Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Residências da Bienal Sesc de Dança 2015

Corpos em Espaços Urbanos, da Cia. Willi Dorner. Foto: Lisa Rastl.
Corpos em Espaços Urbanos, da Cia. Willi Dorner. Foto: Lisa Rastl.

Realizada desde 1998 na cidade de Santos (SP), Bienal chega à nona edição e este ano acontece na cidade de Campinas (SP) entre os dias 17 e 27 de setembro

Voltada à recente produção, criação e pesquisa em dança contemporânea, nesta edição a Bienal contemplará intervenções, instalações, residências, espetáculos de rua e sala e espetáculos para o público infantil. O site oficial com toda a programação e conteúdos exclusivos será lançado no dia 27 de agosto.

Como parte das ações que integram a programação da Bienal, convidamos a participar das residências Multitude, com a coreógrafa uruguaia Tamara Cubas, e Corpos em Espaços Urbanos, da companhia artística Willi Dorner (Áustria) no Sesc Campinas. As residências são gratuitas e abertas ao público em geral. Confira as informações a seguir:

MULTITUDE

Estão abertas as inscrições para a residência com a coreógrafa uruguaia Tamara Cubas. Os participantes da residência integrarão o elenco que apresentará o espetáculo “Multitude” durante a Bienal Sesc de Dança.
Estabelecida no Uruguai, Tamara Cubas é coreógrafa, bailarina e artista visual. A memória da ditadura militar uruguaia (1973-1985) está presente na pesquisa artística que a artista, nascida em 1972, vem desenvolvendo – sua família teve um forte engajamento político, e a prisão, o desaparecimento e o exílio fazem parte de um doloroso repertório. Multitude foi apresentada na Cidade do México, Montevideo e Santiago do Chile.

 

Sobre o Espetáculo
Em Multitude, a cena é ocupada por uma impactante multidão (daí o título) de corpos em luta. Eles não estão ali para propor uma forma harmônica, mas para dar a ver um extenuante embate. A questão é menos lutar uns contra os outros e mais enfrentar os limites do corpo de cada um – o cansaço, o tempo, o peso. Afinal, para permanecer em pé, imóvel, é preciso vencer a gravidade. O objetivo é analisar a noção de heterogeneidade no coletivo, a possibilidade de dissenso no espaço público, a alteridade.

Residência
De 8, 9, 10, 11, 14 e 15 de setembro, das 12h30 às 18h30, no Ginásio do Sesc Campinas.
Além de disponibilidade para toda a residência, o(a) interessado(a) deverá participar do ensaio técnico no dia 16 de setembro, às 12h (Unicamp) e das apresentações nos dias 17 de setembro às 12h (Unicamp) e 18 de setembro às 18h30 (Estação Cultura).
Vagas limitadas.
Grátis.

Público-alvo
Estudantes e profissionais de teatro, dança, performance, circo, artes visuais e interessados em geral.

Inscrições
Até o dia 31 de agosto através do email:
multitudebienal@campinas.sescsp.org.br
A seleção se dará por meio de carta de intenção, com breve texto sobre o interesse em participar da atividade.

CORPOS EM ESPAÇOS URBANOS

A companhia artística Willi Dorner convida a participar da residência para intérpretes da obra “Corpos em Espaços Urbanos” (Bodies in Urban Spaces), durante a Bienal Sesc de Dança.
Nascido na Áustria em 1959, Willi Dorner estudou dança, pedagogia da dança e dança terapia na Sociedade Austríaca de Dança Terapia e foi aluno na escola do Body-Mind Centering in Developmental Movement e do estúdio de Erick Hawkins, em Nova York. Bodies in urban spaces passou por países como Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Polônia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Sérvia e Suíça.

Sobre o Espetáculo
O que fazem aquelas pessoas espremidas entre o corrimão da escada e a parede? E ali, sobre o tronco da árvore, são seres humanos? Cenas inusitadas como essas são propostas pela intervenção Bodies in urban spaces, criada pelo austríaco Willi Dorner. Ao inserir os corpos compactados dos performers em brechas oferecidas pela paisagem urbana, o coreógrafo chama a atenção dos passantes para o ambiente urbano e para as restrições ao movimento que ele impõe. O público é convidado a redescobrir seu entorno – na Bienal Sesc de Dança, a intervenção ocorrerá na Praça Rui Barbosa e no centro de Campinas.

Residência
De 19 a 23 de setembro, das 10h às 18h na Sala de Multiplo Uso 2, Sesc Campinas.
Além de disponibilidade para toda a residência, o interessado deverá participar das intervenções nos dias 24, 25 e 26 de setembro, às 12h.
Vagas limitadas.
Grátis.

Público-alvo
Estudantes e profissionais de teatro/dança e interessados em geral. Pré-requisitos: preparo corporal compatível com o perfil da intervenção.

Inscrições
Até 29 de agosto através do email:
corposbienal@campinas.sescsp.org.br
Seleção através de breve currículo com foto e/ou portifólio.
Pré-requisitos: preparo corporal compatível com o perfil da intervenção. Após a seleção de currículos, haverá também uma audição com a companhia Willi Dorner, em data a ser definida.