunidades no seu local de trabalho, na sua residência, nos serviços públicos ou privados e na comunidade. Enfim, seja você o principal agente da sua saúde e apoie amigos, colegas e familiares a fazerem o mesmo.

*Conceito A - Educação em Saúde